POUCAS COISAS NA VIDA SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE A SAÚDE. (NAHAS, 2001) E POUCAS COISAS SÃO TÃO ESSENCIAIS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR COMO O EXERCÍCIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
Advertisements

Sistema Circulatório Centro Educacional Prof. Samuel Prof. Christopher A. S. Souza
Atividade física e Obesidade. A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde.
AtividadeFísica Educação para um estilo de vida ativo Colégio Albert Sabin Educação Física ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.
Sistema Cardiovascular !. O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes,
EDUCAÇÃO FÍSICA 2º Ciclo Área dos Conhecimentos 2016/2017.
RESISTÊNCIA MUSCULAR POR ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA BRAZ METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO.
O sistema circulatório do corpo humano Jogar Professora Ana Claudia Wolff Ciências 5ºano.
CONCEITO A pressão arterial é consequência da força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo. SANGUE EXPULSO.
O que são doenças não transmissíveis?
Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais
Área dos conhecimentos 2º período 7º ano
Sistema Muscular.
Sistema circulatório.
Sistema Cardiovascular
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
TENHO HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES.
Saúde e Temperança APO - 01
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
O que é a Educação Física?
Conteúdo Pág. 94 à 103. Conteúdo Pág. 94 à 103.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
- Coração -Vasos Sanguíneos - Circulação do Sangue
Módulo Actividade Física Contextos e Saúde I
Ginástica Aeróbica – a aula
Dinâmica de populações
NUTRIÇÃO HUMANA Página 99.
SISTEMA CIRCULATÓRIO Página 122.
ROTINA DO CLIENTE Avaliação Prescrição individualizada
Ginástica Natural.
Treinamento Aeróbico (HA) Treinamento de Força (HF)
Sistema Muscular.
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
O sistema circulatório Profa. Conceição Leal Fonte: Slide Share
COMO MONTAR UM PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
Corridas Rasas.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Tecidos epitelial, muscular e nervoso - Exemplos e características
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
Respiração celular.
FREQUÊNCIA CARDÍACA.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Características gerais dos seres vivos
Entendendo a Pressão Alta.
A biologia apresenta Anatomia e Fisiologia Humana Parte III.
ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Entendendo a Pressão Alta.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
O que você deve saber sobre : ALONGAMENTO MUSCULAR. Educação Física
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Características Gerais Dos Seres Vivos.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
Diabetes Mellitus Juliana Della Rovere Seabra Enfermeira - STS
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
Por que fazer educação física?
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
Entendendo a Pressão Alta.
RESISTÊNCIA MUSCULAR E FORÇA NO ENVELHECIMENTO
APRESENTA Entendendo a pressão alta.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
Metodologia Científica e Tecnológica
SISTEMA CARDIOVASCULAR
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
Professora: Luciana Ramalho 2019
Transcrição da apresentação:

POUCAS COISAS NA VIDA SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE A SAÚDE. (NAHAS, 2001) E POUCAS COISAS SÃO TÃO ESSENCIAIS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR COMO O EXERCÍCIO FÍSICO.

A ATIVIDADE FÍSICA E O EXERCÍCIO FÍSICO APRESENTAM MÚLTIPLAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE, NAS ESTRUTURAS E NA FUNÇÕES CORPORAIS. METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO

Um indivíduo que esteja se exercitando, por exemplo “jogging” e este esteja tentando desenvolver ou obter uma adequação cardior-respiratória, estará indiretamente aprimorando as funções corporais como um todo. ESTA ATIVIDADE TAMBÉM EXERCE EFEITO SOBRE O SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO DOS MEMBROS INFERIORES E DO TRONCO, DESENVOLVENDO ALGUMA FORÇA E RESISTÊNCIA MUSCULAR, COM UMA POSSÍVEL REDUÇÃO DA FLEXIBILIDADE. A COMPOSIÇÃO CORPORAL TAMBÉM SERÁ AFETADA, REDUZINDO A GORDURA CORPORAL E MANTENDO OU ATÉ AUMENTANDO A MASSA MAGRA.

RESISTÊNCIA CARDIO- RESPIRATÓRIA É A CAPACIDADE DO ORGANISMO COMO UM TODO DE RESISITIR À FADIGA EM ESFORÇOS DE MÉDIA E LONGA DURAÇÃO.

