Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA PROFESSOR: RONALDO PESENTE DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO.
Advertisements

6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
Gestão Financeira e Tributária Prof. João Carlos Moreira.
Efeitos contábeis nas PME – Pequenas e médias empresas em épocas de crise Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais II Fórum de Estudos Técnicos.
Administração do Capital de Giro Alexandre Assaf Neto César Augusto Tibúrcio Silva Ed. Atlas 3a. edição.
Administração Financeira Parte 1 Ruy Lopes Cardoso.
A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
Análise Dinâmica do Capital de Giro
Administração Financeira I CAD 9111
Administração Financeira I CAD 9111
Administração Financeira
Planejamento Financeiro e Orçamentário
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Previsão de vendas.
Investimentos em Ativo Fixo
Administração Financeira I CAD 9111
AFO II Administração Financeira e Orçamentária
Administração Financeira III
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
O PLANO DE MARKETING.
Metodologia otimizada
Controladoria Financeira
Administração do Capital de Giro
Contas a Pagar.
Unidade 2 – Processos Logísticos
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Profa Dra Liliam Carrete
1ª AULA Tópicos Introdutórios da Contabilidade e Patrimônio
Elaboração de Projetos
Contabilidade e Análise de Balanços
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES E LOGÍSTICA
Oportunidades e Carreiras em Finanças.
Contabilidade Gerencial
Capital de Giro e análise das demonstrações financeiras
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
Logística e Gerenciamento da
10 de Janeiro de 2017.
Administração do Capital de Giro
NILSON TORRES SOARES JR.
Execução e Controle
MBA em Gestão de Projetos
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Organizando- se para uma Gestão Financeira. Uma boa gestão financeira garante a saúde de sua empresa e, porque não dizer também, a sua tranquilidade.
Capacidade. Um bom equilíbrio entre capacidade e demanda pode gerar altos lucros e resultar em clientes satisfeitos.
ASSESSORIA FINANCEIRA – GRUPO TECNO IT PESSOAS, PROCESSOS & SISTEMAS GARANTIR A INTEGRIDADE DOS DADOS FINANCEIROS, CONSIDERANDO AS PREMISSAS BÁSICAS DE.
PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do.
GABARITO EXERCÍCIOS OBS: ALGUNS QUADROS NÃO POSSUEM PREENCHIMENTO;
Gestão da Logística de Distribuição
Administração de Compras
Financiamento e Crédito Bancário
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
Gestão da Logística de Distribuição
Administração do Capital de Giro
Administração Financeira
Administração do Capital de Giro
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Processo de planejamento financeiro
LES Finanças Aplicadas ao Agronegócio
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Aula 03 Prof.: Thiago Delattre
CUSTOS LOGÍSTICOS.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Macroeconomia Seções 4.3 e 4.4 – Funções e papéis do Bacen e dos bancos comerciais Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Avaliação Econômico- Financeira de Projetos. Levantamento e projeção das receitas, custos e despesas; Projeção dos fluxos de caixa; Aplicação dos métodos.
OBJETIVO DA CONTABILIDADE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL O CONTROLE É A ALMA DE QUALQUER ATIVIDADE A FINALIDADE DO ATIVO E PASSIVO QUAL A GRANDE META.
Transcrição da apresentação:

Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador: Carlos Lopes

Gestão da Tesouraria.  O que é ? é o setor responsável por todo o sistema de controle financeiro. O objetivo da gestão da tesouraria é garantir recursos para que a empresa liquide seus compromissos de forma eficiente, ou seja, com um mínimo de recursos ociosos ou subutilizados no caixa.

Função da Tesouraria e respetivas atividade  PLANEJAMENTO FINANCEIRO Elaborar projeção de fluxo de caixa. Analisar estrutura de capital e propor alternativas de financiamento. Estabelecer política de aplicação financeira. Estabelecer política de financiamento de capital de giro.

 ADMINISTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA Controlar os recursos disponíveis em bancos e em caixa. Elaborar e analisar a Demonstração do Fluxo de Caixa Realizado Fazer conciliação bancária. Planejar e executar ações para suprir insuficiências de caixa. Cont.

Sistema de Tesouraria.

Gestão de contas a receber Realizar uma gestão eficaz das contas a receber é de fundamental importância para o caixa da empresa. Na gestão de contas a receber, três fatores devem ser considerados:  CONDIÇÕES DE CRÉDITO: Estão relacionadas à concessão de prazos e aos descontos que podem ser oferecidos para as vendas à vista.

Cont.  PADRÕES E LIMITES DE CRÉDITO: Estabelecem as exigências para a concessão de crédito, o perfil da clientela e definem os limites de crédito para cada cliente, visando minimizar os riscos financeiros.  CONTROLE DE CONTAS A RECEBER: Constitui a base de dados que gera diversas informações para a tomada de decisões no que se refere à políticas de vendas e concessão de créditos.

Informações do controle de contas a Receber  Qual é o valor total a receber dos clientes?  Qual é o valor que tenho para receber nos meses seguintes?  Qual é o montante em atraso?  Qual é o valor vencido com mais de 30 dias?  Quem são os clientes que não estão pagando em dia?  Para evitar dificuldades dessa natureza, a empresa precisa definir quais são as informações úteis para as decisões financeiras e, em seguida, organizar os controles para fornecer as informações desejadas

Gestão de Estoques  O principal objetivo da gestão de estoques consiste em evitar o excesso ou a falta de suprimentos para produção e vendas, bem como evitar as perdas de estoques.

Cont. Controles e procedimentos simples facilitam essa gestão:  Controle físico e financeiro de estoques;  Política de compras ;  Análise comparativa ;  cálculo da necessidade de capital de giro ;  Análise comparativa;  Custo econômico dos estoques excedentes;  Armazenagem e arrumação adequada dos produtos.