Processo de auto-avaliação nas IES: Experiencia da UP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF Projeto: Diagnóstico dos Arquivos do Governo do Distrito Federal. Rejane Soares Canuto.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Auto-avaliação dos cursos na UEM Gabinete para a Qualidade Académica
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
‘’SIMULADOR DE NEGÓCIOS SBS – SIMFORMER BUSINESS SIMULATION’’
O Papel do gestor na garantia da qualidade do Ensino Superior
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Avaliação Digital no Ensino Superior em Portugal:
Organização e Análise de Projectos
Porquê Reflexão sobre Género e Qualidade no Ensino Superior?
Notas Introdutórias e Enquadramento do Workshop
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
Elaboração de um projeto de pesquisa
Relatório de auto-avaliação
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
22ª Reunião Técnica – Porto Velho/RO
Processo de Auto-avaliação
Projeto FAEC Em ação nos Bairros.
GURGEL, Claudio e FILHO, Rodrigo de Souza
Articulacao na Governacao e Gestao Universitaria
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Planejamento de Sistemas Complexos
Processo de avaliação externa
Ana Maria Nhampule Maputo, 01 de Julho de 2015
Prof. Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto de 2015
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Ana Maria Nhampule Maputo, 02 de Julho de 2015
A formação acadêmica e as exigências do século XXI Fábio Reis: diretor de inovação e redes do semesp 10º CBESP 2017.
Relatório de auto-avaliação
Inovação pedagógica e o papel do apoio institucional
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Workshop de Capacitação das IES em Metodologias e Ferramentas de Avaliação da Qualidade do ES Revistas Olhar Crítico Sobre a Metodologia, os padrões e.
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
Processo de Auto-avaliação
Jorge Matine CIP/Fórum de Monitoria do Orçamento - FMO
A – Substituir a paridade por equidade, fazendo foco as linhas de orientaçãoo plasmadas na lei. A forma estrutural do CNAC não tem um Estatuto de funcionamento.
METODOLOGIA DE PESQUISA
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Relatório de auto-avaliação
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Políticas Públicas, participação social e cidadania
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Introdução ao Projeto na Engenharia
ANEXO IV Segurança e qualidadE da Vida nocturna o Papel dos psicólogos Raquel raimundo Lisboa│Dezembro 2017.
O GCAL em perspectiva… Ano
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
CURRÍCULO NA CRISE DE RACIONALIDADE E LEGITIMIDADE DO CAPITALISMO TARDIO Prof. Antonio da Silva Menezes Junior PPGE _PUC Goiás.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
O PFM-RF, SEUS BENEFÍCIOS E DESAFIOS
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
A AVALIAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO E AS POSSIBILIDADES PARA A ESCOLA CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA Encontro CADEP/NREs.
Transcrição da apresentação:

Processo de auto-avaliação nas IES: Experiencia da UP WORKSHOP DE FORMACÃO E CAPACITAÇÃO DE AVALIADORES EXTERNOS EM MATÉRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DE CURSOS E/ OU PROGRAMAS Processo de auto-avaliação nas IES: Experiencia da UP

Objectivos Apresentar a experiência da UP (sistematização e categorização) Processo de aprendizagem Processo de construção de conhecimento Processo em aberto

Conhecimento institucional Longos anos de construção (envolvimento de todos os estratos institucionais) Processos de revisão e reforma curricular Avaliação de cursos e programas Experiência com o SINAQES Conhecimento plural

Significado da Experiência (participação no SINAQES) Processo multissémico: Aprendizagem institucional Qualidade como construção Processo de construção do conhecimento institucional Autoavaliação e desenvolvimento institucional (cultura institucional, clima institucional, regulação)

Aprendizagem institucional sobre o significado do SINAQES Regulação do financiamento às IES Abordagem holística da qualidade Democratização do ES Internacionalização e globalização das políticas (regulação do perfil institucional) Desenvolvimento institucional Regulação da relevância Informação à sociedade Visão humanista da educação (avaliador/avaliado)

Aprendizagem institucional sobre o significado do SINAQES Instrumento de participação democrática (valores da UP) Aproximação entre os estratos institucionais (diferenciação institucional) Exercício constitucional (liberdade de expressão) Regulação institucional (critérios objectivos / avaliação da realização dos objectivos) Responsabilização institucional Acção global

O processo da autoavaliação: questões de partida? como sair de uma perspectiva normativa para uma perspectiva do desenvolvimento institucional? Como tirar vantagens do sistema para a promoção do desenvolvimento institucional? Como operacionalizar a política da avaliação institucional? Como associar a norma à dinâmica institucional? Como desenvolver novas ferramentas conceptuais e de acção (modelo conceptual e modelo de acção)?

