TEMA: DESAFIOS DA PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

TEMA: DESAFIOS DA PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E IX ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES. Aracajú, 8 de junho de 2017 Mesa: A SUSTENTABILIDADE DA PESQUISA NA PÓS GRADUAÇÃO TEMA: DESAFIOS DA PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO Profa. Dra. Helena Carvalho De Lorenzo UNIARA, SP.

Três temas para o debate Desconstrução do termo sustentabilidade como relacionado à pesquisa na pós-graduação. Desafios da pesquisa na pós- graduação no Brasil Experiência da Uniara na construção da pós- graduação

1999 ---- 1.187 - programas de pós-graduação. Desafios da pesquisa na pós- graduação no Brasil. Expansão da pós- graduação nos últimos 20 anos. 1999 ---- 1.187 - programas de pós-graduação. 2014 ---- 3.620 - programas de pós-graduação. 1999---- 630 - programas de doutorado 2014---- 1.954 - programas de doutorado 2009 ---- 277.562 mestres e 98. 665 doutores. 2014 ---- 444.562 mestres e 168.143 doutores. Fonte Capes, 2014.

Evolução da pesquisa na pós graduação, segundo as “cobranças” ou “questionamentos “ para os pesquisadores. Anos 60- Você faz pesquisa? Anos 70- Você tem publicado papers? Anos 80- Qual a sua temática? Básica ou aplicada? Anos 90- Quantos trabalhos você publicou? Anos 90 - Quantos trabalhos você publicou este ano? Anos 2000- qual o fator de impacto de suas publicações? Anos 2000- Você participa de grupos de pesquisa? Anos 2000- Você orienta Iniciação Científica? Como docente e pesquisador você tem relações com a graduação? Anos 2010- Objetivamente sua pesquisa serve para que? Anos 2010- Você tem interações com o sistema produtivo? Anos 2016- Você tem relações com grupos internacionais?

1ª. década do século XXI- década de otimismo. “O bonde andando” Desafios no século XXI 1ª. década do século XXI- década de otimismo. “O bonde andando” Forte ampliação da produção cientifica e consolidação da Capes. Forte ampliação dos programas de pós- graduação e da rede particular de pós graduação. Forte ampliação dos fomentos à pesquisa: fundos setoriais; criação de redes; institutos do Milênio. 2ª. década do século XXI- incertezas e desafios. “Cenário bem diverso” Redução do numero de bolsas; Redução de Editais; Redução dos financiamentos

Brasil: Diferenças na participação de setores na graduação e pós-graduação. MOROSINI, 2009

Brasil: Diferenças na participação de setores na graduação e pós-graduação

Expansão e diferenciação

Desafios para o século XXI O que fica claro frente a um olhar crítico: Grandes projetos para numero reduzido de pesquisadores; Relativo abandono de projetos de pequenos valores; Projetos muitas vezes usados como marketing politico; Começamos a formar muitos doutores: onde estão alocados? Que a ciência não pode ser patrimônio de um seleto grupo de cientistas; Como fazer com que a sociedade tenha uma visão de ciência norteada na certeza de que o produto da ciência seja gerador de bem estar social? Como fazer com que a pesquisa não seja “só para inglês ver”? O importante é sempre o recurso humano; A boa pesquisa exige entender a razão de nosso atraso; Politica de pesquisa/financiamentos/ relevância/ qualidade/publicações

A construção da pós-graduação na Uniara Tabela 1. UNIARA A construção da pós-graduação na Uniara Tabela 1.UNIARA. Programas de pós-graduação stricto sensu.

Construção de um projeto coletivo UNIARA Construção de um projeto coletivo 1- Estudo das potencialidades de docentes da instituição para atuarem em pós-graduação. 2- preocupações com busca de pesquisadores e uma temática central que combinasse as formações individuais dos pesquisadores e disponibilidade para integrar suas temáticas originais com uma visão de ciência interdisciplinar (e não multidisciplinar). 3- Integração com a região: busca das especificidades locais e regionais. 4- Buscar construir um espaço próprio de pesquisa. Partir de uma rede conceitual ampla e diversificada na busca de uma temática que desse um caráter próprio ao programa. 5- Projeto coletivo criado a partir dos projetos de docentes. 6- Forte presença de docentes mais experientes, egressos de universidades públicas. 7- participação de docentes e pesquisadores mais jovens docentes da casa ou contratados pelo seu perfil integrador com o programa.

Tabela 2 – Financiamento da pesquisa (pós-graduação e graduação) na UNIARA.

Desafios da pós-graduação Mestrado e doutorado: etapas de uma trajetória única ou trajetórias divergentes? Tempo e diversidade de expectativas Dificuldades do modelo de avaliação Baixa exploração de modelos alternativos para o mestrado Os desafios da interdisciplinaridade: O que é ser interdisciplinar? Institucionalização e apoio Os desafios da avaliação Agenda de avaliação e de controle Conservadorismo

Referências BALBACHEVSKY Elizabeth (USP) Ensino superior no Brasil: desafios para a graduação e para a pós-graduação. Núcleo de Politicas Publicas da USP. 2001 BALBACHEVSKY Elizabeth Entraves e incentivos para o desenvolvimento de sinergias entre universidade e sociedade na produção do conhecimento: a experiência da América Latina Trabalho apresentado na 34° Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais – ANPOCS, Caxambu, MG, 25 a 29 de outubro de 2010. CIRANI Claudia Brito Silva, CAMPANARIO Milton de Abreu, SILVA Heloisa Helena Marques da A evolução do ensino da pós-graduação senso estrito no Brasil: análise exploratória e proposições para pesquisa Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, p. 163-187, mar. 2015. MOROSINI Marília Costa A Pós-graduação no Brasil: formação e desafios RAES / Año 1 / Número 1 / Noviembre 2009. Argentina WARDE miriam- o papel da pesquisa na pós-graduação. Cadernos de pesquisa. São Paulo (73): 67-75. maio 1990. GATTI B. ANGELINA Reflexão sobre os desafios da pós-graduação: novas perspectivas sociais, conhecimento e Poder. Revista Brasileira de Educação Set/Out/Nov/Dez 2001 Nº 18  

Muito obrigada, Helena De Lorenzo helenadelorenzo@gmail.com.br