Integração e Inclusão Social Willian Alberto de Aquino Pereira

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Transcrição da apresentação:

Integração e Inclusão Social Willian Alberto de Aquino Pereira Rio de Janeiro 20 de Outubro de 2011 Willian Alberto de Aquino Pereira Tel: (21) 2553-3994 willian@sinergiaestudos.com.br www.sinergiaestudos.com.br www.transporteideias.com.br

Reflexão A dificuldade de grande parte da população em perceber os serviços públicos como espaços de exercício de direitos, torna visível o distanciamento deste, que se esperaria que fosse um dos pilares da cidadania na obtenção de igualdade e respeito. Não o conseguindo através dos meios formais, muitos consideram-se liberados para o que se chama “dar um jeitinho”, já bem descrito pelo antropólogo Roberto da Matta.

Vida, Somente Vida Transporte público é condição para reduzir a fome, acessar empregos, habitação, saúde, serviços e educação.

A Questão da Eficiência

Clientes Tempo de viagem Faixa de renda média (em salários mínimos) Tempo médio das viagens (min) Até 2 SM 34,5 De 2 a 5 SM 40,0 De 5 a 10 SM 41,0 De 10 a 20 SM 36,5 Acima de 20 SM 33,2 Fonte: PDTU-RJ 2005

Motivos de viagem Trabalho Estudos Lazer Saúde

Escolha Modal e Rota Os clientes consideram os seguintes atributos para escolher o modo de transporte: preço; conforto; tempo de viagem; tempo de espera; confiabilidade*; segurança. ? ? ? ? * Pouca variação dos tempos de viagem e espera

Escolha Modal e Rota Orçamento; Rigidez dos horários; Características do usuário que influenciam qual o fator preponderante de escolha:   Orçamento; Rigidez dos horários; Seus valores subjetivos; A condição física do usuário; Outras necessidades além do transporte.

Escolha Modal e Rota Existem aspectos que influenciam a escolha e não são controláveis pelos operadores. Mas com a implantação da integração tarifária o preço deixa de ser o atributo principal.

Vantagens Sociais da Integração Economia de tempo Ascensão social Qualidade de vida Mais tempo com a família

Vantagens Econômicas da Integração Racionalização do sistema; Reflexo na configuração da rede; Menor tempo de viagem; Priorização do transporte público.

Integração Físico-tarifária em Área Fechada Curitiba Integração no ponto Conexão com linhas alimentadoras Veículos com capacidade de 180 a 220 passageiros Embarque em nível Venda antecipada de passagem

Integração Físico-tarifária em Área Fechada Aracaju Integração em terminais Conexão com linhas alimentadoras Veículos com capacidade de 180 a 220 passageiros Venda antecipada de passagem em guichês na entrada do terminal

Integração Físico-tarifária em Área Fechada Petrópolis Integração em 3 grandes terminais: Bingen, Correas e Itaipava Venda antecipada de passagem

Integração Físico-tarifária em Área Fechada Demanda área Ponto em frente a Fiocruz Avenida Brasil (Rio de Janeiro - RJ) Uso do solo consolidado Vista aérea do Terminal DIA (Aracaju - SE)

Integração Físico-tarifária sem Área Fechada

Bilhetagem Eletrônica Pagamento de forma eletrônica Utilização de dispositivos especiais, smart card ou similar. Vantagens: Não utilizar dinheiro Criação redes de integrações Melhor gerência da rede Integração de sistemas (GPS)

Bilhete Único Metropolitano - RJ Redução: 111 valores para 12 Forma matricial – viagens não radiais Integração tarifária Tempo máximo de 02h30m Um transbordo Tarifa: R$ 4,40 = máxima tarifa Multimodal se tiver integração intermunicipal Não inclui ônibus especial

Integração entre Modais com Tarifa Única (Subsidiada) 76% - sem transbordo 19 % - 1 transbordo 4% - 2 transbordos 1% - 3 ou + transbordos

Bilhete Único “Bolsa Família do Transporte” 85 % população brasileira em áreas urbanas 75% da população fluminense mora no Grande Rio (trabalho na Capital e moradia na periferia) Alto custo do transporte público – redução da empregabilidade Despesa com transporte coletivo R$ 105,00/mês por usuário do Grande Rio BU Subsídio direto ao usuário de transporte intermunicipal Integração para todos os modais de transporte público (ônibus, barca, trem, metrô e vans legalizadas) Baratear o transporte e torná-lo mais racional Fonte: Jornal Valor Econômico - Marcelo Côrtes Neri, economista-chefe do Centro de Políticas Sociais e professor da EPGE/FGV

Bilhete Único Intermunicipal * Aumento de 32% usuários no segundo ano ** 79% viagens ônibus – ônibus ** 21% metro, trens ou barcas - ônibus Tarifa Subsidiada acima de R$ 4,40 Redução 50% valor pago nas viagens 860 mil viagens por dia útil 425 milhões de viagens em 19 meses** 1,9 milhões de pessoas já usaram* Subsídio de R$ 2,10 por usuário (ida+volta)

Bilhete Único Carioca Integração tarifária Linhas de ônibus municipais Embarque em 2 ônibus Intervalo de duas horas Tarifa: R$ 2,50 Ônibus + Trem Estações dentro do município Tarifa: R$ 3,70 Implantada na licitação das linhas – parte do ônus de outorga Não inclui ônibus com ar condicionado e tipo rodoviário

Bilhete Único Carioca BILHETE ÚNICO CARIOCA R$ 2,50 Sistema de bilhetagem com Tarifa Única Deslocamento origem-destino Intervalo de 2 horas 1 transbordo Mínimo aumento tarifa modal atual Sem subsídio

Sem o Bilhete Único Carioca VIAGEM INTEGRAÇÃO FÍSICA Sem ar condicionado R$ 5,00 70 minutos Com transbordo VIAGEM INTEGRAÇÃO FÍSICA Ar condicionado R$ 4,90 110 minutos Sem transbordo VIAGEM DIRETA

Com o Bilhete Único Carioca Sem ar condicionado R$ 0,00 40 minutos Sem ar condicionado R$ 0,00 40 minutos Sem ar condicionado R$ 2,50 30 minutos Sem ar condicionado R$ 2,50 30 minutos VIAGEM INTEGRADA

Após o Bilhete Único Carioca Economia de R$ 120,00 Metade de uma Cesta Básica Fonte: Dieese, julho 2011, Rio de Janeiro 6 quilos de Picanha Agosto 2011, Rio de Janeiro

SINERGIA e ANTP apresentam http://www.transporteideias.com.br/2011/10/20/beneficios-com-bilhete-unico-no-rio-representam-58-do-bolsa-familia/

Questões sobre Integração e Inclusão Social 1) A integração terá reflexo no uso do solo ampliando as cidades? 2) O subsídio é uma injeção de recursos na economia local e aumenta o poder aquisitivo do povo ou apenas reduz custos dos empregadores (VT)?

Questões sobre Integração e Inclusão Social 3) Está claro que o uso de bilhetes eletrônicos de integração não exclui a prioridade nas vias e o uso de terminais de integração física para consolidação de linhas? 4) Elimina o estigma de que o Vale Transporte é o vale desemprego para pessoas da periferia, por serem preteridos na contratação?

Questões sobre Integração e Inclusão Social 5) O Bilhete Único garante a modicidade tarifária diferenciando: o custo de operação, do preço que o governo paga, da tarifa que o usuário desembolsa?