O processo da autoavaliação: questões de partida? Que abordagem e enfoque metodológicos a instituição deve adoptar? Que novo perfil institucional é exigido? Como aumentar os níveis de identificação institucional?

O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: A Política da Autoavaliação na UP Funções: Classificativa Catalisadora (desenvolvimento) e reguladora (política) Informativa (comunidade académica e sociedade)

O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais Eixos da Política da AA Eixos da P AA Cultura e clima institucional Qualidade da acção Desenvolvimento da acção institucional Pensamento institucional

O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Eixos da Política da AA Política: Equilíbrio Perspectiva normativa (controle sistémico) Perspectiva desenvolvimentista (auto superação institucional)

(Pensamento institucional) (Desenvolvimento da acção institucional) O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: operacionalização dos princípios sistémicos Cultura de qualidade (qualidade da acção, cultura e clima institucional) Participação Educação Regularidade (Pensamento institucional) (Desenvolvimento da acção institucional)

O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Abordagem e enfoque metodológico Conflito entre abordagem fenomenológica e abordagem naturalista: valorização das experiências subjectivas dos actores institucionais (qualidade como atribuição e como percepção) Versus mensuração objectiva dos processos e resultados (sem considerar as percepções dos sujeitos) Conflito entre enfoque qualitativo e quantitativo: enfoque nas evidências documentais e icónico-expressivas Versus enfoque nas evidências perceptivas

Avaliação externa (piloto): Crítica por uma abordagem qualitativa O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Abordagem e enfoque metodológicos Avaliação externa (piloto): Crítica por uma abordagem qualitativa Relatórios da autoavaliação (piloto): concentração nos resultados do inquérito (Parcialidade nos critérios de verificação. Mas vantagem na abordagem da qualidade como um constructo subjectivo – qualidade percebida)

O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Abordagem dialéctica Não necessariamente eclética ou mista: baseada no critério de conversibilidade, interdependência e correlatividade (como critérios de validade) Pressupostos: (1) Não existe conflito entre o enfoque qualitativo e quantitativo: variação dos métodos, fontes de informação e complementaridade (grau de validade)

O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Abordagem dialéctica (2) A qualidade é simbiótica, dialéctica e dinâmica. Ela é simultaneamente categorizável (qualidade) e quantificável. As suas dimensões (qualidade e quantidade) são necessariamente coexistentes e interdependentes: Um processo ou resultado é tanto quanto mais qualitativo, quando ocorre num determinado grau ou frequência e, corresponde à determinados padrões ou critérios de qualidade num determinado grau.

O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Abordagem dialéctica Do mesmo modo, o grau ou frequência no qual um processo ocorre, expressa qualidade, quando os procedimentos inerentes se orientam para os resultados e padrões pré-definidos e quando este (processo) pode expresso em categorias de qualidade verificáveis. Neste sentido: a conversão e a correlação são atributos das proposições de qualidade.

Qualitativo e quantitativo O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Enfoque metodológico Qualitativo e quantitativo Qualitativo quantificável (Ex. questionários padronizados, grau e frequência das percepções) Quantitativo categorizável (significância e relevância dos valores, expressividade dos valores, factores explicativos dos valores e sua dinâmica de relação)

Expressivo Icónicas (fotografias, filmes) O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Classificação de evidências Evidências Documentais Escritas Expressivo Icónicas (fotografias, filmes) Perceptivas Escalas perceptivas

O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais Relação entre métodos e evidências Evidências documentais Análise documental Observação sistemática Evidências perceptivas Inquérito Questionário/Entrevista

