O ATAQUE NO JOGO DE HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIOS BÁSICOS DE COLABORAÇÃO
Advertisements

HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução
OS FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
CONHECENDO O ESPORTE- HANDEBOL
SITUAÇÕES DE JOGO: 1 CONTRA 1 2 CONTRA 2 3 CONTRA 3
Prof. Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior
SISTEMAS DE JOGO DEFESA Pressão total, e a partir do seu próprio campo
O esporte é Handebol? Fone:
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO HANDEBOL
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
HANDEBOL (DARIDO, 2012; SANTINI;VOZER,2008; MELO, 1999)
Fundamentos do Voleibol
TÁCTICO FUTSAL.
JOGADORES E SISTEMAS TÁTICOS
FUTSAL 2013.
Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências da Saúde
PREVENÇÃO DE QUEDAS.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
5 S NOMES: FABIO SANTOS SENO – WILLIAN GUEDES – CLAYTON LINCOLN – X JOÃO CLAUDIO MORAES – EDGAR ROLIM
CARACTERIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DO HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva.
Capacidades e Habilidades Motoras Qualidades Físicas Carlos Alberto da Silva Centro Universitário de Brusque - Unifebe Curso de Educação Física FUNDAMENTOS.
A COORDENAÇÃO É a capacidade para resolver rápida e adequadamente as tarefas motoras.
O GOLEIRO DE HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva.
RÁ Proposta de: Carlos Kater Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
MINI VOLEIBOL Jogos Reduzidos Características: Jogo criado para atender as necessidades das crianças; Segue basicamente as regras do jogo de voleibol normal;
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica.
SISTEMAS DE JOGO  De acordo com a complexidade, alguns sistemas de jogo são aprendidos antes e outros depois.  Capacidade técnica e o entendimento tático.
Jogos Pedagógicos – Nível 1
AS BOLAS PARADAS NO FUTEBOL JOVEM A OPINIÃO DOS TREINADORES
UNIVERSIDADE DE COIMBRA
O jogo de basquetebol: O basquetebol é jogado por duas (2) equipes de cinco (5) jogadores cada. O objetivo de cada equipe é marcar pontos na cesta dos.
CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
O PLANO DE MARKETING.
Contas a Pagar.
Planejamento.
Disciplina: Handebol Profª Dra Clarice Martins
Definição da Estratégia Organizacional
Gestão estratégica.
FM CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1.
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
Defesa 5.1 Considerações Gerais
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
SUPERIORIDADE OFENSIVA
BASQUETEBOL Estrutura Características Posicionamentos.
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2017) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
ATLETISMO (SALTOS).
Números inteiros juliana
Destaques do texto sobre entrevista social
ANDEBOL.
Gestão da Logística de Distribuição
Referências: Apostila do Profº Ms Vagner mathias e livro Eloi zambelan
TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL
João Carlos Gomes Educação Física
VOLEIBOL.
Referências:Apostila do Profº Vagner Mathias e livro do Eloi zamberlan
ESCOLA:PRINCÍPIOS TEMA:FUTSAL ALUNO:PEDRO LUCAS PROFESSOR:LUCAS Cidade:Barra doGarças 01/02/19.
Tênis de Quadra Alunos: Graziella Lorena Luís João F. José Julia Yan.
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
Fundamentos e regras do futebol
Estratégias de jogo.
HANDEBOL SINAIS DE ARBITRAGEM. INVASÃO DA ÁREA 01.
Transcrição da apresentação:

O ATAQUE NO JOGO DE HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva

O Ataque no Jogo de Handebol

Introdução Sabe-se que o handebol é uma disputa constante entre ataque e defesa. Estudar as táticas, é função do professor/técnico, para então aplicá-las de forma que procure sobrepujar o outro.o ataque é identificado no momento em que a equipe está de posse de bola, caminha ao gol, através de passes combinados por intermédio de grupos de jogadores, que se organiza sempre em posição agressiva. A percepção espaço e tempo é importante na ação tática de uma equipe.

Introdução Posição, distância e deslocamentos, também são importantes. Considera-se então que uma equipe inicia o ataque quando está de posse de bola, ou quando está para entrar em posse de bola. Tem o objetivo de conseguir, através de ações ofensivas, que um atacante fique em condições de finalizar. A equipe deve valorizar a posse de bola, já que dessa forma tem a possibilidade de controlar o ritmo e a dinâmica do jogo para alcançar os objetivos do ataque.

Caracterização Abrange todas as ações individuais, de grupo ou de equipe, com e sem bola, na luta com a defesa adversária, com a finalidade exclusiva de colocar um de seus jogadores em condições favoráveis de arremesso e conseguir a marcação de um gol. ZAMBERLAN, 1997

Distribuição dos Atacantes Armadores: São também conhecidos com meia-distância, jogadores de 9m ou de 1ª. linha. São os jogadores que ocupam a área central no ataque, posicionados próximo ao 9m. São subdivididos: armador Direito, armador Esquerdo e armador Central. Pontas: São também conhecidos com extremas ou jogadores de 2ª. linha. São jogadores que ocupam as laterais da quadra no ataque, podendo posicionar-se no fundo da quadra ou na linha lateral. Pivô: São os jogadores que ocupam a zona central e lateral do ataque, próximo à linha de 6m. Se beneficia das ações criadas pelos companheiros, tendo que dominar muito bem a recepção e lançamento e arremesso com em pé e com queda.

