8º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços - ENASERV

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8º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços - ENASERV Internacionalização da Casa da Moeda do Brasil Joaquim Paulo Monteiro Paulo Ricardo Ferreira 19 de Abril de 2017

Índice 1. História 2. Produtos/Serviços 3. Negócios Internacionais 4. Experiência Jogos Rio 2016

1. História A Casa da Moeda do Brasil é uma Empresa 100% Pública, fundada em 1694, vinculada ao Ministério da Fazenda. Localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, suas instalações fabris ocupam uma área superior a 110 mil m2, em terreno de 500 mil m2, projetada de acordo com rígidos parâmetros de segurança industrial.

2. Produtos / Serviços DIRETORIA DE CÉDULAS E MOEDAS Responsável pela produção do meio circulante brasileiro, medalhas comemorativas e de premiação, além de outros produtos de segurança que demandem trabalhos artísticos em metais .

DIRETORIA DE SELOS Responsável pelo desenvolvimento de soluções de rastreamento que contemplem selos na forma física e digital. Esses selos permitem rastrear toda cadeia produtiva, conforme a necessidade do cliente. Os selos físicos consistem em impressos contendo características de segurança que podem ser aplicados aos documentos ou produtos. Já os digitais são códigos impressos diretamente nas embalagens dos produtos.

DIRETORIA DE PASSAPORTES E IMPRESSOS Responsável pela confecção dos passaportes e demais impressos de segurança, tais como: carteiras, selos postais, cartões, diplomas, certificados e outros produtos de segurança que demandem trabalhos artísticos em base de papel ou plástica. Passaporte: Tecnologia de certificado digital embarcada Software embarcado para personalização Elementos de segurança diversos Obedece aos requisitos da ICAO, sendo considerado um dos mais seguros do mundo.

Serviços com tecnologia digital: Certificação digital Captura de dados biométricos e biográficos Soluções completas que englobam hardware, software, operacionalização dos serviços em locais remotos Desenvolvimento de sistemas customizados para os produtos /serviços ofertados pela CMB

Clientes Nacionais

Clientes Internacionais Costa Rica Venezuela Peru Equador Congo Angola Paraguai Argentina

3. NEGÓCIOS INTERNACIONAIS CLIENTE PRODUTO QUANTIDADE (milhões) PERÍODO FORMA DE CONTRATAÇÃO PARAGUAI CÉDULAS (GUARANI) 40 2010 LICITAÇÃO VENEZUELA CÉDULAS (BOLÍVAR) 370 2011 ARGENTINA CÉDULAS (PESO) 987 2010-2014 DIRETA 310 2015 Comentar a mudança da Praça da República para Santa Cruz e a aquisição de novos equipamentos. Êxito na década de 80 em exportações: Angola, Cabo Verde, etc. Década de 80 – período inflacionário (trocas de denominações de cédulas e moedas) Nova família de cédulas do Real Modernização do parque fabril entre os anos de 2010 e 2011, o que permitiu voltar ao mercado externo. Nem todos os países tem Casa da Moeda e alguns, apesar de terem, não dão conta de toda a demanda interna, recorrendo a aquisições no mercado internacional. Comentar o quadro de exportações na tela

3. NEGÓCIOS INTERNACIONAIS (oportunidades) CLIENTE PRODUTO QUANTIDADE (milhões) FORMA DE CONTRATAÇÃO ARGENTINA CÉDULAS (PESOS ARGENTINOS) 140 DIRETA VENEZUELA CÉDULAS (BOLÍVARES) 700 DIRETA / LICITAÇÃO PARAGUAI NOVA FAMÍLIA DE CÉDULAS - LICITAÇÃO Cenário atual Atualização tecnológica de cédulas e moedas Capacitação técnica Capacidade disponível Restrições orçamentárias de nossos principais clientes nacionais Aumento do uso de outras formas de pagamento Israel e Coréia do Sul, países Escandinavos Comentar o caso Venezuela (risco país x demanda)

3. NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Volume anual de negócios disponível na América Latina > US$ 100 milhões Principais Mercados Vantagens competitivas proximidade dos países alvo Benefícios fiscais na América Latina Dificuldades encontradas para penetrar nos mercados externos Países europeus com políticas de exportação contínuas Prioridade no atendimento à demanda do Banco Central do Brasil Processos de maturação do negócio geralmente longos Dificuldades de conciliar exigências editalícias com atendimento a legislação a que somos submetidos Argentina Paraguai Venezuela Bolívia Países Africanos de Língua Portuguesa

4. Experiências Jogos Rio 2016 Mas, o que os Jogos Rio 2016 tem a ver com exportações da CMB?

A CMB patrocinou as medalhas dos atletas olímpicos e paraolímpicos Em paralelo produzimos para o BACEN o maior programa de moedas comemorativas já lançados com 36 diferentes moedas. Mas, o que isso trouxe de retorno para nós? Visibilidade externa e interna Fomentação do colecionismo de produtos numismáticos Comentar a estratégia de algumas Casas da Moeda e o quanto as medalhas comemorativas representam em seus volumes de negócios

MOEDAS COMEMORATIVAS Moedas Comemorativas alusivas ao tema Jogos Rio 2016 Moedas de Prata:

MOEDAS COMEMORATIVAS Moedas Comemorativas alusivas ao tema Jogos Rio 2016 Moedas Bimetálicas: Moedas bimetálicas com mascotes Moeda de ouro com a tocha:

Técnica & Sustentabilidade

Jogos Rio 2016 Fundição de Metais Reciclados Utilizados pela primeira vez em produtos metalúrgicos da CMB. Faces Convexas das Medalhas de Premiação Olímpica e Paralímpica Alcançado após desenvolvimento na CMB de ferramentas e metodologia específica para conformação a frio. Formato em seixo e as bordas arredondadas das Medalhas de Participação Desenvolvimento de novo ferramental de corte. Fixação da fita na medalha Não utilizamos “passador”. A cavidade para entrada da fita é usinada na própria peça.

Jogos Rio 2016 Ouro isento de Mercúrio Medalhas de Premiação utilizam ouro de minas que não fazem a extração com mercúrio Prata Reciclada Adquirida de fornecedores que retiram a prata de produtos eletrônicos e outros componentes Bronze Reciclado Utilizado o bronze oriundo de descarte dos processo da própria CMB. Plástico Reciclado A fita das medalhas possui em sua composição plástico oriundo de reciclagem. Madeira com selo FSC O estojo das medalhas dos atletas, diplomas e certificados possuem selo de certificação internacional garantindo que são utilizados em sua fabricação, produtos florestais de fontes legais e responsáveis. Papéis com selo FSC

Ineditismo

Jogos Rio 2016 Som nas Medalhas Paralímpicas Projeto inovador. Duas faces, uma caixa de ressonância, esferas e diversos passos para montagem criam uma medalha com som.

Medalhas de licenciamento alusivas ao tema Jogos Rio 2016 (lançadas e comercializadas pela CMB) Ouro Tocha Olímpica: elo entre o antigo e o moderno Prata Jogos Olímpicos na Era Moderna

Medalhas de licenciamento alusivas ao tema Jogos Rio 2016 (lançadas e comercializadas pela CMB) Bronze Dourado Mascotes e a Cidade Bronze Mascotes e a Cidade

E-commerce www.clubedamedalha.com.br

Joaquim Paulo Monteiro Paulo Ricardo Ferreira www.casadamoeda.gov.br www.clubedamedalha.com.br joaquimmonteiro@cmb.gov.br paulo@cmb.gov.br 21.2184.4205