Aula 2. Segmentação de mercado Uma empresa raramente consegue satisfazer a todos os mercados. Sendo assim os profissionais de marketing precisam segmentar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ETAPAS PARA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO, DEFINIÇÃO DE MERCADO-ALVO E POSICIONAMENTO 1. Identificação das variáveis de segmentação e segmentação de mercado.
Advertisements

MARKETING DE SEGMENTOS
Grupo 2 Paulo Pereira Pedro Saldanha Sérgio Ribeiro Helder Silva
Segmentação de mercado
Etapas do Marketing Estratégico Moderno
Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.
Segmentação e Posicionamento de Mercado
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
Segmentação de Mercado
Profª. Josilene Ribeiro. Planejamento de Marketing O planejamento de marketing não é uma ação isolada. É um processo composto por várias etapas e que.
Comportamento do Consumidor
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
Prof. Alexandre Mendonça.  “Decisões e ações tomadas por organizações para lidar com seus públicos de interesse para atingir seus objetivos organizacionais”
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Modelo de comportamento do consumidor O comportamento do comprador pode ser visto como um processo de estímulo e resposta.
FÂMELA CRISTINA DA SILVA JEAN CARLOS WESOLOSKI RODRIGUES JÉSSICA MARCHETTO LÉO FELIPE TOBALDINI FROHLICH TALITA MAXIMINA CONTE.
Variáveis Quantitativas Qualitativas Aula 5. 2 TRADE MARKETING E O PONTO DE VENDA - Vantagens do Canal para a Indústria. - Vantagem do Trade Marketing.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
(81) Proftarcisio silva Interface cursos formação de corretores de imóveis/PE MARKETING IMOBILIÁRIO PROF. TARCISIO SILVA
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Administração de Marketing
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Administração de Serviços mestre Ana Paula Cossmann
Dra Lainesse Samussone
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
E POSICIONAMENTO DE PRODUTO Acadêmicos: Bruno Henrique Daniela Santos
MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS
Administração Estratégica
Prof. José Paulo Hernandes
PLANO DE NEGÓCIOS 1. ANÁLISE DE MERCADO.
Economia Aula 09 a
Voltando à função do Marketing
Estratégia Mercadológica
Estratégia Mercadológica
Parceiros Chave Atividades Chave Recursos Chave
CONTEÚDO P2 SUMÁRIO EXECUTIVO
UNIDADE II MARKETING DE SERVIÇOS.
Administração de Serviços mestranda Ana Paula Cossmann
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Roteiro de Planejamento Estratégico
FUNDAMENTOS DE MARKETING
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
Disciplina: Administração do Relacionamento com o Cliente (ARC)
Exemplo de Curva de Demanda
ORIENTAÇÕES EMPRESARIAIS PROCESSO E ATIVIDADES DE
Título Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso Acadêmico:
Administração de Marketing
Douglas Pereira da Silva
Ferramentas de comunicação
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
Planejamento de vendas
MBA em Gestão de Projetos
Princípios de marketing
FUNDAMENTOS DE MARKETING
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS
Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global
Planejamento Estratégico para Exportação
Administração de Marketing
PLANEJAMENTO E PREVISÕES DE VENDAS
Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 02.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Análise de Demandas Regionais
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Prof. Dr. Guilherme de Farias Shiraishi
Mercados consumidores e comportamento de compra do consumidor
Transcrição da apresentação:

Aula 2

Segmentação de mercado

Uma empresa raramente consegue satisfazer a todos os mercados. Sendo assim os profissionais de marketing precisam segmentar o mercado, criando os mercados-alvo. Uma empresa raramente consegue satisfazer a todos os mercados. Sendo assim os profissionais de marketing precisam segmentar o mercado, criando os mercados-alvo.

Para os economistas, um mercado consiste de um conjunto de compradores e vendedores que negociam determinado produto ou classe de produto (por exemplo, o mercado habitacional ou o mercado de grãos) Para os economistas, um mercado consiste de um conjunto de compradores e vendedores que negociam determinado produto ou classe de produto (por exemplo, o mercado habitacional ou o mercado de grãos) Um mercado consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo. Um mercado consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo. Mercado

Quem é o cliente?Quem é o cliente? O que ele quer?O que ele quer? Porque ele quer?Porque ele quer? Segmentação de mercado

Demográfica Idade, Gênero,Tamanho da Família, Raça, Renda, Ocupação... Estilo de Vida e Personalidade Psicográfica Geográfica Região, Cidade, Tamanho, Densidade, Clima... Segmentação de mercados consumidores Comportamental Benefício Ocasiões, Taxa de Uso, ou Atitudes Funcionalidade, economia, benefícios.

Segmentação de mercados organizacionais Variáveis Demográficas Variáveis Demográficas 1.Setor industrial: Que setores industriais devem ser focalizados? 2.Tamanho da empresa: Qual o tamanho das empresas que devemos focalizar? 3.Localização: A que áreas geográficas devemos atender? Variáveis Operacionais Variáveis Operacionais 4.Tecnologia: Que tecnologias de clientes devemos focalizar? 5.Status de usuário/não usuário: Devemos atender a grandes, médios, pequenos? 6.Capacidade do cliente: Devemos atender aos clientes que precisam de muitos ou poucos serviços?

Segmentação de mercados organizacionais Variáveis de Compra Variáveis de Compra 7. Organização da função compra na empresa: Devemos atender às empresas com departamentos de compras altamente centralizados ou descentralizados? 8.Estrutura de poder: Devemos atender às empresas orientadas para engenharia, finanças etc.? 9.Natureza dos relacionamentos existentes: Devemos atender às empresas com as quais temos forte relacionamento ou, simplesmente, procurar aquelas mais desejáveis? 10.Política geral de compra: Devemos atender às empresas que preferem fazer leasing? Contratos de serviços? Compra de sistemas? Propostas fechadas? 11.Critérios de compra: Devemos atender às empresas que estão procurando qualidade, serviços ou preço?

Segmentação de mercados organizacionais Fatores Situacionais Fatores Situacionais 12.Urgência: Devemos atender as empresas que precisam de entregas ou serviços rápidos e repentinos? 13.Aplicação específica: Devemos focar certas aplicações de nosso produto, em vez de todas? 14.Tamanho do pedido: Devemos focar grandes ou pequenos pedidos? Características Pessoais Características Pessoais 15.Similaridade entre comprador-vendedor: Devemos atender às empresas cujo pessoal e valores sejam similares aos nossos? 16.Atitudes em relação ao risco: Devemos atender aos clientes que assumem ou evitam riscos? 17.Lealdade: Devemos atender as empresas que mostram alta lealdade a seus fornecedores?

REQUISITOS PARA SEGMENTAÇÃO EFICAZ Para serem úteis, os segmentos de mercado devem ser:  Mensuráveis: O tamanho, poder de compra e características dos segmentos podem ser mensurados.  Substanciais: Os segmentos devem ser grandes e rentáveis o suficiente para serem atendidos. Um segmento deve ser o mais homogêneo possível para justificar a adoção de um programa de marketing sob medida.  Acessíveis: Os segmentos podem ser eficazmente atingidos e atendidos.  Diferenciais: Os segmentos devem ser conceitualmente distinguíveis e respondem diferentemente a diferentes elementos do composto de marketing e a programas de marketing.  Acionáveis: Programas eficazes precisam ser formulados para atrair e atender aos segmentos.

Do marketing de massa ao 1to1

Todo material das aulas estará disponível no site: Encontre seu material de estudo: Profª Bruna Rossetti Candido UNIP ALPHAVILLE ADMINISTRAÇÃO ARC 1º SEM