Paradigma da Inclusão Reconhece a igualdade –Dignidade Humana –Direitos Humanos Respeita a diferença –Equiparação de oportunidades –Acessibilidade
Modelo Social de Deficiência Incapacidade: resultante da relação entre as pessoas (com e sem deficiência) e o meio ambiente. (ONU, 1983) Imagem 1
Transição histórica Estamos vivendo a complexidade própria da transição entre modelos sociais extremamente cartesianos para modelos mais flexíveis (complexos e solidários).
Novos conceitos Incapacidade compartilhada Equiparação de oportunidades Acessibilidade
Física Comunicacional Atitudinal Indicadores Ministério Público: acessibilidade e LIBRAS Imagem 2
Desafios para a educação Superar a dualidade do sistema educacional; Construir uma escola para todas as crianças; Promover uma mudança estrutural e cultural – respeito às diferenças. Produzir materiais inclusivos. Educação especial como tema transversal
Filme Veja: youtube Acessibilidade – siga essa ideia!
Nova política educacional A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado (aee), disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. (MEC, 2008)
Pesquise Os saberes diferentemente sábios construídos pelas pessoas com deficiência.
Dicas de Leitura BRASIL/MEC. Política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Disponível em: COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina. Educação e espiritualidade. Paulus, SASSAKI, Romeu. Inclusão: o paradigma do século 21. In: Revista Inclusão, n.1, Disponível em: o1.pdf. o1.pdf
Obrigada! Elizabete Cristina Costa-Renders Referência de imagens: Imagem 1, 2, – Disponíveis em: Microsoft Media Gallery