ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
1 Prof º Marcello Utiyama. 2 ABORDAGENS Terceirização Single Sourcing x Multi Sourcing Estratégia de Suprimentos NOVO RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES.
Prof. Alexandre Mendonça.  “Decisões e ações tomadas por organizações para lidar com seus públicos de interesse para atingir seus objetivos organizacionais”
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
Variáveis Quantitativas Qualitativas Aula 5. 2 TRADE MARKETING E O PONTO DE VENDA - Vantagens do Canal para a Indústria. - Vantagem do Trade Marketing.
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Organização e Análise de Projectos
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
Disciplina: Sistemas de Informação
Gestão Estratégica de Custos
Prof. José Paulo Hernandes
Planejamento estratégico
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
Gestão de processo Dutra 2017.
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Estratégia Mercadológica
Laboratório de Gestão Luís Moretto Neto Professor Associado II
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Desenvolvimento de Estratégia Logística
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
Planejamento.
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Transporte Prof. Jorge Luiz de Biazzi Bibliografia: BALLOU, R. H. Gerenciamento.
Definição da Estratégia Organizacional
Estratégia em Corporações Multinacionais
Criar vantagem competitiva sustentada
Elaboração de Projetos
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Roteiro de Planejamento Estratégico
Estratégia no Nível de Negócios
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
Teoria da Contingência
Estratégia Internacional
Etapas do processo de Administração Estratégica
Instrumentos Utilizados
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Professor Douglas Pereira da Silva
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
Logística e Gerenciamento da
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Administração Financeira 3º Adm – Faibi – 2º Sem/2018 adp.:prof: j.l.meneghetti 1.
Planejamento Estratégico DAMOL
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Gestão da Logística de Distribuição
Pedro Vale Nelson Rodrigues Ricardo Veloso
FATORES DETERMINANTES
CADEIA DE VALOR.
Planejamento estratégico
Administração de Marketing
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
Planejamento Estratégico em Logística
ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS
Planejamento Global de Eventos
CONTROLADORIA PLANEJAMENTO.
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Análise de Demandas Regionais
Prof. Wanderley Carneiro © / 47 Método dos Elos – adequação de layout de processos Estabelece a posição mais adequada para os postos de trabalho.
Transcrição da apresentação:

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS Prof. Dr. Edgard M Merlo

Atividade produtiva e a ação do Estado O Estado desempenhou papel importante na construção da infra estrutura básica no Brasil através de diversas ações desempenhadas como: Construção da Usina de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro (primeira usina para produção de aço com alto forno no país); Nacionalização das ferrovias existentes, uma federal a (RFFSA) e outra estadual (FEPASA); O processo de industrialização via substituição de importações ocorreu em dois momentos: a) no governo JK (1956/1960) quando ocorreu o Plano de Metas e b) durante o governo Geisel com o II PND (1975/79). Década de 1980, processo de substituição de importações estava esgotado; Década de 1990, fim das reservas e início do processo de privatização e abertura da economia.

Estratégia Estratégia como plano A estratégia pode ser formulada a partir de uma análise do ambiente interno e o seu confronto com o ambiente externo. Essa é a abordagem SWOT.   Estratégia como posição Parte do binômio produto-mercado – a empresa formula a sua estratégia em termos de um produto ou serviço que ela pretende ofertar em um determinado mercado. Análise do ambiente realizada através do conceito de 5 forças de Porter  Entrantes (competidores que resolver operar em uma indústria) Substitutos (produtos ou serviços que servem para substituir outros produtos, pode inclusive gerar ruptura tecnológica) Poder do fornecedor (fornecedor com força pode impor preços maiores reduzindo a margem dos compradores); Poder do comprador (pode exigir preços menores dos fornecedores) Rivalidade (maior rivalidade, implica um ambiente competitivo mais agressivo).

Estratégia e avaliação em Porter Existem duas estratégias genéricas possíveis: custo e diferenciação   Valor e atividades  Valor, preço que o consumidor está disposto a pagar pelo bem ou serviço. Cadeia de valor, escolha das atividade s que a empresa executa, em função da estratégia adotada. Margem, diferença entre o valor (preço) e o custo decorrente das atividades. Atividades : primárias e de apoio.  Atividades Primárias: aquelas diretamente relacionadas com a produção e entrega de valor pela empresa (logística, operações, marketing e vendas, serviços)  Atividades de Apoio: infra-estrutura da empresa, recursos humanos, tecnologia. O conceito de cadeia de valor pode ser ampliado para incluir as cadeias de valor dos fornecedores e dos canais. Daí a necessidade de examinar os elos dentro da cadeia de valor da organização e os elos verticais com fornecedores, canais e consumidores.

Projetos e planejamento Percepção de necessidades ou oportunidades de certa organização e que da forma à idéia de executar ou realizar algo no futuro   Projetos e Planejamento Atividade de planejamento => escolha de situações futuras adequadas ao ambiente que envolve a organização e o estudo dos cursos alternativos de ação para alcançá-las. Projeto => se refere a um tema específico, requer quantidades definidas de recursos e de tempo e estabelece resultados quantificáveis.

Decisões de projetos As decisões de projetos a serem tomadas dizem respeito a: Escopo das atividades, Adequação das atividades ao ambiente externo, Adequação das atividades às capacidades da organização, Aplicação de recursos substanciais, Mudanças operacionais e Atendimento de expectativas e valores dos grupos que influenciam a organização.

Projetos públicos x privados Projetos empresariais ⇨ assegurar retorno ao capital investido Projetos públicos ⇨ apresentar um saldo de benefícios p/ a sociedade Projeto, sentido lato, Compreende todo o trabalho de equacionar um problema relevante apontado pelo planejamento, decidir quanto à implementação de uma solução e avaliar os resultados obtidos.

O lado humano dos projetos Empresas ⇨ são organizações de pessoas Adoção de objetivos comuns e compartilhados ⇨ facilita a cooperação Falta de objetivos claros ⇨ exacerbação das motivações individuais ⇨ surgem intransigências ⇨ conflitos ⇨ ineficiência (entropia na organização) Comunicação emperrada, truncada e distorcida ⇨ um dos grandes males das organizações A redução da entropia ⇨ comunicação, envolvimento, comprometimento

O lado humano dos projetos Projeto ⇨ mudança ⇨ situações novas ⇨ interferindo na vida das pessoas Concepção clássica de administração (organizar, prever, planejar, controlar) Sucesso de projetos ⇨ capacidade de gerar vantagens para todos os interessados ⇨ importância do planejamento e do ambiente participativo. A empresa precisa ser “vendida” para seus funcionários

A estrutura e as etapas de um projeto 1.Aspectos econômicos Mercado (quantidade demandada, preço de venda, canais de distribuição, descontos, etc.) Localização (depende de aspectos como mercado, escala pretendida, considerações técnicas, disponibilidade local de fatores de produção, aspectos ambientais, etc.) Escala (estudo de mercado, localização, aspectos técnicos)

A estrutura e as etapas de um projeto 2. Aspectos técnicos equipamentos de produção seleção do processo de produção arranjo dos equipamentos na fábrica

A estrutura e as etapas de um projeto 3.Aspectos financeiros composição do capital financiamentos capital de giro outros (análises de índices)

A estrutura e as etapas de um projeto 4. Aspectos administrativos estrutura organizacional para a implantação e operação do projeto necessidade de treinamento estruturação contábil (plano de contas, escrituração, instrumentos de controlo durante a fase de implantação) 5. Aspectos institucionais (jurídicos, legais, de meio ambiente)