Fases do Ataque Contra Ataque: É a forma mais rápida de se conseguir a marcação de um gol. Os que atuam nas laterais da defesa saem a toda velocidade buscando o gol, seguido dos demais. Organização: Após um contra ataque frustrado, a equipe deverá reter a bola até a ocupação dos atacantes nas suas posições específicas. Ataque em Sistemas, Tática Individual e de Grupo): É a distribuição ordenada dos jogadores no ataque, de acordo com o potencial individual de cada um para desenvolver com precisão específica que lhe é confiada.

Tática Individual Trata-se da capacidade do jogador em responder fundamentos bem desenvolvidos, como: deslocamentos, mudanças de direção, formas de marcação, posicionamento e movimento técnico apropriado. A tática individual relaciona-se ao aspecto físico, técnico e mental, ou seja, bom desenvolvimento dos fundamentos. O jogador que estiver preparado as suas intervenções táticas serão facilitadas.

Tática em Grupo É a ação que ocorre com a união de alguns jogadores visando buscar soluções para uma situação momentânea. Os jogadores articulam-se, de forma ordenada e preestabelecida, colocando em prática uma atitude que julgam eficiente para a resolução do problema que está ocorrendo. As combinações entre 2, 3 ou 4 jogadores, são muito freqüentes e fundamentais no êxito da equipe. Alguns deles são: a) contra ataque, b) cruzamento, c) bloqueios, d) engajamento e e) fixação ou quebra de ritmo.

Tática em Grupo a) Contra Ataque: É uma movimentação ofensiva visando chegar rápido a meta adversária e conseguir um gol. É a passagem rápida da defesa para o ataque, com o envolvimento de dois ou mais jogadores. O momento de se fazer é quando o adversário tem deficiência defensiva, como mau retorno, e ofensivas, como passes errados e arremessos mau feitos. Dividi-se em a 1 ) direto e a 2 ) sustentado

Tática em Grupo a 1 ) Contra Ataque Direto: Pode ser o desprendimento por parte de um jogador de posse de bola, driblando (simples). É aquele ligado direto pelo goleiro ou outro jogador de linha, ao atacante que vai finalizar (duplo). Geralmente acontece sem retorno da equipe adversária. (p. 178)

Tática em Grupo a 2 ) Contra Ataque Sustentado: É a participação de três ou mais jogadores. Pode acontecer sem ou com o retorno da equipe adversária. Também chamado indireto ou coletivo, pois pode participar somente alguns jogadores ou a equipe toda.

Tática em Grupo b) Cruzamentos: É um procedimento técnico-tático ofensivo entre dois ou mais jogadores. Baseia-se na troca de posições. Utiliza-se uma forma de deslocamento em diagonal (X). Tem o objetivo de criar incerteza aos defensores. Dividi-se em: b 1 ) simples e b 2 ) duplo ou mais.

Tática em Grupo b 1 ) Cruzamento Simples: É uma ação tática envolvendo dois atacantes em frente a defesa adversária.

Tática em Grupo b 2 ) Duplo ou Mais: É uma continuação do cruzamento simples, com a participação de mais jogadores.

Tática em Grupo c) Bloqueio Ofensivo: É a ação que o atacante realiza para impedir o deslocamento do defensor, buscando a superioridade numérica (fixar o defensor em sua posição defensiva). O bloqueio deve ser executado apenas com o corpo, não podendo utilizar braços e pernas. O bloqueio deve coincidir com o recebimento da bola.

Tática em Grupo d) Engajamento: É um procedimento tático ofensivo onde ocorrem progressões sucessivas com troca de bola entre dois ou mais jogadores, visando a infiltração na defesa adversária. Tomar cuidado com a proximidade do defensor, devido a segurança do passe. Sempre receber a bola em movimento. Deverá ser realizada uma trajetória retilínea ou trocando de direção.

Tática em Grupo e) Fixação ou Quebra de Ritmo: É conseguir através de um bloqueio ou não, fixando um defensor ou não, retornar, voltar, trocar a bola de sentido rapidamente, para ocorrer a superioridade numérica nesse lado contrário.

Sistemas de Ataque É a ordenação ordenada dos jogadores no ataque, de acordo com o potencial individual de cada um, para desenvolver com precisão seu jogo na posição específica que lhe é confiada. Pode ser também, o posicionamento dos jogadores, onde estão estrategicamente colocados para efetuar o ataque. Divide-se em: a) 5:1 b) 4:2

Sistemas de Ataque a) 5:1 É o sistema de ataque mais utilizado pelas equipes por ser a base de todas as ações ofensivas. Pode ser simples ou com circulação. Posição dos jogadores: 3 armadores, 2 pontas e um pivô.

Sistemas de Ataque b) 4:2 Este sistema é uma variação do sistema anterior, sendo utilizados para evitar as constantes saídas dos defensores. Posição dos jogadores: 2 armadores, 2 pontas e 2 pivôs.

Ideal de Futuro para Handebol Um ataque posicional: Mais fluido, evitando as faltas que favoreçam os defensores. Com ações individuais mais curtas, rápidas e perigosas. Com maior sentido coletivo. Menos previsível. Tomando como Base: O aumento da capacidade de antecipação. A melhora da captação e o tratamento da informação. A melhora técnica. A diminuição do risco nas ações. A utilização inteligente da circulação da bola.