FRAÇÕES
É importante identificar a fração como representação que pode estar associada a diferentes significados
FRAÇÕES - SIGNIFICADO
QUESTÕES GERADORAS Você costuma repartir? O que? Como? Com quem? Você já ouviu a palavra fração? Onde? Em qual situação?
FRAÇÕES EM NOSSA VIDA
RELEVÂNCIA DO ESTUDO DAS FRAÇÕES FRAÇÃO RELEVÂNCIA DO ESTUDO DAS FRAÇÕES PRÁTICO o estudo do conceito de fração aperfeiçoa a habilidade de dividir, o que permite entender e manipular melhor os problemas do mundo real. PSICOLÓGICA as frações proporcionam um rico campo, dentro do qual as crianças podem desenvolver e expandir suas estruturas mentais para um desenvolvimento intelectual contínuo. MATEMÁTICO a compreensão do número racional fornece a base sobre a qual serão construídas, mais tarde, as operações algébricas elementares. Behr e colaboradores (1983)
ENTRELAÇAMENTO DE CONHECIMENTOS NOÇÕES DE FRAÇÕES TEIA DE SABERES (≠ significados) (com a matemática e outras áreas também) ENTRELAÇAMENTO DE CONHECIMENTOS (números naturais e obstáculos) RUPTURAS
ATIVIDADE LEITURA DO LIVRO
A sua utilização é importante à compreensão de operações com frações. Ele propicia o entendimento da “unidade de referência”, ou seja qual é o inteiro que esta servindo como ponto de referencia para a partilha, também facilita a visualização “em partes iguais”. o uso deste material em tiras coloridas (fracterial) facilita a relação do inteiro com suas diversas partes. Usado também, para trabalhar com a soma de frações e equivalência. Jogo das Frações, o trabalho é centrado na construção e interação, utilizando a metodologia lúdica como forma de estimulo ao conhecimento matemático relativo às frações e números decimais, desenvolvido por meio da construção do conceito de frações equivalente e decimal. FRACTERIAL
http://www.matinterativa.com.br/JogoDasFracoes/index.htm#slide=2
JOGO DOS MEIOS, QUARTOS E OITAVOS JOGO DOS TERÇOS E SEXTOS JOGO DOS QUINTOS E DÉCIMOS
ATIVIDADES - ESTUDO E COMPARAÇÃO Fonte: GESTAR II – AA1 – Aluno – p. 15
Fonte: GESTAR II – AA1 – Aluno – p. 15
Fonte: GESTAR II – AA1 – Aluno – p. 16
Fonte: GESTAR II – AA1 – Aluno – p. 16 e 17
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES
MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÕES
DIVISÃO DE FRAÇÕES
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO Orientações Curriculares: Área de Ciências da Natureza e Matemática: Educação Básica./ Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá: SEDUC/MT, 2010. Livro de estudo: Módulo II / Karina Rizek Lopes, Roseana Pereira Mendes, Vitória Líbia Barreto de Faria, organizadoras. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2005. (Coleção PROINFANTIL) Projeto de Avaliação e Acompanhamento dos Alunos de 1ª A 8ª Série do Ensino Fundamental Com capacitação de professores de Língua portuguesa e matemática do Estado de Mato Grosso (livros Eterno Aprendiz de Matemática) Livros do EJA – Matemática volume 3 Rede Matemática http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_infantil/jogos/jvelha_tab.html