FOLCLORE NA ESCOLA: UM RESGATE DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA CULTURA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDENTIFICAÇÃO DE SUA ESCOLA
Advertisements

Escola de Tempo Integral
FOLCLORE.
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
PROJETO: A IMPORTANCIA DOS JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLOGICAS SUPERIORES. Escola de Ensino Liberdade Livre História Continuação ProfessorMestre:
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Este projeto traz como proposta o estudo da História da África e da cultura Afro-brasileira em referência a Lei Federal que visa à valorização.
Tema: Brincadeira de criança Turma: 4ª Série Disciplina: Interdisciplinar Duração: 10 a 15 horas/aula JUSTIFICATIVA Vivemos em uma sociedade em que os.
Escola Estadual Presidente Arthur Costa e Silva – Ensino Fundamental Profª. Isete Stibbe Neiverth.
Diante da necessidade de promover o conhecimento sobre si para compartilhar e viver em Sociedade e sobre a importância do auto conhecimento para se respeitar,
PROJETO: DIA DAS MÃES.
ESCOLA ESTADUAL GILVAN DE SOUZA PROJETO FOTOGRAFIA TRABALHO FORMAL E INFORMAL Porto Alegre do Norte - MT.
Brincando com as Palavras e as Formas Geométricas Educadora: Fátima Carneiro.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
CARDÁPIO DE BOAS PRÁTICAS SEMANA VOCACIONAL MARISTA 2016 Vocação Marista: Chamado a uma grande missão O êxito da Semana Vocacional Marista dependerá.
PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO NO ARRAIÁ PROFª: ARIANA APARECIDA RODRIGUES FLORES LOPES COMPONENTE CURRICULAR: ARTES ANO: 1º TURMAS: A/B/C PERÍODO: JUNHO.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
ENSINO RELIGIOSO RELATO DE EXPERIÊNCIAS. NÚCLEO: GUARAPUAVA ESTABELECIMENTOS: COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE GUARAPUAVA, MANOEL RIBAS E MOACYR J. SILVESTRI.
Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra homenageia e resgata as negras raízes do povo brasileiro. Escolhido por coincidir com o dia.
Formação Continuada Escola Vila Sésamo Data: Turno : Manhã Participantes: 7 professores e 1 coordenadora.
REUNIÃO DE PAIS Ensino Fundamental I - (2º ao 5º ano)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
Educação Híbrida na Escola.
Uso da informática em sala de aula
PROJETO: ANIMAIS Luciane Richart Metz Marcia Gauer Schmidt.
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
FOLCLORE.
Jornada Cultural Africana
Resgatando heranças e transformando gerações
E.E. Zumbi dos Palmares Local Jaraguari – MS Projeto Semana ciências e tecnologias. QUARTO SEMESTRE DE 2016.
UM DIA NA FAZENDA Pabliny 2017 Jardim I –Enzo Felten Fonseca
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Encena livro.. Encena livro. Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz.
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
2º Ano – Prof. Ricardo Lima
Diversidades Culturais:
Atividades desenvolvidas na Biblioteca-2011/12
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Socialização e herança cultural
Plano de Trabalho Docente PTD
PROJETO: ANIMAIS ESCOLA 25 DE MARÇO Luciane Richart Metz
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Projeto: Música e Movimento Polo - São José do Rio Preto Rosana Cardoso Trindade R.A: Bianca Maria Martins R.A.: Daisy Cecília N.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos.
 FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CURSO DE EXTENÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA.
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
JOGOS POPULARES.
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
APRECIANDO A POESIA FEIRENSE RESULTADOS/CONCLUSÕES
Cinema e Educação Tudo que Aprendemos Juntos
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Filme: Procurando Nemo Grupo “Extraordinários”
Eixo Temático: Educação Ambiental
Projeto Interdisciplinar São Paulo 2018
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
ALLAN TORRES CULTURA POPULAR CONCEITOS Definições objetivos.
Discentes Discentes FLÁVIA de OLIVEIRA MARILEIDE LIMA NATHANE ALMEIDA PAULA MÁRCIA ALVES RAISSA COSTA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
Transcrição da apresentação:

FOLCLORE NA ESCOLA: UM RESGATE DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA CULTURA

ALUNOS DA ESCOLA WALDOMIRO LIESSEM PÚBLICO ALVO:

TEMA: FOLCLORE BRASILEIRO

Atualmente, os modismos e novas valores, muitas vezes, faz com que o povo deixe de lado suas origens, perdendo suas referências, seu sentido de identidade, ficando passível de manipulação, passando a consumir o que é determinado, e não, o que prefere ou entende como melhor. JUSTIFICATIVA

O folclore brasileiro é muito rico e variado, e representa as heranças culturais indígenas, africanas, portuguesas, entre outras.

Desta forma, faz-se importante sua valorização, independente do setor, região ou contexto social em que estamos inseridos.

Este projeto tem caráter interdiscplinar, e é de fundamental importância, devido a sua contribuição na construção do conhecimento sócio-escolar do aluno, pela intenção formativa e caráter de nacionalidade que imprime.

OBJETIVO GERAL VALORIZAR A MANEIRA DE AGIR, PENSAR,SENTIR DE UM POVO, ATRAVÉS DE SUAS TRADIÇÕES CULTURAIS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS *IDENTIFICAR DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS; *RESGATAR BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS; *ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO; *INCENTIVAR A PESQUISA;

*ESTIMULAR A INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA, PAIS E ALUNOS; *VALORIZAR A DIVERSIDADE CULTURAL; *INSTIGAR O HÁBITO DA LEITURA E CONHECIMENTO LITERÁRIO; *ORGANIZAR IDÉIAS, PENSAMENTOS E ORALIDADE; *PROMOVER DEBATES PARA MELHOR ENTENDER E DIFERENCIAR LENDAS E MITOS.

RECURSOS TV, VÍDEOS, FILMES, MÍDIA IMPRESSA E FALADA, INTERNET.

CANTIGAS CONTOS LENDAS FÁBULAS MITOS PROVÉRBIOS PARLENDAS TRAVA-LÍNGUAS QUADRINHAS ADIVINHAS CONTEÚDOS

METODOLOGIAS *LEITURAS E PRODUÇÕES TEXTUAIS VARIADAS; *PESQUISAS, *CANTIGAS E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS, *MONTAGEM DE PAINÉIS, *DRAMATIZAÇÃO, *MURO FOLCLÓRICO,.

AVALIAÇÃO SERÁ PROCESSUAL, OBSERVANDO A PARTICIPAÇÃO, ENVOLVIMENTO E PROGRESSO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.

ANEXOS JARDIM II

1º ANO ASSISTIRAM LENDA DO SACI E JOGARAM MEMÓRIA ● CAÇA AO TESOURO ● PROCURANDO OS OVOS DA GALINHA DO VIZINHO, QUE O SACI ESCONDEU

ORDENANDO ORDEM CRESCENTE DECRESCENTE

● PROBLEMATIZANDO ● DRAMATIZANDO

FAZENDO ARTE- PINTINHO AMARELINHO

3º S e 4º S ANOS LEITURA, INTERPRETAÇÃO E DEBATES