FRAÇÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revisão de Aritmética.
Advertisements

O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
TRABALHO POR PROJETO: DIVULGAÇÃ DO RESULTADO Pesquisando sobre o TRABALHO POR PROJETO: DIVULGAÇÃ DO RESULTADO.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Núcleo Pedagógico Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos Replanejamento.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E CÁLCULO: SUAS RELAÇÕES COM O PENOA PLANEJAMENTO – CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM Maria Cristina Vitoria Tavares Bertinetti.
Construção da Aprendizagem. Sala de Recursos 2016.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Significado Etimológico
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
O Programa Nacional do Livro Didático –
RITO DE PASSAGEM #PartiuEnsinoMedio.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
Prova Brasil Língua Portuguesa.
CONTEÚDO /PÁGINAS DO LIVRO
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
CONTEÚDO /PÁGINAS DO LIVRO
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 07
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
CONTEÚDO /PÁGINAS DO LIVRO
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
Números racionais 2,34.
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Aline Bernardi Capriolli
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Pedagogia Metodologia do Ensino de Matemática Profª Sueli Fanizzi
Coleção Vitória-Régia
Prefeitura do Município de Barretos
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Tema Números..
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
AULA: REPRESENTAÇÕES FRACIONÁRIAS. OBJETIVOS: RETOMADA DE CONTEÚDO E RECUPERAÇÃO CONTÍNUA: 7 ANO – 1° BIMESTRE PREPARAR O ALUNO PARA AAP(AVALIAÇÃO DA.
Capítulo 16 Desenvolvimento dos Conceitos de Fração
ESCOLA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DO MAGISTÉRIO – ESFAPEM   ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO 6º AO 9º ANO MATEMÁTICA.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
ESTUDO DE FRAÇÕES Uma fração... muitas ideias...
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
IDEIA DE ÁREA E FRAÇÕES: uma relação necessária.
Revisão de Aritmética.
Competências e Habilidades envolvidas
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
TÍTULO DO TRABALHO (ARIAL 72)
MATEMÁTICA Módulo 08 Conjuntos Numéricos Dé.
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
Universidade Luterana do Brasil Próreitoria Acadêmica Curso de Matemática Licenciatura DIMENSÃO PROFISSIONAL I Claudia Lisete Oliveira Groenwald Licenciada.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Matemática na Prática.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Transcrição da apresentação:

FRAÇÕES

É importante identificar a fração como representação que pode estar associada a diferentes significados

FRAÇÕES - SIGNIFICADO

QUESTÕES GERADORAS Você costuma repartir? O que? Como? Com quem? Você já ouviu a palavra fração? Onde? Em qual situação?

FRAÇÕES EM NOSSA VIDA

RELEVÂNCIA DO ESTUDO DAS FRAÇÕES FRAÇÃO RELEVÂNCIA DO ESTUDO DAS FRAÇÕES PRÁTICO o estudo do conceito de fração aperfeiçoa a habilidade de dividir, o que permite entender e manipular melhor os problemas do mundo real. PSICOLÓGICA as frações proporcionam um rico campo, dentro do qual as crianças podem desenvolver e expandir suas estruturas mentais para um desenvolvimento intelectual contínuo. MATEMÁTICO a compreensão do número racional fornece a base sobre a qual serão construídas, mais tarde, as operações algébricas elementares. Behr e colaboradores (1983)

ENTRELAÇAMENTO DE CONHECIMENTOS NOÇÕES DE FRAÇÕES TEIA DE SABERES (≠ significados) (com a matemática e outras áreas também) ENTRELAÇAMENTO DE CONHECIMENTOS (números naturais e obstáculos) RUPTURAS

ATIVIDADE LEITURA DO LIVRO

A sua utilização é importante à compreensão de operações com frações. Ele propicia o entendimento da “unidade de referência”, ou seja qual é o inteiro que esta servindo como ponto de referencia para a partilha, também facilita a visualização “em partes iguais”. o uso deste material em tiras coloridas (fracterial) facilita a relação do inteiro com suas diversas partes. Usado também, para trabalhar com a soma de frações e equivalência. Jogo das Frações, o trabalho é centrado na construção e interação, utilizando a metodologia lúdica como forma de estimulo ao conhecimento matemático relativo às frações e números decimais, desenvolvido por meio da construção do conceito de frações equivalente e decimal. FRACTERIAL

http://www.matinterativa.com.br/JogoDasFracoes/index.htm#slide=2

JOGO DOS MEIOS, QUARTOS E OITAVOS JOGO DOS TERÇOS E SEXTOS JOGO DOS QUINTOS E DÉCIMOS

ATIVIDADES - ESTUDO E COMPARAÇÃO Fonte: GESTAR II – AA1 – Aluno – p. 15

Fonte: GESTAR II – AA1 – Aluno – p. 15

Fonte: GESTAR II – AA1 – Aluno – p. 16

Fonte: GESTAR II – AA1 – Aluno – p. 16 e 17

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES

MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÕES

DIVISÃO DE FRAÇÕES

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO Orientações Curriculares: Área de Ciências da Natureza e Matemática: Educação Básica./ Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá: SEDUC/MT, 2010. Livro de estudo: Módulo II / Karina Rizek Lopes, Roseana Pereira Mendes, Vitória Líbia Barreto de Faria, organizadoras. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2005. (Coleção PROINFANTIL) Projeto de Avaliação e Acompanhamento dos Alunos de 1ª A 8ª Série do Ensino Fundamental Com capacitação de professores de Língua portuguesa e matemática do Estado de Mato Grosso (livros Eterno Aprendiz de Matemática) Livros do EJA – Matemática volume 3 Rede Matemática http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_infantil/jogos/jvelha_tab.html