RESISTÊNCIA CARDIO- RESPIRATÓRIA HABILIDADE DO ORGANISMO HUMANO EM SUPRIR AEROBICAMENTE O TRABALHO MUSCULAR ASSOCIADO À CAPACIDADE DOS TECIDOS EM UTILIZAR O OXIGÊNIO NA SUSTENTAÇÃO DO ESFORÇO FÍSICO. (MALINA, 1980)

RESISTÊNCIA CARDIO- RESPIRATÓRIA É A CAPACIDADE QUE O NOSSO ORGANISMO APRESENTA PARA QUE POSSAMOS REALIZAR ESFORÇOS FÍSICOS POR UM LONGO PERÍODO DE TEMPO NUMA INTESIDADE MODERADA. (GUEDES, 1995)

RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA DEPENDE FUNDALMENTALMENTE DA CAPTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE OXIGÊNIO PARA OS MÚSCULOS EM EXERCÍCIO, ENVOLVENDO OS SISTEMAS CARDIOVASCULAR (CORAÇÃO E VASOS SANGUÍNEOS) E RESPIRATÓRIO (PULMÕES).

RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA A RESISTÊNCIA CARDIO- RESPIRATÓRIA ESTÁ RELACIONADA COM O NÍVEL DE EFICIÊNCIA DO CORAÇÃO, PULMÕES E SISTEMA CIRCULATÓRIO EM TRANPORTAR OXIGÊNIO AO TECIDO MUSCULAR. (GUEDES, 1995)

RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA A eficiência dos músculos na utilização do oxigênio transportado e a disponibilidade de combustível (glicose e gordura) para produzir energia também determinam a aptidão cardio-respiratória de uma pessoa.

RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA O Coração é a peça primordial do sistema de transporte de oxigênio, uma vez que precisa bombear sangue continuamente para todos os sistemas orgânicos, além de bombeá-lo em maiores quantidades para os tecidos mais ativos. (POLLOCK E WILMORE, 1993)

RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA - Baixa capacidade para o trabalho; - Fadiga prematura no trabalho e lazer; - Maior risco de doenças cardiovasculares; BAIXA APTIDÃO CARDIO- RESPIRATÓRIA

RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA DÉBITO CARDÍACO: É o volume de sangue bombeado pelo coração a cada minuto. VO2 máx: (Consumo máximo de oxigênio) É a maior quantidade de oxigênio que um indivíduo é capaz de utilizar sob exercício.

RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA VOLUME DE EJEÇÃO: Volume de sangue ejetado do ventrículo em cada batimento ou volume sistólico. VASOCONSTRIÇÃO: Estreitamento do diâmetro dos vasos sanguíneos.

RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA Através do exercício: A captação de oxigênio e o débito cardíaco sempre melhoram, devido ao fato do aumento do volume de ejeção e na diferença AV de oxigênio. AV O2 – quantidade de oxigênio utilizada pelas células a partir do sangue arterial.

RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA Considerações: REPOUSO: DC – 6L/min PAm – 95 mmHg RVP – 15,8 unidades COM EXERCÍCIOS: DC – 25L/min PAm – 110 mmHg RVP – 4,5 unidades

RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA FUNÇÃO AERÓBIA: Componente da Aptidão Física relacionada à saúde que permite o indivíduo sustentar uma atividade de grandes grupos musculares, dinâmica, de intensidade entre moderada e alta, por longos períodos de tempo.

RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA CAPACIDADE AERÓBIA: Designa a maior taxa de oxigênio que pode ser consumida pelo exercício. Também chamada de: potência aeróbia máxima. Vo2máx – representa a máxima capacidade cardio-respiratória.

RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA COMPORTAMENTO AERÓBIO: É uma medida alternativa da função aeróbia, e designa a capacidade de manter a atividade física com um intensidade específica durante determinado tempo.

RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA RECOMENDAÇÕES: - 3 a 5 dias por semana; - 50 a 85 % da FC máx ou 50 a 85% do VO2máx. - Duração de 20 a 60 minutos; - Tipo de atividade: envolvam grande grupos musculares e mantidas continuamente. - Treinamento de endurance. Foi inserido posteriormente

RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA Para saber: Quanto maior o VO2 máx. inicial, menor é a melhora com o programa de treinamento.

PROTOCOLOS: VO2 máx. - TESTE DA MILHA: adultos ente 20 a 69 anos): 1609 metros, FC no final e tempo. - TESTE DE LEGÉR E LAMBERT; - TESTE DE BANCO DO QUEN´S COLLEGE; - TESTE DE COOPER: 12 minutos, a maior distância possível: VO2máx= (D em metros – 504,9) / 44,73

ATIVIDADES Atividades aeróbias: quanto as habilidades. Tipo I – ciclismo, jogging, corrida, caminhada. Tipo II – Ginástica aeróbia, natação, pular corda, ciclismo ao ar livre. Tipo III – Basquete, handebol, voleibol, dança.