Jogos Pedagógicos – Nível 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
Advertisements

QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de.
FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
VOLEIBOL.
Jogos Pedagógicos – Nível 3 Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2010.
MINI - VOLEIBOL seqüência do trabalho.
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências da Saúde
EMEF José Benigo Gomes. EMEF JOSÉ BENIGO GOMES PROJETO “PEDRAS” Todas as pedras são capazes de produzir fogo através do atrito?
Marketing Digital. Comunicação no Terceiro Setor Qual a importância? É possível? Quem pode fazer? Quais os benefícios da comunicação? Como pode ser feito?
PREVENÇÃO DE QUEDAS.
Projetos Físico-Esportivos de Saúde e Qualidade de Vida INSCREVA-SE! Atletismo RecreativoAvaliação FísicaBasquete RecreativoBeisebol / SoftbolBoxe ChinêsCaiaqueCross.
Coordenação Geral: Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte DCEFS - UFSJ 2016.
Movimentação Manual e Mecânica de cargas SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Data: 18/12/2010 Ismael Ramos.
CARACTERIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DO HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva.
Programa MAIS UM POUCO Formação para Escola Dominical Equipe de Redação da Coleção Bem-te-vi Escola Dominical:
MINI-HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva.
O GOLEIRO DE HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva.
MINI VOLEIBOL Jogos Reduzidos Características: Jogo criado para atender as necessidades das crianças; Segue basicamente as regras do jogo de voleibol normal;
O ATAQUE NO JOGO DE HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva.
O MÉTODO PERT-CPM. Em 1958 foi desenvolvido o método do PERT – Program Evaluation and Review Technique. Esse método permitiu instituir uma linguagem de.
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica.
SISTEMAS DE JOGO  De acordo com a complexidade, alguns sistemas de jogo são aprendidos antes e outros depois.  Capacidade técnica e o entendimento tático.
DESEMPENHO ESPORTIVOS E AS QUALIDADES FÍSICAS
PRINCIPAIS REGRAS DO FUTEBOL DE CAMPO
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
AS BOLAS PARADAS NO FUTEBOL JOVEM A OPINIÃO DOS TREINADORES
O jogo de basquetebol: O basquetebol é jogado por duas (2) equipes de cinco (5) jogadores cada. O objetivo de cada equipe é marcar pontos na cesta dos.
CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL
CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL
Área dos conhecimentos 1º período 7º ano
O PLANO DE MARKETING.
Funções de administração
Área dos Conhecimentos
Planejamento.
Disciplina: Handebol Profª Dra Clarice Martins
Aprendizagem do Século XXI
PEDAGOGIA DO ESPORTE E A QUESTÃO DA COMPLEXIDADE TÁTICA E TÉCNICA
SUPERIORIDADE OFENSIVA
Conhecimentos Habilidades Atitudes
BASQUETEBOL Estrutura Características Posicionamentos.
Voleibol GESTOS DE ARBITRAGEM.
VOLEIBOL – Ensino Médio 1º - MASC
Estruturas Funcionais do Voleibol
ATLETISMO (SALTOS).
ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT. INTRODUÇÃO  Abordagem dos aspectos básicos do arranjo físico das organizações;  Arranjo físico adequado proporciona:
Números inteiros juliana
PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos.
Curso de reciclagem e formação de professores e auxiliares
ANDEBOL.
INF 1771 – Inteligência Artificial
Gestão da Logística de Distribuição
Referências: Apostila do Profº Ms Vagner mathias e livro Eloi zambelan
Funções de administração
João Carlos Gomes Educação Física
VOLEIBOL.
PEDAGOGIA E DIDÁTICA NA MODALIDADE DE VOLEIBOL Trabalho realizado por : Rafael Rodrigues 1ºE Xavier Duarte 1ºE.
Referências:Apostila do Profº Vagner Mathias e livro do Eloi zamberlan
TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES: BASQUETEBOL:
ESCOLA:PRINCÍPIOS TEMA:FUTSAL ALUNO:PEDRO LUCAS PROFESSOR:LUCAS Cidade:Barra doGarças 01/02/19.
Tênis de Quadra Alunos: Graziella Lorena Luís João F. José Julia Yan.
Fundamentos e regras do futebol
Estratégias de jogo.
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Fisica Labirinto quimica Sair.
Exercícios Estruturados no Voleibol
 História  Equipamentos e Materiais , 5 e 6  Regras
HANDEBOL SINAIS DE ARBITRAGEM. INVASÃO DA ÁREA 01.
Transcrição da apresentação:

Jogos Pedagógicos – Nível 1 Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2010

Dez atividades – Nível 1 O nível 1 é composto por jogos fáceis que visam a integração e, ao mesmo tempo a familiarização das habilidades esportivas.

Atividade 1 Handebol – 3 x 3 jogadores Conteúdo (problema tático) = Manter a posse de bola Objetivo Geral = Desenvolver passes curtos e rápidos. Objetivo Específico = Receber a bola e deslocar Condição = Completar três passes antes de arremessar Tarefa prática = Passar a bola com uma mão, 20 vezes para cada companheiro da equipe (em círculo) Avaliação = O que deve ser feito para manter a posse de bola? Que habilidade (s) eu devo utilizar para passar a bola? E para receber? Quando eu devo arremessar? O que deve ser combinado em termos de tática entre a equipe?

