ESPORTES DE AVENTURA NO CONTEXTO ESCOLAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Responsabilidade Social Corporativa RSC o lado humano das empresas Prof. Ricardo Barros | UFRJ-PNUMA 2007.
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 3ªCNCI DEFESA RELATO BRASÍLIA,16 DE NOVEMBRO DE 2005.
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Daniel de Araujo Silva Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP). Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Faculdade de Ciências.
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO PROFESSSOR: André Luiz de Oliveira Braz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Conjuntos Programas, Ações e Atividades EstadoDireitoCidadaniaSeguimento Social, Cultural, ou Econômico. Políticas.
A Influência do Ser Humano no Meio Ambiente Diana Rodrigues Fortunato Valquíria Cardoso Kemp Educação Física – 5º período.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Educação Ambiental Prof.ª Jackeline Cardoso Bahé Mst Engenharia Ambiental e Doutoranda em Meio Ambiente 2009.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Educação para transformação social
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo
Centro Educacional Unificado
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Planejamento.
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Definição da Estratégia Organizacional
CONHECIMENTOS SENSÍVEIS
A QUESTÃO AMBIENTAL Desenvolvimento Sustentável
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE TERRITÓRIOS TURÍSTICOS
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
Dra Eugênia Rodrigues, MD, PhD
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE
SEGMENTO DA INSTITUIÇÃO
O conceito básico da Agenda 21
Trabalho em Grupos: Um desafio 1 Universidade de São Paulo (USP)
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
O QUE É O PEDAGOGO.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Andréa Ketzer Osorio Coordenadora de Educação Ambiental – SMED Porto Alegre.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
TEMA: CIDADANIA E MEIO AMBIENTE 1º ano do Ensino Médio Disciplina: Geografia.
Introdução Você quer viajar? Destino: Rio Grande do Sul
Esportes radicais e esportes de aventura
SUSTENTABILIDADE.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
Gestão de Pessoas.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Diretoria de Ensino – Região Osasco
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

ESPORTES DE AVENTURA NO CONTEXTO ESCOLAR Ms. Julio Vicente

Conteúdo Programático Conceitos: esporte de aventura esporte radical esporte na natureza

Conteúdo Programático A natureza segundo Pietarien

Conteúdo Programático Os esportes de aventura praticados na terra, mar e ar

Conteúdo Programático Declaração universal à prática dos esportes na natureza

Conteúdo Programático A reinvenção dos esportes de aventura nas aulas de educação física escolar...

Introdução – Bloco 1 Na busca de ocupar o tempo livre, segundo Cardozo (2006), o homem reencontra o bem-estar através do lazer que há muito havia se afastado e ressurge com uma nova roupagem. O ritmo de vida mudou, e o lazer passa a usar os trajes da aventura para atender à necessidade de harmonia na vida do homem. MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO VERTICAL

Conceitos: esporte de aventura, na natureza e radicais Bloco 1 Esportes de Aventura Modalidades esportivas que se caracterizam pelo controle de grandes desafios relacionados a perigos, que são impostos aos praticantes por causa das incertezas pertinentes ao desenvolvimento das mesmas. O risco é uma das características marcantes dos esportes de aventura, são praticados na terra, água, ar, gelo/neve. Em todos os locais de suas práticas necessita-se de material adequado para a segurança e o desenvolvimento do mesmo. (TUBINO, M. G, TUBINO, F. M, e GARRIDO, 2007)

Conceitos: esporte de aventura, na natureza e radicais Bloco 1 Esportes na Natureza É um conjunto de modalidades esportivas praticadas na natureza, na perspectiva do lazer e do desempenho, com o compromisso de não prejudicá-la. Podem ser desenvolvidas na terra, montanha, areia, ar, água, neve/gelo. Os esportes ecológicos, que conduzem os seus praticantes a uma convivência saudável, de respeito, preservação, para que se crie um vínculo entre ser o humano e a natureza, conscientizando os seus usuários da importância da mesma para a vida humana. (TUBINO, M. G, TUBINO, F. M, e GARRIDO, 2007)

Conceitos: esporte de aventura, na natureza e radicais Bloco 1 Esportes Radicais São esportes que se caracterizam pela ação arriscada e manobras arrojadas (radicais). São desenvolvidos individualmente, embora existam trabalhos em equipe. São desenvolvidos na terra, ar, água, neve e gelo. (TUBINO, M. G, TUBINO, F. M, e GARRIDO, 2007)

Classificação dos Esportes (RESOLUÇÃO 18, CND DE 09 DE ABRIL DE 2007) Esportes de Aventura Esportes Radicais  

