10 VERDADES E NENHUMA MENTIRA SOBRE AS RODOVIAS PEDAGIADAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTRATO DE GESTÃO Inácio Henrique Carvalho Auditor Governamental.
Advertisements

A Ação da Polícia Militar Rodoviária na repressão aos delitos de Carga nas Rodovias Paulistas.
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
Audiência Pública na Comissão de Viação e Transportes Discutir a situação da iluminação pública nos perímetros urbanos das rodovias federais concedidas.
Gabriel Murgel Branco Fábio Cardinale Branco São Paulo, 21 e 22 de Julho de 2016 Próximos Passos para um Futuro Responsável PROCONVE – novas fases 13º.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
I - firmar convênios, contratos, acordos de qualquer natureza, receber auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas; Lei nº /05.
Política Nacional de Resíduos Sólidos Responsabilidades do Poder Público Municipal.
A Empresa A Servinel Technology oferece equipamentos e serviços para soluções em segurança eletrônica e consegue atender com efetividade seus clientes,
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
Pagamento por serviços ambientais - uma experiência brasileira Wilson Loureiro, UFPR/IAP Wilson Loureiro, UFPR/IAP ICMS Sócio-Ambiental, 7 e 8 de agosto.
Princípios de Finanças Internacionais Prof:AILTON.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária RDC ANVISA Nº 33/2003 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DIRETRIZES GERAIS DIRETRIZES GERAIS.
Conjuntos Programas, Ações e Atividades EstadoDireitoCidadaniaSeguimento Social, Cultural, ou Econômico. Políticas.
Uma maneira fácil e moderna para controle de NFe de Compra. Sistema Guardião NFe.
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA Profa. Elizabete Nunes.
Rodrigo Duarte.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
REFORMA PREVIDENCIÁRIA: SAIBA A REGRA APLICÁVEL AO SEU CASO
Caminhos para o Desenvolvimento
Saúde e Segurança do Trabalho – SST / Prof. Paulo S. Bayer
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2017
Seminário Nacional de Saneamento Sustentável
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Normas regulamentadoras.
Sistemas de Contratações Públicas de Serviços de Engenharia no Brasil.
LOA – 2017 LEI ORÇAMENTÁRIA DE INVESTIMENTOS.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos (MERFI) - V Turma
REFORMA PREVIDENCIÁRIA: Como ela lhe atinge?
A ANS e o perfil institucional dos Órgãos Reguladores
AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 2º QUADRIMESTRE
A QUESTÃO AMBIENTAL Desenvolvimento Sustentável
Desafios Para a Distribuição de Gás Natural no Brasil
Levantamentos e Pesquisas
Estagio Supervisionado II
Defeitos nos pavimentos das rodoviárias
PTR 5917 – ITS Sistemas “Inteligentes” de Transportes (ITS)
Cursos Administração e Engenharia de Produção Metodologia Científica Natália Robson Silvelino Ednardo Edson Eliene Michelle A importância do Controle Interno.
APOIO ÀS CONCESSÕES E PPPs
CÂMARA MUNICIPAL DE CARAMBEÍ
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
Siconv Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse.
AULA 02- Metodologia de projeto;
Prefeitura Municipal de Montenegro Secretaria Municipal da Fazenda Prefeitura Municipal de Montenegro Prefeitura Municipal de Montenegro Apresentação ISSQN.
Gestão Participativa Modelo de Gestão Ambiental
1. ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO 1.1. A Administração e a Organização 1.2. Organização – Características da Organização 21/09/2018
TÉCNICAS DE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO RODOVIÁRIO SD PM SERRA.
Contribuição de Iluminação Pública - CIP
A Problemática da disposição final dos resíduos sólidos.
Riscos socioambientais na concessão da Rodovia BR-163/MS
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças.
ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO EM CONCRETO NÃO ESTRUTURAL Tiago Aparecido de Oliveira, Ródney Silvério Costa Junior, Rafael Marçal.
Leis Brasileiras sobre Segurança do Trabalho
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Lei Complementar nº 101 de 19/10/2000
Tributos – Definição e Espécies I Prof. Robinson Barreirinhas
Soluções Ideais para a Gestão Pública. DECLARAÇÃO ELETRÔNICA DE SERVIÇOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS (DES-IF) Gerenciamento Integrado de Informações Governamentais.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
PROGRAMAÇÃO 2019 RESUMO DAS ATIVIDADES PRIORITÁRIAS
SISTEMA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Prof.: Verissimo Feres Administração da Produção.
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Audiência Pública 25/setembro/2014.
SEMINÁRIO DE MOBILIDADE URBANA
Estrutura Administrativa
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e.
PEC 06/2019 TEXTO APROVADO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
Transcrição da apresentação:

10 VERDADES E NENHUMA MENTIRA SOBRE AS RODOVIAS PEDAGIADAS

VERDADE As melhores rodovias do País são concedidas. As melhores rodovias do país são administradas por concessionárias privadas, como atestam pesquisas realizadas pela Confederação Nacional dos Transportes - CNT. A operação pelas concessionárias utiliza, além da inspeção de tráfego 24 horas por dia, novos sistemas de controle eletrônico por redes de fibras óticas, novas tecnologias para o pavimento visando a sua qualidade e durabilidade e o investimento constante em sinalização para aumento da segurança na via.

