Introdução ao sistema de injeção PROFESSOR: ANDRÉ OLIVIERI DE ALBUQUERQUE.

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Transcrição da apresentação:

Introdução ao sistema de injeção PROFESSOR: ANDRÉ OLIVIERI DE ALBUQUERQUE

Tópicos da aula Histórico e explicações gerais Classificação: Unidade de comando Número de injetores Forma de abertura das válvulas injetoras Modo de leitura da massa de ar admitidoModo de leitura da massa de ar admitido Modo de controle da mistura ar/combustívelModo de controle da mistura ar/combustível Sistema de igniçãoSistema de ignição Por fabricantePor fabricante Família do sistema de injeçãoFamília do sistema de injeção

Histórico O sistema de injeção eletrônica de combustível surgiu no Brasil no final da década de 80, mais precisamente em 1989 com o Gol GTi da Volkswagen do Brasil SA. Logo em seguida vieram outros modelos de outras marcas como o Monza Classic 500 EF, o Kadett GSi, o Uno 1.6R MPI entre outros.

O que é? O sistema baseia-se num microprocessador que faz todo o gerenciamento do motor, controlando o seu funcionamento de forma mais adequada possível. Este sistema veio substituir os convencionais sistemas de alimentação por carburador e ignição eletrônica transistorizada. Isso significa que o mesmo cuida de todo o processo térmico do motor, como a preparação da mistura ar/combustível, a sua queima e a exaustão dos gases.

Fluxograma OU

Melhorias Melhor atomização do combustível; Maior controle da mistura ar/combustível, mantendo-a sempre dentro dos limites; Redução dos gases poluentes, como o CO, HC e NOx; Maior controle da marcha lenta; Maior economia de combustível; Maior rendimento térmico do motor; Redução do efeito "retorno de chama" no coletor de admissão; Facilidade de partida a frio ou quente; Melhor dirigibilidade.

Classificação dos sistemas de injeção

Unidade de comando Analógica: Somente em sistemas Le Jetronic ( Gol GTI, Monza EFI, Kadett GSI e Santana Executive) Algumas limitações do sistema: Não corrige a Mistura (Ar/Combustível) Não possui sonda lambda (sensor de oxigênio). Não Controla a Ignição: somente gerencia o tempo de injeção.

Unidade de comando Não possui Luz de Anomalia Não possui Memória Adaptativa: não dispõem memória. Não possui Código de Defeitos: não possui memória nem diagnóstico O sistema digital por sua vez venho para sanar todos estes problemas, sendo largamente utilizado nos dias atuais.

Número de injetores -Monoponto (uma válvula injetora para todos os cilindros): Quase toda família Le Jetronic anterior, Palio V (ME-7) e Mono Motronic e Motronic da Bosch (estas duas famílias englobam praticamente todos veículos nacionais de 1992 até 1997) Observação: O sistema Motronic já controla a ignição também.

Número de injetores

- Multiponto (uma válvula injetora para cada cilindro): Utilizada em todos veículos atuais.

Forma de abertura das válvulas injetoras Intermitente ou simultâneo (monoponto) Semi-seqüencial ou banco a banco (multiponto, primeiros MPFI). Seqüencial (atual) Estes sistemas serão estudados com maior detalhamento nas aulas de sensor de fases.

Modo de leitura da massa de ar admitido Ângulo (borboleta) x rotação; Speed density ou velocidade e densidade (do ar); Vazão ou fluxo de ar (massa por tempo); Leitura direta da massa de ar (sensor da massa de ar, melhor e mais caro).

Modo de controle da mistura ar/combustível Circuito malha aberta: Os sensores se comunicam apenas com o módulo, o qual toma uma decisão e a envia para os atuadores. Circuito malha fechada: Os sensores possuem comunicação via rede com os atuadores cabendo ao módulo gerenciar.

Sistema de ignição Dinâmica: Com distribuidor (desde o sistema platinado) Estática: Transformadores (sem partes móveis = mais eficiente)

Por fabricante Bosch; Magneti Marelli; FIC; Delphi; Helia; Siemens

Família do sistema de injeção Bosch Motronic; Bosch Le Jetronic; Bosch Monomotronic; Magneti Marelli IAW; Magneti Marelli 1AVB; Delphi Multec; FIC EEC-IV; FIC EEC-V;

Exemplo de classificação GM Corsa 1.6 MPFI - Unidade digital; - Multiponto; - Banco a banco; - Speed density; - Malha fechada; - Ignição estática mapeada; - Delphi; - Multec B22

Exercícios 1)Cite quais são as principais limitações de uma injeção com unidade de comando analógica. Qual sistema monoponto não possui uma dessas limitações? 2)Por quais motivos o módulo deve ter precisão na leitura da massa de ar admitido? 3)Busque em manuais e apostilas a classificação do sistema de injeção dos seguintes veículos: Uno 1.6 R MPI, Golf GTI 1993, Mégane , ALFA Twin Spark 2000.