FOLCLORE NA ESCOLA: UM RESGATE DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA CULTURA
ALUNOS DA ESCOLA WALDOMIRO LIESSEM PÚBLICO ALVO:
TEMA: FOLCLORE BRASILEIRO
Atualmente, os modismos e novas valores, muitas vezes, faz com que o povo deixe de lado suas origens, perdendo suas referências, seu sentido de identidade, ficando passível de manipulação, passando a consumir o que é determinado, e não, o que prefere ou entende como melhor. JUSTIFICATIVA
O folclore brasileiro é muito rico e variado, e representa as heranças culturais indígenas, africanas, portuguesas, entre outras.
Desta forma, faz-se importante sua valorização, independente do setor, região ou contexto social em que estamos inseridos.
Este projeto tem caráter interdiscplinar, e é de fundamental importância, devido a sua contribuição na construção do conhecimento sócio-escolar do aluno, pela intenção formativa e caráter de nacionalidade que imprime.
OBJETIVO GERAL VALORIZAR A MANEIRA DE AGIR, PENSAR,SENTIR DE UM POVO, ATRAVÉS DE SUAS TRADIÇÕES CULTURAIS.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS *IDENTIFICAR DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS; *RESGATAR BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS; *ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO; *INCENTIVAR A PESQUISA;
*ESTIMULAR A INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA, PAIS E ALUNOS; *VALORIZAR A DIVERSIDADE CULTURAL; *INSTIGAR O HÁBITO DA LEITURA E CONHECIMENTO LITERÁRIO; *ORGANIZAR IDÉIAS, PENSAMENTOS E ORALIDADE; *PROMOVER DEBATES PARA MELHOR ENTENDER E DIFERENCIAR LENDAS E MITOS.
RECURSOS TV, VÍDEOS, FILMES, MÍDIA IMPRESSA E FALADA, INTERNET.
CANTIGAS CONTOS LENDAS FÁBULAS MITOS PROVÉRBIOS PARLENDAS TRAVA-LÍNGUAS QUADRINHAS ADIVINHAS CONTEÚDOS
METODOLOGIAS *LEITURAS E PRODUÇÕES TEXTUAIS VARIADAS; *PESQUISAS, *CANTIGAS E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS, *MONTAGEM DE PAINÉIS, *DRAMATIZAÇÃO, *MURO FOLCLÓRICO,.
AVALIAÇÃO SERÁ PROCESSUAL, OBSERVANDO A PARTICIPAÇÃO, ENVOLVIMENTO E PROGRESSO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.
ANEXOS JARDIM II
1º ANO ASSISTIRAM LENDA DO SACI E JOGARAM MEMÓRIA ● CAÇA AO TESOURO ● PROCURANDO OS OVOS DA GALINHA DO VIZINHO, QUE O SACI ESCONDEU
ORDENANDO ORDEM CRESCENTE DECRESCENTE
● PROBLEMATIZANDO ● DRAMATIZANDO
FAZENDO ARTE- PINTINHO AMARELINHO
3º S e 4º S ANOS LEITURA, INTERPRETAÇÃO E DEBATES