Julgamento clínico e Raciocínio clínico para Diagnóstico de Enfermagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raciocínio Clínico Formulação do Diagnóstico de Enfermagem
Advertisements

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
ABSCESSOS HEPÁTICOS EM FILHOTE CANINO
Histórico de Enfermagem/ Coleta de dados Isabely Pereira Cavalcante de Sousa
CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: SEMIOLOGIA DURAÇÃO: 140 HORAS/AULA PROFESSORA: MARIA APARECIDA A.DANTAS.
O que são variáveis? Operacionais ou Teóricas
Implementação da Assistência de Enfermagem Isabely Pereira Cavalcante de Sousa
Diagnósticos de Enfermagem Docente: Isabely Pereira Cavalcante de Sousa
Disciplina: Metodologia da Assistência de Enfermagem
Constipação. Introdução O fenômeno do envelhecimento gera mudanças no sistema digestório que incluem a diminuição da motilidade dos órgãos digestórios,
Mercados Ilícitos Globais, Crime Organizado e Cooperação Jurídica Internacional Aula 1 Leandro Piquet Carneiro Instituto de Relações Internacionais Universidade.
Os Efeitos de Modelos de Treinamento de Força e Cardiorrespiratório Sobre a Sarcopenia em Idosos Treinados Mestrando LUIS FERNANDO FERREIRA ORIENTADOR:
Nursing Diagnoses: definitions and classification (NANDA- I)
ODEBRECHT, F; VIEIRA, IO.; HERNANDES, A; VELARDE, L.G.C.*; MAFRA D. *
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE ENFERMAGEM
Apresentação de resultados Estação Saúde
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Lisboa | 28 de Junho 2011 Museu do Oriente
Profa. Dra. Maria Helena Pinto
Por que utilizar classificações diagnósticas?
Consumo energético e gasto calórico
AVALIAÇÃO DA DOR EM PACIENTES COM FERIDAS ONCOLÓGICA
Elaboração do Plano de Trabalho Docente
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Licenciatura em Engenharia Alimentar
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS -UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Melhoria da atenção.
Definição da Estratégia Organizacional
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Epidemiologia Analítica
Cristina Beatriz Stein Langaro
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Processo de Enfermagem
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
CORPOREIDADE AULA I. DEFINIÇÕES CORPOREIDADE: é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. Porto.
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Deborah Todeschini Orientadora: Alexandra Rosa Martins
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Desequilíbrio Hidroeletrolítico
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO
EXAME FÍSICO GERAL Prof. Eliana Amorim.
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
Resenha Parte 1.
São Paulo das Missões, RS
Caso Clínico – Pré-escolar
SINAIS VITAIS, Dor e MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
NUTRIÇÃO DO ADULTO E DO IDOSO
Julgamento clínico e Raciocínio clínico para Diagnóstico de Enfermagem
Nursing Diagnoses: definitions and classification (NANDA- I)
Fundamentos do Psicodiagnóstico
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
ERG 339- Cuidado Integral ao Adulto e Idoso no Perioperatório
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
LUCIANE PEREIRA MARQUES – CRN 37270
AÇOES ORIENTADORAS DO CRN/7 DIANTE DAS FRAGILIDADES DETECTADAS NA FISCALIZAÇÃO DO EXERCICIO PROFISSIONAL DOS NUTRICIONISTAS Fiscal Hellem Sousa CRN/7:1374.
LESÕES POR PRESSÃO(ESCARAS) ELINEUZA QUINA FISIOTERAPEUTA.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM -ACPE TERESINA 2015 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI - AESPI CURSO DE ENFERMAGEM: 2º SEMESTRE DISCIPLINA:
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

Julgamento clínico e Raciocínio clínico para Diagnóstico de Enfermagem Profa. Dra. Maria Helena Pinto 2017

Plano de aula: Data: 21/03/2017 Objetivo geral: ao término da aula, os participantes deverão ser capazes de identificar as etapas do processo de enfermagem e do raciocínio diagnóstico. Estratégia: aula expositiva dialogada, Recursos materiais: data show Avaliação: participação e discussão dos alunos em sala e durante EC.

