Mobilização para a participação cidadã através dos Conselhos Consultivos Locais, Chefes de Quarteirões e Outros Líderes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
Advertisements

Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
DENGUE. SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE VARGINHA ANO DE 2016.
CARDÁPIO DE BOAS PRÁTICAS SEMANA VOCACIONAL MARISTA 2016 Vocação Marista: Chamado a uma grande missão O êxito da Semana Vocacional Marista dependerá.
PIRANHAS - AL NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. PIRANHAS - AL Dados Demográficos: População Total: habitantes População rural: habitantes.
Base do Curso de Formação para Sindicalistas em Seguridade Social do Centro de Formação Profissional da OIT - Turin “EVOLUINDO RUMO AOS OBJETIVOS DO MILENIO”
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Estudos de Caso sobre Reassentamentos em Moçambique: Cateme, Parque Nacional do Limpopo e de Moma Camilo Nhancale (Coordenação) Sérgio Baleira Saturnino.
Sistema Municipal de Ensino Competências da Secretaria e do Conselho
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
MINISTÉRIO PÚBLICO DO PIAUÍ SUGESTÕES DE TEMAS- PLANO DE CONTINGÊNCIA- DEZ/2013- SAÚDE PÚBLICA CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DA CIDADANIA E SAÚDE.
CURSO EFA/B2 1.  É cidadão quem pertence a um país :  Onde há leis que protegem as pessoas;  Onde as pessoas, além de direitos, têm deveres a cumprir;
GOVERNAÇÃO PARTICIPATIVA, TRANSPARENTE E INCLUSIVA
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Apresentação - formação
Audiência Pública.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Aplicativo e Gestão Integrada a favor de nossas Cidades
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2017
Centro Educacional Unificado
Aplicativo e Gestão Integrada a favor de nossas Cidades
Associação Kupulumussana
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
A Experiência da UniZambeze
SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FERNANDO DE NORONHA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR.
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Autores: Vera Lucia Nogueira Fernanda Marin Campachi
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal
12/04/2018 Convenção de Governação sobre Concertação Tripartida (e Recomendação afim) 28 de novembro de Evelin Toth Mucciacciaro, ACTRAV CIF-OIT.
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
Orçamento Participativo Jovem Escolar
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Jorge Matine CIP/Fórum de Monitoria do Orçamento - FMO
DEMOCRACIA & SISTEMA PRESIDENCIALISTA
Apresentação do Trabalho e da Equipe
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – UNASUS/UFPEL Trabalho de Conclusão de Curso   Qualificação da atenção à saúde das crianças de 0 a 72 meses.
AMARELA E OUTRAS ARBOVIROSES
Dra Eugênia Rodrigues, MD, PhD
EMBAIXADORES DO DESPORTO da CPLP
Sistema Único de Saúde SUS
Gestão Democrática.
Instrumentos para o Diálogo
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Saúde do Adulto e do Idoso: Prestar assistência de Enfermagem aos grupos especiais: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Hanseníase, Tuberculose;
Desenvolvimento da Comunidade
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
Manual de Boas Práticas Movimento Associativo de Pais
Aplicação da Lei dos Órgãos Locais do Estado (LOLE).
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
O GCAL em perspectiva… Ano
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
PNLP . Elementos de referência . Princípios orientadores . Objectivos
Dinamizada pelo Clube europeu e biblioteca
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
Conexões de Saberes / UFAL – Prof. Cezar: Sociologia
A Importância do Planejamento e Programação Físico Financeiro da Secretaria de Saúde de Santo Estevão Bahia – Instrumentos Marcia Almeida Nogueira e Orlandina.
Transcrição da apresentação:

Mobilização para a participação cidadã através dos Conselhos Consultivos Locais, Chefes de Quarteirões e Outros Líderes

ÍNDICE INTRODUÇÃO CONSELHOS CONSULTIVOS LOCAIS CHEFES DE QUARTEIRÕES OUTROS LÍDERES

1. INTRODUÇÃO O Município da Matola ocupa uma área de 375Km², com uma população de um milhão de habitantes. Administrativamente é dividido em 3 Postos Administrativos e 42 Bairros. Os órgãos eleitos em 2013 são o Presidente do Conselho Municipal (órgão executivo)e a Assembleia Municipal (órgão representativo, deliberativo e fiscalizador).

1. INTRODUÇÃO Um dos 3 pilares da nossa governação da Matola, definido no Manifesto Eleitoral de 2013 e traduzido formalmente no Programa Quinquenal aprovado em 2014, é a Participação Cidadã na Governação municipal. Dizíamos no Manifesto que iriamos fazer da nossa Matola uma cidade ”onde todos munícipes participam na definição do que deve ser realizado em cada Bairro e em toda a cidade. Onde todos participam na monitoria e avaliação das realizações. Onde todos sabem quanto é que o Conselho Municipal tem e aonde gastou. Onde a transparência da governação e dos governantes e a participação dos munícipes na governação serão a nossa marca” (Manifesto Eleitoral de 2013).