Classificação dos Esportes - Bloco 1 Esportes de Aventura Conjunto de práticas esportivas formais e não formais, vivenciadas em interação com a natureza, a partir de sensações e de emoções, sob condições de incerteza em relação ao meio e de risco calculado. Realizadas em ambientes naturais (ar, água, neve, gelo e terra), como exploração das possibilidades da condição humana, em resposta aos desafios desses ambientes, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos, da formação de recursos humanos e comprometidas com a sustentabilidade sócio-ambiental.   (RESOLUÇÃO 18, CND DE 09 DE ABRIL DE 2007)

Classificação dos Esportes - Bloco 1 Esportes Radicais Conjunto de práticas esportivas formais e não formais, vivenciadas a partir de sensações e de emoções, sob condições de risco calculado. Realizadas em manobras arrojadas e controladas, como superação de habilidades de desafio extremo. Desenvolvidas em ambientes controlados, podendo ser artificiais, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos, da formação de recursos humanos e comprometidas com a sustentabilidade sócio-ambiental. (RESOLUÇÃO 18, CND DE 09 DE ABRIL DE 2007)  

Conceitos Utilizados nas Aulas de Educação Física Bloco 1 Esporte de aventura na escola indoor Esporte de aventura da escola outdoor Esporte de aventura da escola(EADE)  

Conceitos Utilizados nas Aulas de Educação Física - Bloco 1 Esporte de aventura na escola indoor É entendido como aquele esporte de aventura desenvolvido no contexto escolar, com a intenção de atender aos conteúdos das aulas de Educação Física, mantendo a maior aproximação com as suas características e regras oficiais. Esporte de Aventura da Escola Outdoor É entendido como os esportes de aventura desenvolvidos fora do contexto escolar, no seu ambiente natural, com a intenção de atender aos conteúdos das aulas de Educação Física.  

Conceitos Utilizados nas Aulas de Educação Física Bloco 1 Esporte de Aventura da Escola (EADE) É entendido como um esporte de aventura que é transformado e adequado ao contexto das aulas de Educação Física, de acordo com a cultura local, procurando atender aos interesses, desejos e necessidades do educando e do contexto escolar, com a intenção de estar de acordo com os conteúdos das aulas de Educação Física...  

Principais atitudes a respeito da natureza, segundo Pietarien (1991) Principais atitudes a respeito da natureza, segundo Pietarien (1991). Bloco 2 O utilismo O misticismo PIETARIEN (1991) O naturismo O humanismo

O UTILISMO – bloco 2 É descrito como uma maneira de pensar que a natureza existe somente para o bem-estar da humanidade. Essa forma de compreender a natureza é uma produção do mundo moderno, onde a natureza é vista como fonte de energia e matéria-prima, podendo ser usada para o bem-estar dos homens de forma ilimitada, sem preocupação com a extinção das espécies e as mudanças no sistema ecológico. Os esportes valorizados são os relacionados à tecnologia, com um alto custo, como as corridas e rallies de automóveis. MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO VERTICAL

O HUMANISMO - bloco 2 Aparece como uma atitude centrada no humano, ligada à perfeição moral e intelectual da humanidade. Para os humanistas, a natureza deve ser utilizada para o desenvolvimento da cultura humana, pois as pessoas possuem o direito de usá-la para o desenvolvimento intelectual, para desfrutar de sua beleza promovendo a harmonia mental. Os esportes que fazem parte deste grupo estão ligados às ginásticas, aos exercícios orientais, aos jogos sociais que promovem a aproximação entre os jogadores, e também os esportes de aventura. MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO VERTICAL

O MISTICISMO - bloco 2 Procura algo além da razão, visa à experiência da unidade, um sentimento de se estar unido infinitamente. A natureza é compreendida como uma totalidade espiritual e divina, representando uma santidade. Rejeita a ciência e a tecnologia, pois acredita que fazem as pessoas se afastarem da força divina. São valorizados esportes que estão ligados aos treinamentos de rituais místicos, caminhadas em desertos intocados, canoagem em águas naturais e todas as atividades que façam as pessoas a se aproximarem do sentimento de ser parte da infinita santidade da natureza. MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO VERTICAL

O NATURISMO - bloco 2 Todas as possibilidades serão atingidas na natureza, e ao relacionado princípio da continuidade, que reza que não há saltos entre as espécies. A natureza deve ser conservada tão primordial quanto possível, os adeptos do naturismo não aceitam a tecnologia que põe em perigo a vida de outras espécies, e os MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO HORIZONTAL seres humanos são considerados como parte do sistema ecológico. Quanto ao esporte, existe a valorização dos exercícios individuais, desenvolvidos de forma suave e em locais o mais natural possível...