Como fazer diagnóstico de enfermagem ????

Raciocínio clínico de enfermagem Método de fazer o DE. RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO Raciocínio clínico de enfermagem Método de fazer o DE. Passos para se tomar decisão fundamentada, ou seja, para se fazer DE. Aprender a pensar no DE, ou seja, aprender a ser enfermeiro. Pensar a fazer o DE.

RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO Conhecimentos Habilidades Experiência

Análise e síntese dos dados RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO Fases do RD: Análise e síntese dos dados Análise: é a separação do material em partes e o exame crítico das mesmas, o qual define seus componentes essenciais e suas relações. Síntese: é a combinação das partes ou dos elementos em uma entidade única. Estabelecimento do DE É o estabelecimento claro, conciso e definitivo da condição ou alteração do indivíduo.

Categorização dos dados: RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO Análise dos dados: Categorização dos dados: É a organização ou apresentação lógica dos mesmos. Identificação dos dados divergentes ou lacunas É a identificação de dados incompletos ou incongruentes.

Agrupamento das evidências em padrões. RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO Síntese dos dados: Agrupamento das evidências em padrões. Manifestações dos pacientes. Comparação dos padrões com teorias, modelos, normas e conceitos. Relação entre o que o paciente expressa e o conhecimento do enfermeiro Identificação de possibilidades (inferências ou hipóteses). Julgamento clínico Proposição de uma causa etiológica (relação). Fatores que influenciam ou contribuem para as inferências

Estabelecimento do DE: RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO Estabelecimento do DE: É o estabelecimento claro, conciso e definitivo da condição ou alteração do indivíduo. Resultado de um processo de raciocínio. Nomear as conclusões.

HISTÓRIA/COLETA DE DADOS Paciente do sexo F, 23 anos, internada há 20 dias, paraplégica tem virtude de agressão com arma de fogo, com perfuração de T8-T9 e em região pélvica direita e esquerda. Mantém-se no leito e depende de outro para realizar sua higiene. Refere estar se alimentando pouco, por falta de apetite, (peso 42 Kg e altura 1,60m). Apresenta conjuntiva e mucosas pálidas. Relata fraqueza, fezes endurecidas e ressequidas e não evacuar há 7 dias. Apresenta úlcera por pressão, com secreção purulenta e com tecido necrosado na região do osso sacro. Ao exame físico, apresenta massa palpável em quadrante inferior esquerdo...

PROCESSO DE RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO Categorização dos dados Lacunas Agrupamento dos dados Comparação Inferência Relação

PROCESSO DE RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO (Risner) Categorização dos dados Lacunas Agrupamento dos dados Comparação Inferência Relação - 23 anos - paraplégica - mantém-se no leito depende dos outros para realizar sua higiene e alimentação 42 Kg e 1,60m - se alimentando pouco. - falta de apetite conjuntiva e mucosas pálidas - fezes endurecidas e ressequidas - não evacua há 7 dias - Apresenta úlcera por pressão em região sacral, com secreção purulenta e tecido necrosado

PROCESSO DE RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO (Risner) Categorização dos dados Lacunas Agrupamento dos dados Comparação Inferência Relação - 23 anos - paraplégica - mantém-se no leito depende dos outros para realizar sua higiene e alimentação 42 Kg e 1,60m - se alimentando pouco. - falta de apetite conjuntiva e mucosas pálidas - fezes endurecidas e ressequidas - não evacua há 7 dias - Apresenta úlcera por pressão em região sacral, com secreção purulenta e tecido necrosado Dados incompletos ou incongruentes

