Quer tirar nota 1000 na redação do Enem? Entenda os 5 critérios de avaliação usados pela banca Aula de Redação: Critérios do ENEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
Advertisements


AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
Produção Textual Profª.: Maria Anna
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
As 5 competências da Redação no ENEM
Texto Dissertativo Argumentativo
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO – ENSINO MÉDIO.
“HPV e Câncer – e Eu com isso?” Concurso de Redação Hospital do Câncer de Barretos Grade de Correção.
Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA.
REDAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL. I-DEVEMOS SABER QUE 1-O QUE É UMA DISSERTAÇÃO ? Dissertar é argumentar, é defender um ponto de vista a partir do tema proposto.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins O Texto Dissertativo- argumentativo para o ENEM.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins As competências avaliadas na Redação  CEEBJA de.
REDAÇÃO DISSERTATIVA- ARGUMENTATIVA ENEM X UFRGS.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins A disssertação argumentativa - ENEM 2016  CEEBJA.
“Antes de escrever, portanto, aprendei a pensar”. Nicolas Boileau “A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão”.
TEXTO ARGUMENTATIVO.
Unidade 3 Produção de textos no meio acadêmico e profissional
Educação Híbrida na Escola.
Texto Dissertativo Argumentativo
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
Produção textual - Enem
Grupo: Vinicius, Pedro N. , Pedro H. e Eduardo
Programa de Língua Portuguesa/ Questões Textuais
Leitura e Documentação
Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS.
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
Apresentação de um Tema - Orientações
AULA 4 DE REDAÇÃO.
COLÉGIO ESTADUAL MANOEL FRANCISCO DE CAIRES- ( REDAÇÃO)
Elaboração do Plano de Trabalho Docente
Como apresentar um trabalho
Atender aos requisitos do texto
ARTIGO DE OPINIÃO Espaço de compartilhamento de ideias e discussão democrática de aspectos da realidade social (acontecimentos, comportamentos, propostas),
PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM Profa. Íris Cristine Odízio
Organização Programática 2º Ciclo
TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Como fazer uma citação
ENEM REVISÃO.
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
Língua Portuguesa Aula 1 Prof. Fábio Simas.
REDAÇÃO Mais um tipo de texto.
Formulação do problema quantitativo
Escrita e interação KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Escrita e Apresent ação REDAÇÃO. Você chegou à última etapa do Ensino Fundamental. Até aqui, tanto no espaço escolar como fora dele, você recebeu e produziu.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO: COMO ELABORAR UM TEXTO EFICIENTE
Técnicas de Redação Aula de redação..
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Redação.
Redação Enem.
Aspectos de coesão textual
REDAÇÃO – AULA 1 Enem 2017.
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Como proceder? Encontro 1
TEXTOS MOTIVADORES 2ª Dissertação/ENEM. Texto I Você é violento de nascença ou foi doutrinado nas redes sociais? Gritou com os garis e a doméstica empregada.
ENEM 2018 EM DADOS Prof. Renato Dering.
AULA SHOW DE REDAÇÃO Profa. Dra. Keyle Monteiro – (98) AMANHÃ, DIA 4/5, SÁBADO NA AÇÃO SOCIAL EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PELA PASSAGEM DOS 15 ANOS.
Produção Textual Profª.: Maria Anna
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
NORMATIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA A AP1
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Transcrição da apresentação:

Quer tirar nota 1000 na redação do Enem? Entenda os 5 critérios de avaliação usados pela banca Aula de Redação: Critérios do ENEM o-enem-vestibular/tag/redacao-2/

NOTA MÁXIMA: No Enem 2014, apenas 250 pessoas tiraram nota máxima na redação. Sabe qual a porcentagem que esse número representa do total de participantes? Apenas 0,004% (mais de 6,1 milhões de candidatos fizeram a prova). Para o Inep, instituto responsável pela aplicação do exame, esses foram os estudantes que cumpriram todas as competências exigidas pela prova. Por isso, é importante conhecer os critérios de avaliação usados pelos corretores para saber como produzir um texto digno de nota 1000.

