O PAPEL DA TECNOLOGIA NO ENSINO E NA SALA DE AULA Leila Brandt Kerber e Lilian Ritter.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOVAS TECNOLOGIAS PARA ENSINAR E A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
Advertisements

Diante a Era Tecnológica.
Tecnologia e Educação.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
- conhecimento de línguas - conhecimento cultural - interação social e comunicação - padrão ético - equilíbrio emocional de um monge oriental - iniciativa.
A Didatização dos Saberes Escolares Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE – FAFIRE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE INFORMÁTICA EM EDUCACÃO RECIFE/PE 2009 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL EQUIPE: Érika.
EEB DAVID PEDRO ESPÍNDOLA BARRA VELHA - SC UM NOVO TEMPO NO USO DAS TECNOLOGIAS MARCOS BERTEMES – ARTICULADOR SALA INFORMATIZADA.
CMDI- Comunicação mediada por dispositivo indutor: Elemento novo nos processos educativos.
PLANO DE AULA Cacique Vanhkre Prof: Ana Paula Discip-Geografia Tema-As Regiões Brasileira.
Janaina Rodrigues Pitas CEFAPRO Primavera do Leste.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
Ser Educador é uma Arte Prof. Denys Sales 1.
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RESULTADOS POSITIVOS E TENDÊNCIAS Alvaro Martins Fernandes Júnior Siderly do Carmo Dahle de Almeida Marivaldo da Silva.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES. TECNOLOGIA NA ESCOLA.
Educação Híbrida na Escola.
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Coordenação: Profª Ana Maria M. Roeber Prof. Marcelo Korberg
O impacto da tics na educação: Professor x educando
Oficina de Internet na Escola
Tecnologias na Educação:
O ensino de História: teoria e prática
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
A aula essencial Uma análise, uma proposta
Plano Tecnológico.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
O que é autonomia na aprendizagem de línguas?
APRESENTAÇÃO O QUE SIGNIFICA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA.
“PROPOSTA DE ATIVIDADE, ESBOÇO INICIAL”.
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES
Transposição Didática
Aprendendo a viver - XVI Oportunidade (c)
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX PROGRESSO. PROGRESSO, GUERRA E REVOLUÇÃO SÉCULO XX: GRANDES TRANSFORMAÇÕES NUM SÉCULO SÓ 2 GRANDES GUERRAS AVANÇOS DA MEDICINA AUMENTO.
Uso das TDIC no ensino de modelagem 3D
Evolução do ensino a distância
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Érica Ramos rocha Silva Marcelo Menuzzi Tânia Filomena Knittel
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Fórum - Unidade I - Sua experiência
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
O ENSINO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA
Prof. Ev. Luiz Cezar de Souza – Agosto 2005
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Pesquisa de projetos Trabalho de Equipe.
Ciências e pet
COMO SERÁ DESENVOLVIDO?
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Estagio Supervisionado em Docência
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Ensino Híbrido – Tecnologias Digitais e Outras
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Transcrição da apresentação:

O PAPEL DA TECNOLOGIA NO ENSINO E NA SALA DE AULA Leila Brandt Kerber e Lilian Ritter

Muitos professores e educadores ficam confusos com a maneira de falar sobre o papel da tecnologia Estão acostumados com a velha pedagogia do falar ou palestrar utilizando, apenas, seus conhecimentos agindo como um sábio no palco Muitos professores e educadores ficam confusos com a maneira de falar sobre o papel da tecnologia Estão acostumados com a velha pedagogia do falar ou palestrar utilizando, apenas, seus conhecimentos agindo como um sábio no palco

Na nova pedagagia,as crianças ensinam a si mesmas com a orientação do professor.

E o papel da tecnologia, em nossas salas de aula, é de oferecer suporte a este novo paradigma

A tecnologia atual oferece aos alunos todos tipos de ferramentas : Internet; Ferramentas de busca; Ferramentas de análise; Ferramentas de criação; Ferramentas sociais.

A maior parte dessas ferramentas é usada com maior desenvoltura pelos alunos, enquanto os professores que deveriam ser os guias não dominam. Muitos professores resistem ao fato de ter que serem ensinados

É preciso aproveitar o tempo em sala de aula, para deixar que o aluno aprenda por conta própria como fazem, utilizando a tecnologia, quando estão fora da sala

A tecnologia vem para apoiar essa nova forma de busca pelo conhecimento com o professor como guia, utilizando ferramentas que incitem a curiosidade dos alunos pela busca do conhecimento

Educadores e alunos utilizando a mesma linguagem

Referências bibliográficas * wwwgazetadopovo.com.br * noticiasuniversa.com.br * blog.escoladigital.org.br * bibliopedagogia.wordpress.com