Agricultura e segurança alimentar.  “Um campo cultivado não é um componente do meio natural, mas um elemento do meio técnico”.  Nunca se produziu tanto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
Advertisements

Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
Desperdício de comida, fome mundial e a necessidade de mudanças
Business Unit or Product Name Confidential | Date | Other Information, if necessary © 2016 Martins Lopes Advocacia Apresentação A Quarta Revolução Industrial.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 68. Reprodução Vegetal.
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
TRANSGÊNICOS COMO CATALIZADORES DA SUSTENTABILIDA DE Gerenciamento Ambiental – Sustentabilidade Ana Carolina, André, Eliana Teodoro, Francine Galvani Delgado,
Atividade Liceu Albert Sabin - 1os anos 4o Bimestre Entregar até 03/11 pessoalmente ou pelo Escolha um dos temas abaixo: 1 ) Plantas.
O que é Lixo??? Essa é uma pergunta que atualmente pode ter respostas diferentes. A princípio lixo é tudo aquilo que é descartado, que não é mais utilizado.
A Influência do Ser Humano no Meio Ambiente Diana Rodrigues Fortunato Valquíria Cardoso Kemp Educação Física – 5º período.
Transgênicos e Clonagem. Transgênicos O que são os Transgênicos  Transgênicos são organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados.
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Geografia Recursos alimentares.
Energias renováveis em Portugal
Características da agricultura no Brasil
BIOTECNOLOGIA.
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
António, Camilo Bruno1, Militão, Elias Amadeu2 e Buchir, Joelma Leao3
Renan Tessaro, Fabrício Arruda, Tobias Branco.
Diversidade Biológica
Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da.
DAS LEIS MORAIS DA LEI DE CONSERVAÇÃO 3ª P Cap V.
A FERRAMENTA SOLVER (EXCEL)
Revolução Neolítica Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”.
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
Clonagem Capítulo 5.
Planejamento.
ZEB-0763 Economia.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CRISE AMBIENTAL
CAPÍTULO 12 - EXPLORANDO AS RIQUEZAS DO PLANETA
Gestão estratégica.
Os sectores de actividade
A QUESTÃO AMBIENTAL Desenvolvimento Sustentável
A agricultura e a Fome.
Este trabalho foi elaborado, em grupo, solicitado pela formadora Maria João Canudo, no âmbito do módulo STC_6 – Sociedade, Tecnologia e Ciência, Ruralidade.
1. Somos o único país do mundo onde se pode abastecer
O projecto de melhoramento de agricultura no distrito de Gorongosa, é proposto por Armando, Dionexia, Judite e Sarita. Os sócios desse projecto estão.
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2017/2018
Agricultura no Mundo. Componentes: Samuel Rodrigues Eduardo Pedraça Aline Carvalho Catarina.
MBA – GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MÓDULO lll – GESTÃO ESTRATÉGICA DO AGRONEGÓCIO PRODUÇÃO DE BABY HORTALIÇAS ORGÂNICAS 01 F.
ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA
Ciências da Natureza Juçara Bio C
Entomologia Geral Adriana Costa.
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Agrotóxicos Tecnologia de controle ambiental para evitar contaminação do solo.
ESPAÇO AGRÁRIO PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Agricultura é uma das atividades mais antigas da humanidade; conjunto de técnicas utilizadas no cultivo de plantas.
Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais
Espaço Agrário Mundial
Evolução: Seleção Artificial X Seleção Natural
ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2018/2019
Química ambiental é definida como o estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos.
SERES VIVOS.
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. O que é tecnologia de alimentos?
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
GEOGRAFIA Prof. Orlando Castro. Relação sociedade-natureza: do meio natural ao meio técnico-científico informacional. PROF. ORLANDO CASTRO.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
Origem da agricultura 10 mil anos atrás.
com SOM ! 1. Somos o único país do mundo onde se pode abastecer
Cristiana Bento Daniela Medina Patrícia Almeida. O que é a Globalização? A história da Globalização Abrangência de problemas ambientais Riscos Ecológicos.
Genética Curso Medicina Veterinária Prof(a): Betânia Glória Campos M. Veterinária – Doutora Produção Animal UFMG Patos de Minas, 2019 Aula 2 – Introdução.
DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. Conceito de desertificação A desertificação, segundo a Convenção das Nações Unidas, é a degradação de terras nas zonas.
Estudos de Equivalência Nutricional Animais (como ratos, peixes, frangos, porcos e gado) são alimentados com rações produzidas a partir do organismo geneticamente.
Transcrição da apresentação:

Agricultura e segurança alimentar

 “Um campo cultivado não é um componente do meio natural, mas um elemento do meio técnico”.  Nunca se produziu tanto alimento quanto hoje.  “A produção agropecuária mundial é capaz de abastecer, com folga, toda a população do planeta”.  No final da primeira metade do século XXI, mais de 800 milhões de pessoas passavam por subnutrição, ou seja, não tinham acesso regular a comida.