Catalogação, atribuição um número de série: Indicador Padrão O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Organização de evidências Classificação (atribuição de uma classe) os procedimentos são os seguintes: distribuição das evidências pelos diferentes indicadores Catalogação, atribuição um número de série: Indicador Padrão Critério de verificação

3º: Critério de verificação O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Organização de evidências 1º: Indicador 2º: Padrão 3º: Critério de verificação

Mais operacionalizável com a redução dos padrões O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Lista de indicadores, padrões e critérios de verificação Mais operacionalizável com a redução dos padrões Confusão entre objectivo e critério Problema de sequência lógica dos critérios de verificação Boa base para a derivação de evidências Poderia integrar mais tendências perceptível (base comparável) e graus de congruência perceptiva Delimitação das questões do inquérito (vantagens): aumento da identificação institucional

Critério de Verificação O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Quadro lógico da avaliação institucional Indicador Padrão Objectivo Critério de Verificação Evidência

O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Lista de indicadores, padrões, objectivos, critérios de verificação e evidências Indicador Padrão Objectivo Critério de ver Evidência Tarefas da AA

Critérios de verificação: parâmetros de descrição e análise O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Lista de indicadores, padrões, objectivos, critérios de verificação e evidências Codificação das evidências (indicador, padrão e critério de verificação) Estrutura do relatório (descrição e análise dos resultados): conversão dos padrões e critérios de verificação em forma temática (relatório técnico/relatório institucional) Critérios de verificação: parâmetros de descrição e análise Operações básicas de análise: Tarefas da AA

Ordem e associações profissionais: Lista de padrões Conflito (?) O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Problema dos sistemas paralelos Ordem e associações profissionais: Lista de padrões Conflito (?) Problema da autoridade técnica Conflito de identificação institucional Necessidade de maior diálogo: objectivo comum, enriquecimento mútuo e complementaridade

Regulação do financiamento às IES Abordagem holística da qualidade O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Significado institucionalmente atribuído ao SINAQES Regulação do financiamento às IES Abordagem holística da qualidade Democratização do ES Internacionalização e globalização das políticas (regulação do perfil institucional) Desenvolvimento institucional Regulação da relevância Informação à sociedade Visão humanista da educação (avaliador/avaliado)

Instrumento de participação democrática (valores da UP) O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Significado institucionalmente atribuído ao SINAQES (valor social) Instrumento de participação democrática (valores da UP) Aproximação entre os estratos institucionais (diferenciação institucional) Exercício constitucional (liberdade de expressão) Regulação institucional (critérios objectivos / avaliação da realização dos objectivos) Responsabilização institucional Acção global

Ferramenta nova (SINAQES) O processo da autoavaliação - as etapas da construção de um conhecimento e prática institucionais: Significado institucionalmente atribuído ao SINAQES (valor social) Ferramenta nova (SINAQES) Existe ainda fobias (perante a eminência de um sistema de controle, perante a capacidade institucional de se ajustar ao sistema) Lacunas de conhecimento (quadro conceptual e competência técnica em construção) CNAQ (Papel de Risco): necessidade de uniformização de critérios, necessidade do exercício do papel de orientação das instituições

Acção Sistémica CNAQ: Formulação de políticas (definição de indicadores, padrões, critérios de verificação e sistema de avaliação), monitoria da sua operacionalização, gestão do sistema, ajustamento das ferramentas, avaliação institucional, avaliação do impacto social do sistema IES: operacionalização, pesquisa, validação e estudo de factores de validade

Acção Sistémica: Factores ambientais de risco Perigo da globalização da qualidade (discurso: as nossas universidades não tem qualidade, sistema não aplicável à realidade moçambicana Convivência de sistemas (Progressão versus comparabilidade) (Desafios do desenvolvimento: aproximação entre o ideal e o real)

GAQ Gabinete de Autoavaliação e Qualidade Órgão de acessória e monitoria, com funções de concepção e avaliação

GAQ - Modelo Modelo Funcional Estrutural

GAQ - Modelo Maior identificação institucional Essência da autoavaliação

Desafios actuais Processos de divulgação e socialização Identificação institucional, Alargamento aos serviços e outros níveis de acção institucional

FIM Muito obrigado pela atenção Pela igualdade de oportunidades de acesso e pelo direito à uma educação pluralista e de qualidade Julho de 2016