LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Advertisements

A EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA
EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA JPAN-2008 Distribuição e Logística.
Impacto da Logística na Indústria Integrantes do grupo: R.A Bruno Baraldi Bullio Rodrigo Barbosa Carlos Henrique P. Pinheiro César Grilo.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Até a Década de 50 CANAIS DE SUPORTE Atividades Externas.
1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Tecnologia da Informação Aplicada à Logística Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
Reposição Contínua (CR) Carolina Campos Fernanda quadros Gabriela Machado Pedro Henrique de oliveira.
6 Sistemas Empresariais Sistemas de Apoio Empresariais Sistemas Colaborativos Sistemas de Processamento de Transação Aplicativos Empresariais.
Variáveis Quantitativas Qualitativas Aula 5. 2 TRADE MARKETING E O PONTO DE VENDA - Vantagens do Canal para a Indústria. - Vantagem do Trade Marketing.
Logistica Empresarial Unidade 1 Subgrupo 08E: Thiago Raymon Pedro Hatsuia.
Da Logística ao Supply Chain Management O que é Logística:  Origem: palavra Francesa “loger” = “alojar”  Militares “rte de transportar, abastecer e alojar.
A GLOBALIZAÇÃO E A LOGÍSTICA Dentro do mundo globalizado, podemos analisar que vários nichos de mercado, vem se atualizando com vários países. Não podemos.
1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Cadeia de Suprimentos e Gerenciamento.
DIAS DE AULA 11/08- 17/08 18/08- 24/08 25/08- 31/08 01/09- 08/09- 14/09 15/09- 21/09 22/09- 28/09 29/09- 05/10 06/10- 19/10 20/10- 26/10 27/10- 09/11-
Logística e Cadeia de Suprimentos
EAD-667 Logística e Cadeia de Suprimentos
Decisões sobre terceirização
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Terceirização de Operações Logísticas.
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Unidade 2 – Processos Logísticos
Surgimento e Objetivos Conceituando Características de uma parceria
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Transporte Prof. Jorge Luiz de Biazzi Bibliografia: BALLOU, R. H. Gerenciamento.
Distribuição Física.
Supply Chain Management
RECAPITULANDO O CONCEITO
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Gestão da Cadeia de Suprimentos
A Importância das TIC na Restauração
Aula 08: Ambiente do Suprimento
Logística e Gerenciamento da
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Caminho particular pelo qual os produtos passam – centros de distribuição, atacadistas e varejistas, até os consumidores. Conjunto.
Oque é logística? Logística significa contabilidade e organização e é um termo de origem grega. Logística também vem do frânces “logistique”, que significa.
DISTRIBUIÇÃO FISICA Prof. Paulo Roberto Leite. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DIRETOS E REVERSOS Matérias Primas Virgens Fabricação Distribuição Varejo Consumidor.
MargemMargem Margem Margem ESTOQUE E COMPRAS 1 MargemMargemMargemMargem Margem INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA.
Gestão da Logística de Distribuição
Gestão da Logística de Distribuição
O que é Estoque. O que é Gestão de Estoques
CADEIA DE SUPRIMENTO PROF. RENATO BEZERRA.
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico
LOGÍSTICA.
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
A LOGÍSTICA COMO FONTE POTENCIAL DE VANTAGEM COMPETITIVA Professor Patrick Nunes Doutorando em Psicologia Social Doutor em Ciência Política (não reconhecido.
Logística Yuri Simão 2014.
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
LOGÍSTICA DE EVENTOS Prof. Fabrício Lucena.
Logística e Gerenciamento da
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Administração da Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management Germano Demathe Alencar 2019.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
Logística e Supply Chain Management
TÉCNICO LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TURMA INTEGRADO.
GESTÃO DE PROJETOS - 1 Escola de Engenharia de Lorena
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Logística Industrial Segunda avaliação Professor: DANIEL BARBOSA Engenheiro mecânico.
Disciplina: Logística e operações Evolução histórica da logística e seu papel emergente Profª. Drª. Sônia Regina Gouvêa Rezende.
Transcrição da apresentação:

LOGISTICA CONCEITO ORIGENS

Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).

DESMEMBRANDO O CONCEITO...

SIGNIFICADO DO TERMO A verdadeira origem do termo, ainda encontra diversas divergências. Enquanto alguns historiadores e professores defendem que a origem vem da palavra grega "Logistikos", do qual o latim "Logisticus" é derivado, ambos significando cálculo e raciocínio no sentido matemático, outros historiadores ( e podemos dizer a maioria deles ) defendem que a origem vem do francês "Logistique" ou "Loger", como era usa primordialmente, e que é traduzida como "a parte da arte da guerra que trata do planejamento".

ORIGEM

Surgimento

Primeiros passos como Ciência

Missão da Logística Atender o nível de serviço dentro do custo previsto; Contribuir para a gestão comercial da companhia, por meio da confiabilidade e eficiência da movimentação de materiais, bem como nos prazos e metas de atendimento aos pedidos efetuados pelo cliente.

Razões que tornam a Logística importante Rápido crescimento dos custos, principalmente relativos aos serviços de transporte e armazenagem; Desenvolvimento de ferramentas de TI; Complexidade crescente para administrar materiais e distribuição física; Necessidade de maior gama de serviços logísticos; Mudanças de mercado e de canais de distribuição, especialmente para bens de consumo; Tendência de os varejistas e atacadistas transferirem as responsabilidades de administração de estoques para os fabricantes.

Evolução da logística Primeira fase: Atuação segmentada Surgiu após a Segunda Guerra Mundial; Indústria atendia somente as necessidades essenciais dos consumidores (pouca variedade de produtos); O estoque era o elemento chave da cadeia de suprimento; Produção de lotes econômicos; Pedido era demorado (consulta por telefone, correio, visita de fornecedores, etc.…); Produção verticalizada (dentro da empresa).

Segunda Fase: Integração Rígida Marketing começa a influenciar o consumidor (maior número de produtos). Processo de manufatura mais flexível; Mais produtos, maiores estoques; Anos 70 e a crise do petróleo. Aumento considerável dos custos logísticos; Início de utilização de multimodalidade (aéreo, terrestre, ferroviário, marítimo, fluvial, dutos, etc...); Início do uso de TI; Elementos-chave de racionalização foram à otimização de atividades e o planejamento; Início da racionalização da cadeia de suprimentos, mas ainda muito rígida e inflexível.

Terceira Fase: Integração Flexível Início do EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) em fins da década de 80; Uso de código de barras auxiliou a integração do varejo com a indústria; Programação de produção mais flexível, permitindo ajustes constantes; A opinião do cliente (final e intermediário) começa a ser importante; Busca de estoques mínimos; Início da produção horizontal (terceirização.

Uso da logística para ganhar competitividade e induzir novos negócios; Quarta Fase: Integração estratégica (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) Uso da logística para ganhar competitividade e induzir novos negócios; Globalização de fato; Uso intensivo de TI; Produção puxada (produtos de alto valor agregado); Produção ao gosto do cliente; Compras pela Internet; Logística Verde (embalagens recicláveis); A cadeia logística trabalha unida (consórcio modular), com a intersecção de atividades; Parceria entre fornecedores e clientes, possibilitando acesso mútuo às informações operacionais e estratégicas; Terceirização plena (core competence); Reduzir custos e aumentar a eficiência.