Se a produção de alimentos atualmente é suficiente para alimentar tranquilamente toda a população do planeta (7 bilhões de habitantes), por que quase 1 milhão de pessoas passam fome?

 Para tentar justificar a dúvida anterior, devemos observar as mudanças no espaço rural mundial.  Agricultura até a primeira metade do século XX: baseava-se na prática da subsistência, onde o indivíduo produzia para seu próprio sustento.  Agricultura pós segunda metade do século XX: após esse período, iniciou o processo de agrobussines, ou seja, produzir para ganhar!

A agropecuária compreende o conjunto de técnicas produtivas voltadas para o controle do desenvolvimento de plantas e animais para consumo alimentar e industrial.

O agricultor moderno é um produtor especializado. Sua produção destina-se exclusivamente ao mercado, do qual ele adquire tudo de que necessita para viver.

 A urbanização acompanha a industrialização. Para que a quantidade de produtos agrícolas possa suprir as necessidades da sociedade moderna, são necessários meios ‘práticos e rápidos’ para a produção de tais produtos.  Com isso, a tecnologia no meio rural é uma constante e não é mais ignorada como era em tempos passados.

As tecnologias industriais repercutiram profundamente sobre a agricultura, substituindo a força do trabalho humana pela força mecânica.

 Menos pessoas produzindo no campo;  Maior quantidade de pessoas em busca de um meio de vida nas cidades;  Maior degradação ambiental;  Uso cada vez maior de agrotóxicos;  Uso excessivo de água potável;  Para combater as pragas, está se utilizando cada vez mais plantas geneticamente modificadas.

 A seleção dirigida consiste numa intervenção sobre os mecanismos evolutivos naturais: por meio de cruzamentos entre variedades ou raças da mesma espécie, são gerados descendentes com algumas características desejadas.  A seleção dirigida e a engenharia genética formam os Organismos Geneticamente Modificados – OGM, popularmente conhecidos como transgênicos.

Na busca incessante por aumento de produção, ascensão dos lucros, diminuição dos custos e por poder competir em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, o homem colocou sua capacidade intelectual em favor do desenvolvimento de pesquisas e estudos na intenção de alcançar melhorias na rentabilidade agrícola. Nesse sentido, foram desenvolvidos os transgênicos.

 Esses alimentos correspondem a organismos que detêm em sua essência genes de outros organismos, que é possível por meio da Engenharia Genética. O objetivo maior é a busca de aprimoramento de um produto que possui características novas em relação àquelas que fazem parte de sua natureza original para gerar um produto capaz de obter aspectos mais rústicos e de extrema produtividade. As técnicas de manipular DNA recombinante ocorrem desde a década de 70.

 A biotecnologia tem servido de grande valia na produção agrícola e pecuária, pois oferece a possibilidade de produzir produtos diferenciados ao consumidor, como, por exemplo, carne suína com menos colesterol. No caso de alimentos, esses procedimentos tem como intenção obter uma quantidade maior de nutrientes e ao mesmo tempo imune a pragas.  Apesar de aparentemente não oferecer nenhum tipo de risco, a manipulação de genes pode ocasionar sérias complicações, tendo em vista que se conhece muito pouco acerca desse assunto, pois as pesquisas nesse sentido existem somente há, aproximadamente, três décadas. Desse modo, não se sabe ao certo quais são as reações e consequências que podem ocorrer se um organismo que recebe um gene estranho desenvolver uma rejeição proveniente da complexidade dos seres vivos. Isso é uma realidade, pois já foi constato em porcos modificados geneticamente que para ganhar peso receberam genes de outros organismos e contraíram artrite e outras complicações em seu estado clínico.

 Os transgênicos levantam muita polêmica em todo mundo, principalmente quando se trata de alimentos destinados a humanos, em razão da incerteza sobre o que pode acontecer no organismo humano caso haja o consumo de produtos derivados da alteração genética.  Diante dessa polêmica, a Europa não aceita o consumo desse tipo de produto em áreas urbanas, já os estadunidenses são a favor, por alegar que o aprimoramento produz organismos imunes a pragas e, dessa forma, evita o consumo de agrotóxicos usados no combate.

Em suma, o que se deve ter é precaução até que a classe científica saiba realmente se os transgênicos provocam ou não efeitos colaterais naqueles que os consumem.

pdf/guia_consumidor.pdf