VALIDAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS Experiência da UNASUS UFMA Profª. Paola trindade Garcia Coordenação de produção pedagógica
Recursos educacionais o A função principal de um recurso educacional de aprendizagem é auxiliar quem recorre a ele em seu processo de desenvolvimento e construção de conhecimento próprio sobre determinado tema; o A estratégia as ser utilizada em tal condução está intimamente relacionada ao público-alvo identificado e à abordagem educacional definida (componentes do planejamento didático pedagógico), sendo o principal responsável pela efetividade do recurso de aprendizagem, pois é ela que atrai ou não o aluno. (SANTOS, 2015)
Por que validar recursos educacionais? A produção de material didático na EaD é de grande importância para a efetiva aprendizagem do aluno e, para isso, exige alguns diferenciais em sua elaboração; aspectos que devem ser observados por todos os profissionais que integram o seu processo de produção. A validação de materiais para a EaD tem sido um grande desafio para as IES, especialmente por sua ausência de padronização e as diversas abordagens que se dão como critérios ao processo de validação e postagem nos AVAs.
Por que validar recursos educacionais? Para que o processo de validação seja eficaz, é importante observar a construção do material didático no que diz respeito à garantia de unidade entre os conteúdos trabalhados, quaisquer que sejam sua organização, módulos, unidades educacionais, áreas, temas e projetos. Aspectos como organização, clareza e objetividade das atividades e produtos, e ainda a articulação entre o conteúdo, o processo ensino- aprendizagem e as diversas mídias propostas são fundamentais nesse processo.
Por que validar recursos educacionais? Além disso, o aluno da EaD, desenvolve suas habilidades e competências através (com o apoio) dos materiais que são disponibilizados nos AVA, Assim, estes devem ser bem elaborados e organizados de tal forma a facilitar o entendimento do aluno e sua organização e planejamento para os estudos, aspectos diretamente relacionadas à sua autonomia enquanto aluno da EaD.
Recursos educacionais e o processo de validação o Independente da estratégia escolhida é fundamental um planejamento bem elaborado da sequência e da forma de condução e validação do recurso educacional. (SANTOS, 2015)
Planejamento didático pedagógico: -Aspectos pedagógicos -Aspectos técnicos -Detalhamento de conteúdos Validação dos conteúdos educacionais e itens de avaliação: -Aspectos pedagógicos -Aspectos técnicos científicos -Adequação planejamento x produto entregue Parâmetros para validação: Planejamento didático-pedagógico Conteúdos educacionais Avaliação da aprendizagem
Planejamento didático-pedagógico
Instrumentos de validação - conteúdos Formulário para avaliação de conteúdo educacional -Composto por questões abertas e fechadas; -Distribuídas em blocos; -Respondidas por um validador (especialista no conteúdo abordado, considerando-se expertise e titulação).
Instrumentos de validação - conteúdos I - ANÁLISE POR ITENS 1.Título É compreensível, conciso e retrata o conteúdo do trabalho? 2. Introdução Apresenta a contextualização do tema em sequência lógica? Os objetivos e/ou hipóteses estão bem formulados? Explicita a importância da questão abordada?
Instrumentos de validação - conteúdos I - ANÁLISE POR ITENS 3. Conteúdo - É apropriado para atingir os objetivos de acordo com o plano didático? A linguagem está adequada ao público alvo? - Apresenta evidências científica do conteúdo? Está atual? A apresentação segue uma sequência lógica e conformidade com as políticas do Ministério da Saúde? - O contexto de trabalho do público-alvo foi considerado na redação? O conteúdo está adequado ao nível educacional do público-alvo? O conteúdo atende a carga horária proposta?
Instrumentos de validação - conteúdos I - ANÁLISE POR ITENS 4. Tabelas, imagens, quadros, infográficos e outros elementos visuais Contêm informações úteis e em sequência lógica de acordo com o corpo do texto? São autoexplicativas e sem duplicação de dados já descritos no texto? Possuem indicação de fonte? A imagem tem qualidade para visualização que possibilite redesenho? As imagens são atuais e correlatas ao conteúdo proposto? 5. Considerações finais/Conclusões São claras e baseadas no texto exposto? Demonstram síntese reflexiva do autor?
Instrumentos de validação - conteúdos I - ANÁLISE POR ITENS 6. Redação - O texto em sua completude apresenta um fio condutor nas ideias apresentadas pelo autor? - O texto apresenta coerência e consistência metodológica e de interpretação? - O texto contribui de forma significativa para a construção do conhecimento? - Utiliza linguagem correta, clara, concisa, precisa e coerente? - O texto contém partes excessivamente extensas?
Instrumentos de validação - conteúdos I - ANÁLISE POR ITENS 7. Referências São seletivas, pertinentes e atualizadas para o tema? A quantidade de referências é suficiente? 8. Originalidade O texto é original? Foi identificado algum trecho em que ocorresse plágio? Em caso de ocorrência de plágio, grifar e indicar no próprio texto (além de destacar aqui). 9. Comentários gerais e solicitações ao autor
Instrumentos de validação – conteúdos II – PARECER FINAL [ ] Indicado para publicação [ ] Indicado para publicação mediante as reformulações solicitadas [ ] Não é indicado para publicação
Instrumentos de validação Itens de avaliação
Onde os processos de validação aparecem nos fluxos?
Parâmetros para validação (produtos multimídia) Fatores pedagógicos Fatores técnicos Fatores gráficos
Fatores pedagógicos o Objetivos educacionais o Transposição didática o Comunicação didática: diálogo entre o aluno e a teoria abordada o O planejamento das interações e da interatividade deve ter como base a elaboração de um “modelo conceitual” o Respeito ao planejamento didático-pedagógico o Coerência na inserção de recursos educacionais (planejamento)
Fatores técnicos o Validação de AVA o Navegação fácil e intuitiva o Validação da plataforma (potencialidades e limitações) o Verificação de critérios de usabilidade
Fatores gráficos o Imagens: centralizar o uso via finalidade pedagógica. o Utilidade: compreensão do conteúdo e perfil do público-alvo. o Objetivo: que os alunos possam compreendê-las e usá-las como ferramentas para elaborar, testar e reelaborar suas hipóteses sobre o assunto tratado. o Interface gráfica dos recursos: ícones que representam os elementos navegacionais devem estar relacionados aos signos dos alunos e à composição gráfica da interface, a fim de contemplar o conceito de relevância.
Ponderações relevantes o Os elementos textuais e visuais apresentados estimulam a reflexão do aluno? Caso não, modifique. o Há uma sequência lógica de estudo sendo cumprida? Caso não, reorganize a sequência. o Há uma grande quantidade de informações/conteúdos simultaneamente na tela ( textos e/ou imagens e gráficos? Caso sim, redistribua a informação. o Há sobreposição ou concorrência de recursos visuais que prejudicam a percepção do que se pretende comunicar? Caso sim, remova ou mesmo reposicione alguns elementos menos relevantes. o As cores e formas dos elementos visuais chamam mais atenção do que a informação e o conteúdo? Caso, sim, repense.
Como são os fluxos operacionais?
Algumas reflexões É fundamental elaborar critérios de validação referentes ao processo de criação, produção e pós-produção de materiais didáticos para EaD. Temos uma grande demanda de evasão nos cursos a distância e precisamos repensar sempre na qualidade/formato dos materiais, considerando cada uma das categorias da EaD. Gerenciar processos de validação, considerando o gerenciamento do tempo de produção.
OBRIGADA!