Atividade 2 Queimada com pinos – 6 x 6 Conteúdo (problema tático) = Atacar e defender Objetivo Geral = Jogar com velocidade, dinâmica e postura pró-ativa Objetivo Específico = Carimbar/queimar jogadores e derrubar o pino Condição = Uma bola para cada objetivo Avaliação = O que é preciso fazer nesse jogo? Por que e como devemos nos proteger? Como desenvolver as habilidades deste jogo? Quando devemos passar as bolas? O que é melhor fazer, atacar o adversário ou defender o pino?

Atividade 3 Basquete – 3 x 3 jogadores em uma cesta Conteúdo (problema tático) = Arremessar na cesta de fora da área demarcada Objetivo Geral = Treinar o arremesso Objetivo Específico = Acertar a cesta, marcando pontos Condição = Completar três passes antes do arremesso Tarefa prática = Jogo 21 parado Avaliação = O que deve ser feito antes do arremesso? Como é feito um arremesso no Basquete? É preciso saltar para arremessar? Como devemos treinar os arremessos, parado ou jogando? Por que realizamos o jogo 21 parado?

Atividade 4 Jogo “Passa 6” – 3 x 3 jogadores Conteúdo (problema tático) = Criar espaço no ataque visando impedir os jogadores da outra equipe Objetivo Geral = Ensinar passes para jogos de invasão Objetivo Específico = Passar a bola 6 vezes sem erro para conseguir 1 ponto Condição = Espaço da quadra de volêi; passar a bola por cima da cabeça com as duas mãos (alterar esta condição durante a execução do jogo) Avaliação = Qual é o objetivo deste jogo? O que devemos fazer para acertar o passe? Como devemos passar a bola? Quantas vezes vocês conseguiram passar sem erro? O que é melhor fazer, marcar o jogador sem bola ou aguardar e surpreendê-lo?

Atividade 5 Basquete – Bobinho – 3 jogadores – 1 bobinho Conteúdo (problema tático) = Desmarcar-se Objetivo Geral = Aprender a passar, receber e arremessar Objetivo Específico = Arremessar na melhor oportunidade Condição = Passar 6 vezes sem erro antes de tentar a cesta Tarefa prática = Executar arremessos parados de fora do garrafão e em deslocamento (bandeja) Avaliação = O que e como o bobinho deve fazer para obter a posse de bola? Quando se deve arremessar? Como deve ser o arremesso? O que é melhor, arremessar de perto ou de longe? Por que? Com se desmarcar se o adversário te perseguir?

Atividade 6 Queimada com pinos – 6 x 6 com capacete Conteúdo (problema tático) = Acertar alvos Objetivo Geral = Aprimorar arremessos Objetivo Específico = Buscar os alvos determinados (cabeça e cone) Condição = A bola utilizada para carimbar as pessoas deve ser lançada com as duas mãos Avaliação = Quais são as diferenças deste jogo para o outro queimada com pinos? Como fazer para acertar os alvos? Quais são as habilidades e competências mais utilizadas neste jogo? O que é melhor, acertar o pino ou o capacete? Por que? Quem conseguiu acertar os alvos? É fácil ou difícil? Por que?

Atividade 7 Mini-Vôlei – 3 x 3 em ritmo intenso Conteúdo (problema tático): Obter pontuação após preparação de jogada e ataque Objetivo Geral: Desenvolver noções do voleibol Objetivo Específico: Não errar a preparação para o ataque (três toques, na sequência, passe, levantamento e ataque) Condição: Rede baixa, saque por baixo, se preciso for, perto da rede e ausência de bloqueio Avaliação = O que significa jogar em ritmo intenso? Quantas cortadas você conseguiu fazer? O que é preciso fazer para cortar/atacar? As jogadas da sua equipe tiveram êxito?

Atividade 8 Vôlei – Bobinho com 3 jogadores Conteúdo (problema tático) = Tocar a bola e mantê-la alta, tentar evitar a manchete Objetivo Geral = Desenvolver o toque por cima Objetivo Específico = Tocar parado, em deslocamento e/ou saltando Condição = O bobinho deve capturar a bola (pode sair da sua posição, entretanto não pode ficar a três metros do adversário) Tarefa prática = Jogo 3 x 3 de 3 minutos cada, passando a terceira bola (ataque) com toque por cima Avaliação = Você aprendeu a tocar na bola? Como tocou? O que é preciso fazer para evitar a manchete? Quando se deve utilizar o toque por cima no jogo?

Atividade 9 Softbol 4 x 4 Conteúdo (problema tático) = Rebater e correr Objetivo Geral = Ensinar a rebatida e estimular a corrida Objetivo Específico = Obter êxito em diferentes jogadas Condição = Cada jogador(a) tem três chances para rebater, na segunda, rebate a três passos atrás, na terceira, a seis passos atrás Avaliação = Você conseguiu obter o ponto na sua corrida? Para onde é melhor atacar, para frente, direita ou esquerda? Por que? Quem corre mais deve atacar primeiro ou depois? Por que? Qual foi a nova regra proposta?

Futebol com boliche – 4 x 4 com goleiro(a) Atividade 10 Futebol com boliche – 4 x 4 com goleiro(a) Conteúdo (problema tático) = Derrubar os cones que são as “traves” do jogo Objetivo Geral = Estimular o ataque e a defesa do jogo, por meio de um novo alvo Objetivo Específico = Organizar novas formas de finalização (chutes a gol) Condição = Após a derrubada do cone, o(a) jogador(a) tem direito a um pênalti. Avaliação = O que deve ser feito para chutar os cones? Os chutes devem ser fortes ou fracos? Como marcar um gol (ponto) no pênalti? Neste jogo, é preciso passar a bola? Por que? Por que temos um(a) goleiro(a) nesse jogo se não há gols?