Ser um designer instrucional na era da tecnologia móvel: desafios para o professor do século XXI I SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL DO IFPI - CAMPUS TERESINA.

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Transcrição da apresentação:

Ser um designer instrucional na era da tecnologia móvel: desafios para o professor do século XXI I SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL DO IFPI - CAMPUS TERESINA ZONA SUL – 06 a 07 de abril-2017. Profa. Giselda Costa ( Instituto Federal do Piauí)

. Introdução

Design…..

IBSPI (International Board of Standards for Training, Performance and Instruction). "designer instrucional" é um título muito estreito. Em vez disso, eles se descrevem como "designers de experiência de aprendizagem" ou "arquitetos de aprendizagem. O que e como os alunos vão aprender, e como os professores e outras partes interessadas na educação saberão que os alunos aprenderam.

Habilidades do século 21 Criatividade Inovação Pensamento crítico Iniciativa Colaboração Comunicação Flexibilidade Liderança, etc

. Affordance

Affordances

Affordance As qualidades físicas da pedra permaneceram as mesmas para todos os agentes, mas suas propriedades proporcionaram diferentes potenciais de ação em uso por diferentes agentes. Gibson ( 1997)

Affordance

Design Instrucional

1- Conhecer a tecnologia da audiência Não construir o curso ou material para o celular do aluno

2- Chamar atenção da audiência Se seus alunos estão acessando o seu conteúdo educacional nos dispositivos móveis, as chances são que eles estão em movimento. (shopping, bares, casa de amigos..) Fazer atividades atraentes

RISE - https://articulate.com/360/rise

Ferramentas Abertas http://www.tricider.com/home http://www.giseldacosta.com/wordpress/links

CUIDADO! Os projetistas não devem converter os materiais e cursos de eLearning existentes para caber em uma tela menor sem antes considerar opções alternativas para abordar os objetivos de aprendizagem e desempenho com base na mobilidade do aluno.

Projeto Cellatschool - CTZS

3- Ser objetivo e rápido Em vez de fazer um longo material, tente dividir o seu curso em partes menores (microlearning). Dessa forma, os alunos podem concluir rapidamente cada atividade. Assistir a um vídeo do YouTube Ler um blog Ouvir um podcast Pedir conselho ao colega etc…

4- Conhecer sua audiência Determine o tipo de público-alvo Quem são (idade, sexo, educação, status econômico, convicções políticas / sociais / religiosas) Que nível de informação eles têm sobre o assunto (iniciante, leitor geral, especialista ou perito) O contexto em que estarão lendo seu material ( texto, revista popular, revista especializada, na Internet, etc.)

App Cellatschool - CTZS

.

Foco de qualquer desenvolvimento profissional a partir de ferramentas digitais não deve ser sobre a tecnologia em si, mas em como os recursos digitais podem melhorar o desempenho do professor em sala de aula para ajudar o aluno no ensino e aprendizagem.

E-books http://www.giseldacosta.com/wordpress/e-books-2015-2016/

Obrigada Giselda Costa CellAtSchool PLUS project coordinator Applications Research Group Email: giseldacostas@hotmail.com Web: www.giseldacosta.com Phone: +55 86 99956-4964