Conheça as 5 competências exigidas pela banca: 1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; 2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; 3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação; e 5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa CRITÉRIO I: AVALIAÇÃO GRAMATICAL DA ESCRITA

Esse é o requisito fundamental para tirar uma boa nota. Para atender a essa exigência, você precisa ter consciência da diferença entre a modalidade escrita e a oral, bem como entre registro formal e informal. Não é porque na oralidade falamos “pra” que devemos escrever assim no texto. Evite contrações (pra, pro, numa…) e prefira escrever a palavra toda (para, para o, em uma…), fuja das gírias e de repetições. Além disso, na redação do seu texto, você deve procurar ser claro, objetivo e direto, empregar um vocabulário mais variado e preciso, diferente do que utiliza quando fala, e seguir as regras estabelecidas pela modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa O texto dissertativo-argumentativo escrito exige que alguns requisitos básicos sejam atendidos corretamente: Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Pontuação; Flexão de nomes e verbos; Colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos); ƒGrafia das palavras (inclusive acentuação gráfica e emprego de letras maiúsculas e minúsculas); e Divisão silábica na mudança de linha (translineação).

CRITÉRIO II: AVALIAÇÃO TEMÁTICA – inclusão de fatos de diversas áreas de conhecimento 2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa

CRITÉRIO II: AVALIAÇÃO TEMÁTICA Expor uma opinião não é argumentar sobre essa opinião. O Enem não quer que o texto do participante tenha caráter apenas expositivo, porque isso não é fazer uma dissertação-argumentativa. É preciso apresentar um texto que expõe um aspecto relacionado ao tema, defendendo uma posição, uma tese. Evite ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores, porque foram apresentados apenas para despertar uma reflexão sobre o tema e não para limitar sua criatividade. Utilizar informações de várias fontes (livros, filmes, exposições) demonstra que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo. Avaliar o tema sob o prisma de diversas áreas de conhecimento. Mas, atenção! Mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do seu foco. Fuga do tema é um dos principais problemas identificados nas redações que levam nota zero.

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista CRITÉRIO III: AVALIAÇÃO ARGUMENTATIVA

O terceiro aspecto a ser avaliado no seu texto é a forma como você seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista defendido como tese. O seu texto precisa apresentar, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida por você em relação à temática exigida pela proposta de redação. Esta competência trata da inteligibilidade do texto, ou seja, da sua coerência. Coerência tem a ver com o encadeamento das ideias. Cada parágrafo precisa apresentar informações novas, mas coerentes com o que já foi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos. É um desafio e tanto!

CRITÉRIO IV: AVALIAÇÃO COESIVA 4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação

CRITÉRIO IV: AVALIAÇÃO COESIVA Nessa competência são avaliadas a estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta a sequenciação coerente do texto e a interdependência entre as ideias (está ligada à competência 3, também). Esse encadeamento pode ser expresso por conjunções, por determinadas palavras, ou pode ser inferido a partir da articulação dessas ideias. Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto, porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. É importante frisar: cada parágrafo deve ser composto de um ou mais períodos também articulados e cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.

5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos CRITÉRIO V: AVALIAÇÃO DA PRÓ-ATIVIDADE

CRITÉRIO V: AVALIAÇÃO DA PRÓ-ATIVIDADE O quinto e último aspecto a ser avaliado no seu texto é a apresentação de uma proposta de intervenção para o problema abordado. Por isso, a sua redação, além de apresentar uma tese sobre o tema, apoiada em argumentos consistentes, deve oferecer uma proposta de intervenção na vida social, ou seja, uma “solução” para o problema. Essa proposta deve considerar os pontos abordados na argumentação e deve se relacionar diretamente com a tese desenvolvida no texto e ter coerência com os argumentos utilizados, já que expressa a sua visão, como autor, das possíveis soluções para a questão discutida. A proposta de intervenção precisa ser detalhada para permitir que o leitor julgue a sua “exequibilidade” (a capacidade de ser posta em prática). Por isso, é bom detalhar quais meios são importantes para realizá-la. A proposta deve, ainda, refletir os conhecimentos de mundo de quem a redige, e a coerência da argumentação será um dos aspectos decisivos no processo de avaliação. É necessário que ela respeite os direitos humanos: que não rompa com valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.

Quer tirar nota 1000 na redação do Enem? Entenda os 5 critérios de avaliação usados pela banca As informações desse texto foram retiradas do Guia do Participante do Enem, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). Vale a pena dar uma conferida para ler todas as dicas e os exemplos de avaliação feitos pelos corretores oficiais do exame. Guia do Participante do Enem vestibular/tag/redacao-2/