Gestão do capital intelectual : A nova vantagem competitiva das organizações Acadêmica: Laraue Pommerening Gestão do conhecimento Autores: Florinda de.

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Gestão do capital intelectual : A nova vantagem competitiva das organizações Acadêmica: Laraue Pommerening Gestão do conhecimento Autores: Florinda de Matos Albino Lopes

Introdução Modelo te ó rico do capital intelectual Metodologia An á lise de resultados Conclusão

Contexto Crescente globalização = in ú meros desafios para as empresas Acesso ao conhecimento = condição para se atingir a produtividade e a competitividade. Organizações procuram e valorizam o conhecimento ≠ Reconhecimento de que o conhecimento é um ativo que é necess á rio gerir com a mesma atenção que os demais ativos.

“ “Verificar se cada indiv í duo est á aplicando o seu saber em benef í cio da organização”. “

Gestão do capital intelectual ◎ Foco do artigo é uma an á lise da certificação da gestão do capital intelectual; ◎ Clientes cada vez mais exigentes; ◎ Para uma empresa ser competitiva ela dever á inovar; ◎ Inovação est á diretamente ligada a gestão do conhecimento.

Objetivo: Identificar par â metros que poderão permitir essa avaliação do capital intelectual.

Metodologia An á lise de resultados Conclusão Introdução Modelo te ó rico do capital intelectual

Modo integrado e sistêmico ◎ Complexidade dos fatores de construção do conhecimento organizacional; ◎ Aptidões de diferentes tipos

Modelo do capital intelectual

Metodologia An á lise de resultados Conclusão Introdução Modelo te ó rico do capital intelectual

Estudo emp í rico Question á rio inicial de 219 pequenas empresas. Com questões mistas. Question á rio dividido em 7 grupos e a avaliação em 4 classes. Apenas 46 devolveram devidamente preenchido. Objetivo: identificar par â metros de avaliação do capital intelectual.

Formação de equipe: Formação profissional Redes de conhecimento Organização do trabalho Capital de processos: Programa de HST Processos Qualidade: Clientes e mercados Valorização do conhecimento. Inovação: Prêmios do conhecimento Inovação. Avaliação dos par â metros do modelo

Metodologia An á lise de resultados Conclusão Introdução Modelo te ó rico do capital intelectual

Resultados 88% Não apresentam processos de memorização adequados 30% Formação profissional 46% Esforço para entrada em novos mercados 20% Capacidade individual de inovação 9% Investimento próximo a 5% em tecnologia

Verificou um investimento significativo na á rea de formação e capital da equipe. Esse investimento profissional atinge n í veis hier á rquicos superiores e apresentando um investimento bem menor nos colaboradores restantes. 40,5% indicaram que os trabalhadores adquiriram competências em novas tecnologias no contexto de trabalho.. Resultado da An á lise das empresas da amostra

Resultado da an á lise das empresas

Metodologia An á lise de resultados Conclusão Introdução Modelo te ó rico do capital intelectual

Certificação / acreditação da gestão intelectual Reconhecer, valorizar e potencializar o capital intelectual Conhecimento e inovação são vantagens competitivas para qualquer organização Reconhecimento global das entidades certificadas. Melhor performance no campo social e econômico Talentos individuais = cultura de inovação.

D ú vidas?.

Obrigada! Acadêmica: Laraue Pommerening Disciplina: Gestão do conhecimento UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina Artigo: Gestão do capital intelectual Autores: Florinda Matos / Albino Lopes Comportamento organizacional e gestão, 2008, vol 14 n º Maio/2016