ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Administração Justificativa e objetivos (geral e específicos)
Advertisements

Listar o nome de todos os autores. TÍTULO DO TRABALHO (1 SLIDE)
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
Apresentação.  Os temas dos trabalhos podem permear qualquer área do conhecimento.  Grupos de 5 ou 6 alunos de uma mesma categoria (iniciante – 6°ano;
Apresentação de relatórios técnico científicos
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
(Times New Roman ou Arial, negrito, fonte 14, espaçamento simples)
Diretoria de Ensino de Piracicaba
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
ENP – Engenharia do Produto
PROJETO DE PESQUISA Profº Ronilson de Souza Luiz
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Planejamento do projeto
Agrupamento de Escolas de Águeda Biblioteca Escolar
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 07
Coordenação: Marcelo Correa
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Plano de Ensino Plano de aula
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL, ESPECÍFICO E JUSTIFICATIVA
Metodologia do Ensino de Matemática
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
COMO ORGANIZAR UM PROJETO DE PESQUISA
Como elaborar um projeto de pesquisa?
1.
MOSTRA DE TCC II TÍTULO ANA PAULA SÁ MENEZES1
Instrumentos de Avaliação do Ensino e Aprendizagem:
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
A pesquisa na escola.
Plano de Trabalho Docente PTD
ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
TÍTULO Subtítulo por: Autor(es) Orientador: Nome(s)
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
IV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Plano de Ensino Plano de aula
XIX Jornada Científica de Jornalismo
Jornadas de Pesquisa: o projeto de pesquisa
METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES NO TEXTO REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
XX Jornada Científica de Jornalismo
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO OBJETIVOS REFERÊNCIAS METODOLOGIA
Leitura dos Resultados EXEMPLO
TÍTULO DO TRABALHO- FONTE ARIAL, TAMANHO 32
XVIII Jornada Científica de Jornalismo
XVI Jornada Científica de Jornalismo
COMO INICIAR UMA INVESTIGAÇÃO
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
XIII Jornada Científica de Jornalismo
XII Jornada Científica de Jornalismo
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
Uso da Informação em Ambientes Educacionais Pensamento Científico na Gestão Educacional 2º Seminário de Monografia 28/10/2008 4h/a Cléa Mara Reis Félix.
TÍTULO: NO MÁXIMO 20 PALAVRAS
Prof. Elisson de Andrade
Prof. Elisson de Andrade
Faculdades Integradas de Três Lagoas, 2019
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO Metodologia do Ensino de Matemática Profª Sueli Fanizzi ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO SEQUÊNCIA DIDÁTICA

O que é uma sequência didática? É um sequência de aulas sobre um determinado tema, com objetivos previamente definidos.

Grupos de, no máximo, seis alunos 40% da nota final A sequência didática na disciplina Metodologia do Ensino de Matemática (trabalho da disciplina) Grupos de, no máximo, seis alunos 40% da nota final Entrega da primeira versão (11/10 – 10%) Apresentação – síntese do trabalho e proposta de uma das aulas da sequência didática (10%) Entrega da versão final (01/11 – 20%) Sequência de três aulas + Sistemática de avaliação

ESTRUTURA DO TRABALHO Capa e folha de rosto de acordo com as normas de apresentação de trabalhos acadêmicos da USP (título do trabalho: Sequência Didática de Matemática – “nome do bloco de conteúdo”) Sumário: 1. Introdução 1.1 Descrição do bloco de conteúdos: abordagem histórica e abordagem curricular 1.2 Justificativa da escolha do tema e sua importância para a vida em sociedade 2. A sequência didática Referências Anexos

DETALHAMENTO PARA A INTRODUÇÃO 1.1 Descrição do bloco de conteúdos: abordagem histórica e abordagem curricular Exemplo: Números Apresentar o bloco de conteúdos “Números”, a partir de uma perspectiva histórica do surgimento dos números, relacionando-o às necessidades do ser humano; Descrever a importância do estudo escolar do bloco de conteúdos “Números”, considerando o texto dos documentos oficiais. 1.2 Justificativa da escolha do tema e sua importância para a vida em sociedade Exemplo de tema: “Números num domingo” Explicar o processo de definição do tema, justificando a importância do seu ensino para a vida em sociedade.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Modalidade de ensino e ano de escolaridade   Número de alunos Número de aulas da sequência didática 3 Bloco de conteúdo Tema Objetivo Geral

BLOCOS DE CONTEÚDOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NÚMEROS OPERAÇÕES GRANDEZAS E MEDIDAS GEOMETRIA TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO (ESTATÍSTICA)

ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS ESPECÍFICOS, COMPETÊNCIAS/HABILIDADES, EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM)  Expressos com verbos. Pensar na frase: Ao final desta aula, tenho como objetivo que meu aluno seja capaz de: ... CONTEÚDOS - ASSUNTOS QUE SERÃO ABORDADOS AO LONGO DA AULA (EM TÓPICOS) Expressos em substantivos. Exemplos: Polígono; Adição e Subtração; Conversão entre unidades de medida de comprimento; Valor posicional dos números etc. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (EM TÓPICOS)   ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” RECURSOS NECESSÁRIOS TEMPO ESTIMADO DA AULA (60 à 90 min)

ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS ESPECÍFICOS, COMPETÊNCIAS/HABILIDADES, EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM)   CONTEÚDOS - ASSUNTOS QUE SERÃO ABORDADOS AO LONGO DA AULA (EM TÓPICOS) PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (EM TÓPICOS) ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” RECURSOS NECESSÁRIOS TEMPO ESTIMADO DA AULA (60 à 90 min)

ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS ESPECÍFICOS, COMPETÊNCIAS/HABILIDADES, EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM)   CONTEÚDOS - ASSUNTOS QUE SERÃO ABORDADOS AO LONGO DA AULA (EM TÓPICOS) PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (EM TÓPICOS) ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” RECURSOS NECESSÁRIOS TEMPO ESTIMADO DA AULA (60 à 90 min)

FORMAS DE AVALIAÇÃO (DURANTE E APÓS A SEQUÊNCIA DIDÁTICA) Durante as aulas: Ao final da sequência didática:

ALGUNS MATERIAIS A SEREM CONSULTADOS: ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO ESTADO DE SÃO PAULO http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/962.pdf ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (GESTÃO 2005 – 2012) https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/1077/OrientaCurriculares_ExpectativasAprendizagem_EnsFnd_cicloI.pdf CADERNOS DE APOIO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA – SME/SP http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Lingua-Portuguesa-e-Matematica-Aluno-2014 PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – MATEMÁTICA (CICLOS I E II) http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf

SUGESTÃO DE VERBOS PARA OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Pensar na frase “Ao final da aula, espera-se que o aluno seja capaz de...”

Análise Síntese Avaliação DOMÍNIO COGNITIVO Análise Analisar Comparar Diagramar Distinguir Ilustrar Provar Subdividir Calcular Decompor Diferenciar Esboçar Inferir Relacionar   Categorizar Debater Discriminar Examinar Investigar Separar Síntese Combinar Construir Dirigir Formular Organizar Propor Reunir Compor Coordenar Escrever Modificar Planejar Reescrever Conjugar Criar Esquematizar Narrar Projetar Reorganizar Avaliação Selecionar Concluir Criticar Escolher Julgar Validar Avaliar Constatar Descrever Estimar Justificar Sustentar Contrastar Explicar Medir Taxar