Políticas Públicas e Inclusão Digital Mariluci Braga NOVOS PARADIGMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
Advertisements

Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Plataforma Tecnológica de Comunicação intuitiva e Inteligente Informações em Tempo Real em qualquer Lugar !
FORMAS DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO BRASIL. O PAPEL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA, CIDADANIA E JUSTIÇA NO MUNDO GLOBALIZADO: UM ESTUDO VOLTADO AOS.
1 EducatuX – O projeto. O projeto EducatuX é um moderno método educacional que foi concebido com finalidade de promover uma integração pedagógica entre.
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
ESCOLA DE INCLUSÃO SOCIODIGITAL Palestrante: Carlos Henrique Machado Pinto.
Darlene Almada – Faced Orientador: Nelson Pretto – Faced Feito por Darlene Almada. Apresentação de monografia 2007, mas pode copiar!
Evolução das Mídias Sociais. Redes Sociais X Mídias Sociais Facebook, Orkut, Google +, Myspace, entre outros = Redes Sociais ou como em 2005, “ Sites.
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
Professora Joyce Munarski Pernigotti Sociedade do Conhecimento num mundo sem Fronteiras.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
Márcia Figueiredo INFOERA. Introdução Infoera : "info: informação", "era": época, tempo. A infoera, a era da informação e do conhecimento, está crescentemente.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas –Modalidade Licenciatura CDMI – Comunicação Mediada Por.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
Ser um designer instrucional na era da tecnologia móvel: desafios para o professor do século XXI I SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL DO IFPI - CAMPUS TERESINA.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
Salas de situação no contexto da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS)
II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO - SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ERA DA INFORMAÇÃO
PAINEL TELEBRASIL DESAFIOS DO SETOR
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
Plano Tecnológico.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Projecto E-learningUP|
Tecnologia Educacional: EAD e Informática Aplicada ao Ensino 2009
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – Comunicação Mediada.
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Documentos e Propostas legais
Ciência & Engenharia da Computação
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Química III.  ALFABETIZAÇÃO DIGITAL.  HABILIDADES DIGITAIS.  ARTE DIGITAL.
Evento Rio +20 Banda larga e TICS para sociedades inteligentes, inclusivas e sustentáveis 10 slides – 20 minutos Rio de Janeiro, 19 de junho de 2012 Este.
UX para LX: a emergência de um design para a experiência do estudante
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
Informática e Sociedade
Informática e Sociedade
“Idosos de todo o mundo, uni-vos pela rede!”
Maicon Ferreira de Souza José Luis Bizelli
DISCENTE: KAROLINE BRITO
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
Referencial de Competências-Chave
A transformação do trabalho e do mercado de trabalho
BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Disciplina de TIC 1º Ano Curso Técnico de apoio PSICOsSOCIAL (Ap)
Aprendizagem e Avaliação na Sociedade Digital
Juliana Roberta Morcelli Landgraf
O Futuro do Setor – Operadores do Futuro
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
Evolução da internet. A história da internet inicia no tempo da Guerra Fria ( ) onde estava dois países envolvidos numa disputa de hegemonia mundial.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Transcrição da apresentação:

Políticas Públicas e Inclusão Digital Mariluci Braga NOVOS PARADIGMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS

Introdução  A sociedade que emergiu recebeu diferentes denominações, ressaltando aqui a sociedade em rede (Castells, 2000), e sociedade da informação (Mattelart, 2002).CastellsMattelart  onde sociedade e tecnologia são interdependentes  contingente enorme de indivíduos excluídos digitalmente  é fundamental que os princípios e metas de inclusão. (SocInfo, 2000).

Paradigmas  Os paradigmas sempre influenciaram as sociedades em todos os seus setores. E a cada evolução da sociedade os paradigmas que irão fundamentar ou sustentar o novo cenário.  Portanto o paradigma da informação destaca critérios, que podem ser vistos como: facilidade de acesso, velocidade e qualidade das redes, disponibilidades de serviços, confiabilidade dos sistemas e custos. Critérios estes que vão influenciar diretamente no processo de inclusão digital.

 O paradigma da complexidade, que pelo seu caráter universal e multidisciplinar, propõe uma visão crítica, reflexiva e transformadora (Behrens, 2007).  Portanto a proposta do paradigma da complexidade é a formação do indivíduo como um todo, não em partes, um individuo emancipado, socialmente incluído, com competência informacional, que desenvolva continuamente o aprender a aprender. Paradigma da Complexidade x Inclusão Digital

Continuação  Inclusão digital não representa disponibilização de computadores ou acesso a rede, vai além destas perspectivas.

% em Domicilios

ESTIMULA PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO Cultural Econômico Social Tecnológico Politico A inclusão digital democratiza o acesso a informação e transforma o dia a dia das pessoas 7 PERMITE E IMPULSIONA Acesso a informação Democratização dos conteúdos Democratização dos processos sites de relacionamentosites de relacionamentosites de relacionamentosites de relacionamento enciclopedia virtualenciclopedia virtualenciclopedia virtualenciclopedia virtual saúde ler jornais e revistasler jornais e revistasler jornais e revistasler jornais e revistas filmes e videosfilmes e videosfilmes e videosfilmes e videos enviar msgs instantaneasenviar msgs instantaneasenviar msgs instantaneasenviar msgs instantaneas buscar empregobuscar empregobuscar empregobuscar emprego dicionários gratuitosdicionários gratuitosdicionários gratuitosdicionários gratuitos conversar por vozconversar por vozconversar por vozconversar por voz ouvir radio Enviar e receber sEnviar e receber sEnviar e receber sEnviar e receber s Atividades desenvolvidas na internet Fonte: Pesquisa CETIC, domicílios e usuários 2011; % sobre total usuários

2016E 144, , ,9 126, , , , % 2016E A forte evolução do mercado de Banda Larga no Brasil tem acelerado a penetração sobre domicílios e inclusão digital das famílias Assinantes Banda Larga Milhões Penetração %2016E 56, ,9 28, , ,9 BL Móvel / população BL Fixa / Domicilio Fonte: ANATEL, IPC, Frost & Sullivan,. 8 BL Móvel Acessos 3G (via celular) Banda Larga Fixa Banda Larga Móvel

Referências  TEIXEIRA, Adriano Canabarro. A indissociabilidade entre Inclusão Digital e Software Livre na Sociedade Contemporânea: a experiência do Mutirão pela Inclusão Digital. Pôster in: VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2005b, Leiria, Portugal. Anais do SIIE acesso  CASTELLS, M. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v.1)

LUCAS, Clarinda Rodrigues. Tecnologia da Informação e exclusão digital. Transinformação, V.14 Nº 2 p jul/dez acesso: BEHRENS, MARILDA APARECIDA. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p , set./dez BEHRENS, MARILDA APARECIDA. Projetos de Aprendizagem colaborativa num Paradigma emergente. In Novas Tecnologias e mediação Pedagógica. Moran et. al. Editora Papirus, SP, MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da Informação no Brasil (SocInfo)-Livro Verde, Brasília Cecconi Carlinhos. A web semântica e nossos hábitos de navegação: in Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil : TIC Domicílios e TIC Empresas São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, pdf acesso: pdf