PROCESSO DE RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO (Risner) Categorização dos dados Lacunas Agrupamento dos dados Comparação Inferência Relação - 23 anos - paraplégica - mantém-se no leito depende dos outros para realizar sua higiene e alimentação 42 Kg e 1,60m - se alimentando pouco. - falta de apetite conjuntiva e mucosas pálidas fezes endurecidas e ressequidas - não evacua há 7 dias - Apresenta úlcera por pressão em região sacral, com secreção purulenta e tecido necrosado Dados incompletos ou incongruentes 1. Nutrição /ingestão: alimentando pouco, conjuntiva e mucosas pálidas. 2. Eliminação: fezes duras e ressequidas, não evacua há 7 dias. 3. Integridade cutâneo mucosa: presença de úlcera por pressão, com secreção purulenta e tecido necrosado. 4. Locomoção e cuidado corporal: paraplégico, depende dos outros para realizar higiene pessoal.

PROCESSO DE RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO (Risner) Categorização dos dados Lacunas Agrupamento dos dados Comparação Inferência Relação - 23 anos - paraplégica - mantém-se no leito depende dos outros para realizar sua higiene e alimentação 42 Kg e 1,60m - se alimentando pouco. - falta de apetite conjuntiva e mucosas pálidas fezes endurecidas e ressequidas - não evacua há 7 dias - Apresenta úlcera por pressão em região sacral, com secreção purulenta e tecido necrosado Dados incompletos ou incongruentes 1. Nutrição /ingestão: alimentando pouco, conjuntiva e mucosas pálidas. 2. Eliminação: fezes duras e ressequidas, não evacua há 7 dias. 3. Integridade cutâneo mucosa: presença de úlcera por pressão, com secreção purulenta e tecido necrosado. 4. Locomoção e cuidado corporal: paraplégico, depende dos outros para realizar higiene pessoal. Ingestão nutricional equilibrada, Conjuntiva e mucosas coradas, Fezes pastosas, Evacuação diária.... Pele integra..... Locomoção e cuidado corporal independente ...

PROCESSO DE RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO (Risner) Categorização dos dados Lacunas Agrupamento dos dados Comparação Inferência Relação - 23 anos - paraplégica - mantém-se no leito depende dos outros para realizar sua higiene e alimentação 42 Kg e 1,60m - se alimentando pouco. - falta de apetite conjuntiva e mucosas pálidas fezes endurecidas e ressequidas - não evacua há 7 dias - Apresenta úlcera por pressão em região sacral, com secreção purulenta e tecido necrosado Dados incompletos ou incongruentes 1. Nutrição /ingestão: alimentando pouco, conjuntiva e mucosas pálidas. 2. Eliminação: fezes duras e ressequidas, não evacua há 7 dias. 3. Integridade cutâneo mucosa: presença de úlcera por pressão, com secreção purulenta e tecido necrosado. 4. Locomoção e cuidado corporal: paraplégico, depende dos outros para realizar higiene pessoal. Ingestão nutricional equilibrada, Conjuntiva e mucosas coradas, Fezes pastosas, Evacuação diária.... Pele integra..... Locomoção e cuidado corporal independente ... Nutrição alterada? Eliminação alterada Integridade cutâneo mucosa alterada Locomoção e cuidado corporal prejudicado Falta de apetite... Imobilidade prolongada .. ingestão alimentar diminuída .. Diminuição de circulação para tecido subcutâneo Danos neuromuscu ar e esquelé- tico

PROCESSO DE RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO (Risner) Diagnóstico de Enfermagem: 1. Nutrição desequilibrada: menos do que as necessidades corporais relacionado a falta de apetite evidenciado por relato de estar se alimentando pouco, IMC=xx e conjuntivas e mucosas pálidas. 2. Constipação relacionada a pouca movimentação e estar se alimentando pouco evidenciado por relato de fezes duras e ressequidas e de estar sem evacuar há 7 dias. 3. Integridade da pele prejudicada relacionado a diminuição de circulação evidenciado por úlcera por pressão na região sacral. 4. Déficit de autocuidado para .... relacionado a dano neuromuscular e esquelético evidenciado por necessidade de auxílio para ...

Obrigada!!