SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Advertisements

Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Objetivo Analisar e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
A Arte nos PCNs. No percurso criador específico da arte, os alunos estabelecem relações entre seu conhecimento prévio na área artística e as questões.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
ENCONTRO DOS DIRETORES DE ENSINO DO IFPA
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Aula 8: Plano Nacional de Educação
ORDENAMENTO TERRITORIAL Abordagens, Perspectivas
SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016 Profa. Dra
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Cursos Palestras TREINAMENTOS
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
O desenvolvimento do conhecimento econômico
II ENCONTRO DE GESTORES DAS ESCOLAS PRIVADAS DE DUQUE DE CAXIAS
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Relatório de Autoavaliação Institucional
Ler e Escrever: Desafio de todos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
O que é Educação Ambiental?
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
SINAES ENADE.
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
30anos CENPEC.
SOBRE ADAPTAÇÕES CURRICULARES
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Ética Módulo 11 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
Planejando o Turismo no seu Município
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Profa. Dra. Inês Confuorto
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
OS REGISTROS NO DIÁRIO DE CLASSE A FAVOR DO PEDAGÓGICO
BNCC: Mais um ataque à Educação!
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
ProJovem Campo – Saberes da Terra
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Centro Universitário Internacional Uninter
Aprendizagens Contextualizadas no Território
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
I congrepics NATAL 12/14/2017 CONFERÊNCIA MAGNA - Madel t. luz
Encontros 2018 GT de Formação Continuada O QUE NÓS EM REGIME DE COLABORAÇÃO GOSTARÍAMOS DE ENTREGAR PARA O SECRETÁRIO(A) DE EDUCAÇÃO NO ANO QUE VEM? Novembro.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS NOS CURSOS TÉCNICOS E INTEGRADOS
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DE EQUIDADE: A INTERIORIZAÇÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.
Consolidando....
Orientações de estágio
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
A docência na educação superior
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.

ASPECTOS CONCEITUAIS E POLÍTICOS 1.Conceito de Campo: Espaço de relações sociais, econômicas e culturais, que envolve uma parcela significativa dos brasileiros e brasileiras (cerca de 1/3 da população nacional municípios até 50 mil habitantes). É preciso romper com o preconceito de que campo é lugar de atraso e urbano é lugar de progresso. O campo é também espaço de vida e não apenas de produção. 2.Constitui-se uma luta social pelo acesso dos trabalhadores/as do campo à educação. Não qualquer educação, precisa ser no campo – lugar onde as pessoas residem e do campo – dialogar com a cultura, identidade e especificidades da população e do território. 3.Assume a dimensão de pressão coletiva por políticas públicas mais abrangentes e articuladas.

ASPECTOS CONCEITUAIS E POLÍTICOS 4. Combina luta pela educação com luta pela terra, pela reforma agrária, pela cultura e pela segurança alimentar 5. Combina luta pela educação com luta por uma matriz tecnológica com bases nos princípios da agroecologia. 6. Os educadores/as são considerados sujeitos fundamentais na formulação pedagógica e na transformação das escolas.

ASPECTOS HISTÓRICOS

Aspectos Institucionais e Normativos.

Aspectos Institucionais e Normativos Lei 9.394: Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar; por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. Art. 26: Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar; por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

Aspectos Institucionais e Normativos Lei 9.394: Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional. Art. 28: Na oferta da educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias á sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente..

Aspectos Institucionais e Normativos – Resolução nº 1, Diretrizes Operacionais Básicas nas Escolas do Campo. Art. 7º É de responsabilidade dos respectivos sistemas de ensino, através de seus órgãos normativos, regulamentar as estratégias específicas de atendimento escolar do campo e a flexibilização da organização do calendário escolar, salvaguardando, nos diversos espaços pedagógicos e tempos de aprendizagem, os princípios da política de igualdade.

Aspectos Institucionais e Normativos – Decreto Presidencial Cria o Programa Nacional de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA.

OBRIGADO Antônio Laceda Souto