VERDADE As rodovias concedidas são mais seguras. O rápido atendimento médico-hospitalar nos casos de acidentes, a melhoria da sinalização nos trechos de maior índice de acidentes e o investimento em campanhas e programas de educação no trânsito dirigidas aos motoristas e passageiros foram fundamentais para reduzir em 23% o índice de mortalidade nas rodovias concedidas nos últimos cinco anos.

VERDADE Todos os usuários de rodovias concedidas têm direito a atendimento mecânico e médico Todos os usuários que estiverem no trecho concedido têm direito e recebem atendimento 24 horas. Se você tiver qualquer problema na rodovia e precisar do serviço de guincho, médico ou socorro mecânico, ninguém vai te pedir recibo ou te perguntar se você já pagou pedágio.

VERDADE Os contratos de concessão são públicos. Os contratos são públicos e podem ser acessados livremente. O processo para definição da empresa ou do consórcio vencedor para administrar a rodovia é constituído por uma licitação, que pode ser acessada por qualquer pessoa, sendo ainda previamente objeto de audiências públicas. Cada concessionária é uma empresa de fim específico, o que significa que ela é criada exclusivamente para administrar o trecho licitado e seus acionistas são conhecidos. Os legisladores, o Ministério Público e o Poder Judiciário têm livre acesso aos contratos e acompanham sua execução. Todos os contratos são fiscalizados por agências reguladoras, como a ANTT (federal) e outras estaduais.

VERDADE As concessionárias de rodovias não têm poder de polícia. As concessionárias não podem multar usuários, fiscalizar o peso de caminhões ou realizar qualquer atividade que seja específica dos órgãos com poder de polícia. As concessionárias, no entanto, fazem contribuições para que a fiscalização ocorra de forma o mais eficiente possível. Mas nos contratos de concessão, há, por exemplo, obrigação para que as concessionárias destinem parte da arrecadação para novos equipamentos e carros para as policiais rodoviárias.

VERDADE No futuro, vamos pagar por distância percorrida. Esta é a evolução natural do ponto de vista tecnológico e já é aplicada em vários países. Na Alemanha, por exemplo, os caminhões têm chips e pagam pela distância percorrida, sem necessidade de parar em praças de pedágio. Aqui no Brasil, temos SINIAV, programa por meio do qual teremos a instalação de chips que irão registrar as entradas e saídas do carro nas rodovias, enviando a fatura posteriormente ou descontando dos créditos do dono do veículo. No Estado de São Paulo, já temos um trecho em teste para aplicação desta tecnologia.

VERDADE Concessionárias ajudam na preservação ambiental As concessionárias trabalham para o bem estar ambiental e toda a preservação da vegetação que envolvem as rodovias. As empresas passam por um rigoroso processo de acompanhamento e fiscalização das obras e serviços para que estejam assegurados a implantação das medidas de mitigação e compensação decorrentes do licenciamento ambiental; recuperação dos passivos ambientais; reposição florestal; monitoramento da fauna silvestre; destinação adequada de resíduos sólidos e controle no transporte de cargas perigosas, entre outras iniciativas.

VERDADE Parte do pedágio arrecadado é destinado para desenvolvimento de municípios vizinhos. Concessionárias de rodovias contribuem com o ISSQN - Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza. A alíquota do imposto é definida por legislação municipal e o repasse é feito proporcionalmente à extensão das rodovias sob concessão que atravessam o município. O dinheiro do imposto pode ser aplicado em saúde, educação e outros serviços essenciais à população.

VERDADE O aumento de tarifa, obras e obrigações já estão definidos no contrato O contrato de concessão contém uma lista de investimentos necessários, todas as obrigações da concessionária e direitos do concessionário. É com base nesse acordo que o valor de pedágio foi calculado pelas concorrentes antes do leilão. Além disso, o contrato também prevê os critérios de reajuste, ponto crucial para que se mantenham os investimentos na rodovia e o equilíbrio do contrato.

VERDADE Todas as concessionárias são fiscalizadas No caso das rodovias federais, a atribuição é da Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT. Quanto as rodovias estaduais, em São Paulo, por exemplo, a responsabilidade é da ARTESP e no Rio de janeiro da AGETRANSP.