1. INTRODUÇÃO E que iriamos instituir formas de organização através dos quais “a autoridade comunitária, as confissões religiosas, as organizações da sociedade civil, participam, de forma organizada e planificada, na definição e implementação do destino colectivo da nossa cidade” (Manifesto Eleitoral, 2013). Para o efeito, funcionalizamos os Conselhos Consultivos dos Bairros e atribuímos aos Chefes de Quarteirão e outros lideres comunitários um papel fundamental na participação cidadã – assuntos que iremos falar nesta apresentação.

2. CONSELHOS CONSULTIVOS LOCAIS

O QUE É CONSELHOS CONSULTIVOS LOCAIS São órgãos colectivos de representação da população, constituídos em cada Bairro por 20 elementos, representando mulheres, jovens e lideres comunitários (chefes de quarteirão, autoridades religiosas e outros). Dos Conselhos dos 43 Bairros saem elementos que compõem os Conselhos dos 3 Postos Administrativos (constituído por 40 elementos cada). Dos Conselhos dos 3 Postos saem 50 cidadãos que compõe o Conselho Consultivo da Cidade.

TAREFAS Pronunciar se sobre candidaturas a financiamentos públicos (PERPU) de projectos económicos dos munícipes. Articulação com as autoridades policiais informando a estas sobre focos de marginalidade e crime, bem como queixas das populações sobre a actuação da policia e comportamento de agentes policiais. Apoio e aconselhamento as autoridades municipais na gestão do Bairro e cidade.

Conselhos do Posto reúnem-se trimestralmente. FUNCIONAMENTO Para a prossecução das suas actividades, os conselhos funcionam da seguinte maneira: Conselhos de Bairros reúnem-se semanalmente e dirigidos pelo Chefe do Serviço Municipal do Bairro. Conselhos do Posto reúnem-se trimestralmente. Conselho Consultivo da Cidade reúne-se 2 vezes ao ano. O Presidente do Conselho tem uma agenda de reunião Bairro a Bairro com cada um dos Conselhos de Bairro, com uma agenda previamente definida, o que acontece 2 vezes ao ano.

CONSELHOS CONSULTIVOS LOCAIS

3. CHEFES DE QUARTEIRÃO

Semanalmente, reúnem-se com o Chefe dos Serviços Municipais do Bairro. CHEFES DE QUARTEIRÃO Na cidade da Matola temos perto de 1800 Chefes de Quarteirão – cidadãos eleitos pelos moradores do Quarteirões para serem os seus representantes no dialogo com as autoridades municipais. O trabalho de participação cidadã, baseada nos Chefes de Quarteirão, assenta nos seguintes processos: Semanalmente, reúnem-se com o Chefe dos Serviços Municipais do Bairro. Trimestralmente, reúnem-se com o Chefe do Posto Administrativo. Semestralmente reunir-se-ão, em 9 blocos, com o Presidente do Conselho. Anualmente realiza-se o Fórum dos Chefes de Quarteirões, num Bairro, com a participação de todos os Chefes de Quarteirão da Matola, para a discussão dos assuntos relevantes da cidade, balanço do ano e planificação do ano seguinte.

Divulgar calendários de vacinações a crianças. TAREFAS Os Chefes de Quarteirão tem as seguintes tarefas: Promover educação cívica dos munícipes para o respeito mútuo, boa-vizinhança, solidariedade, combate a comportamentos desviantes, cumprimento das obrigações comunitárias. Educar os munícipes, para o conhecimento e cumprimento das suas obrigações fiscais (pagamento de taxas e impostos) e para o conhecimento, participação e controle da aplicação das receitas nas realizações municipais. Divulgar dos Planos de Actividades e Orçamento Municipais e outras informações relevantes. Divulgar calendários de vacinações a crianças. Promover campanhas de combate e prevenção a doenças.

TAREFAS Difundir e colaborar na aceitação de campanhas de pulverização intra – domiciliaria. Registar pessoas carenciadas, idosos desamparados e crianças órfãs. Estimular a escolarização da rapariga e a alfabetização de adultos. Incentivar manifestações de arte e cultura. Auscultar as demandas dos moradores e sua canalização as autoridades municipais. Participar na solução dos problemas locais. Esta é uma experiencia que tem décadas de existência e que reactivamos neste mandato com muita enfase.

CONSELHOS CONSULTIVOS LOCAIS Reunião com Chefes dos Quarteirões, Bairro Acordos de Lusaka

4. OUTROS LÍDERES

4. OUTROS LÍDERES As reuniões com outros lideres, consiste em partilhar com todos os desafios da Matola a luz das constatações da governação aberta do PCM, bairro a bairro. Estas reuniões tem como objectivo central: Ouvir as inquietações dos fiéis das suas igrejas/mesquitas sobre a gestão da Matola. Receber os aconselhamentos e apoios necessários para melhorar a organização da vida na Matola. Partilhar formas e responsabilidades educativas dos munícipes (crianças, jovens, adultos, pais, mães, avôs): Na limpeza da casa e do bairro e na gestão do lixo, Na promoção dos valores humanos de solidariedade (apoio a velhos doentes e desamparados e crianças órfãs) Na boa-vizinhança, No combate a criminalidade, No combate a violência domestica

Reunião com outros Lideres, Bairro Acordos de Lusaka OUTROS LÍDERES Reunião com outros Lideres, Bairro Acordos de Lusaka

Montreal, Junho 2017 Obrigado