Esportes praticados no ar – Bloco 3 Acrobacia aérea Balonismo Paraquedismo Asa delta Parapente

Esportes praticados no ar Bloco 3 Acrobacia aérea MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO VERTICAL

Esportes praticados no ar Bloco 3 Balonismo

Esportes praticados no ar Bloco 3 Paraquedismo

Esportes praticados no ar Bloco 3 Asa Delta

Esportes praticados no ar Bloco 3 Parapente

Esportes praticados em terra- Bloco 3 Arvorismo Trekking Canionismo Corrida de aventura Espeleologia (caving) Excursionismo Montanhismo (escalada) Montain bike Off road (moto e carro) Corrida de orientação Le Parkour

Esportes praticados em terra Bloco 3 Arvorismo a

Esportes praticados em terra Bloco 3 Trekking

Esportes praticados em terra Bloco 3 Canionismo

Esportes praticados em terra Bloco 3 Corrida de Aventura

Esportes praticados em Terra Bloco 3 Caving

Esportes praticados em Terra Bloco 3 Excursionismo

Esportes praticados em terra Bloco 3 Escalada

Esportes praticados em terra Bloco 3 Montain bike

Esportes praticados em terra Bloco 3 Off Road

Esportes praticados em terra Bloco 3 Corrida de Orientação

Esportes praticados em terra Bloco 3 Le Parkour

Esportes praticados na água Rafting Surf Wavesky Wakeboard Windsurf… Bodyboard Canoagem Iatismo Jet Sky Mergulho Kitesurf

Esportes praticados na água Bloco 3 Bodyboard

Esportes praticados na água Bloco 3 Canoagem

Esportes praticados na água Bloco 3 Iatismo

Esportes praticados na água Bloco 3 Jet ski

Esportes praticados na água Bloco 3 Mergulho

Esportes praticados na água Bloco 3 Kitesurf

Esportes praticados na água Bloco 3 Rafting

Esportes praticados na água Bloco 3 Surf

Esportes praticados na água Bloco 3 Waveski

Esportes praticados na água Bloco 3 wakeboard

Esportes praticados na água Bloco 3 Windsurf

Educação Ambiental – Bloco 4 Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global elaborado pela sociedade civil planetária em 1992 no Fórum Global, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência eco 92, ocorrida no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. É um documento que estabeleceu a importância de cada país se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas,  organizações não governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio ambientais.

Declaração universal dos direitos à prática dos esportes na natureza – Bloco 4 1. Todo homem e mulher têm o direito de desfrutar da natureza, desde que respeite seu valor para a comunidade. 2. A prática de esportes na natureza é um direito que deve ser acompanhado por regras morais e éticas, aceitas e respeitadas por todos e promovidas pelas nações. 3. A natureza deve ser protegida contra qualquer forma de negligência, exploração e quaisquer práticas que possam causar degradação. (TUBINO, M. G, TUBINO, F. M, e GARRIDO, 2007)

Declaração universal dos direitos à prática dos esportes na natureza – Bloco 4 Este direito à natureza pode ser limitado quando a necessidade de preservar este patrimônio for comprovada de forma irrefutável. 5. Ao manter o espírito de cidadania universal, os praticantes comprometem-se a se informar, treinar e promover os princípios relativos à preservação de habitats naturais, em especial no que diz respeito aos jovens. 6. Assim, a natureza é e deve continuar sendo patrimônio da humanidade. 7. O homem é e deve ser seu protetor. (TUBINO, M. G, TUBINO, F. M, e GARRIDO, 2007)

Carta Internacional para o Desenvolvimento da Educação Física : Bloco 4 ARTIGO 1º - A pratica da Educação Física e esportes é um direito fundamental de todos. ARTIGO 2º - A Educação Física e os esportes são elementos essenciais dentro do sistema global. ARTIGO 3º - Os programas de Educação Física e dos esportes devem corresponder às necessidades dos indivíduos e da sociedade. ARTIGO 4º - O ensino, o enquadramento e a administração da Educação Física e dos esportes devem ser confiados a pessoal qualificado.

Carta Internacional para o Desenvolvimento da Educação Física : Bloco 4 ARTIGO 5º - Equipamentos e materiais são indispensáveis à Educação Física e aos esportes. ARTIGO 6º - A pesquisa e a avaliação são elementos indispensáveis ao desenvolvimento da Educação Física e dos Esportes. ARTIGO 7º - A informação e a documentação contribuem na promoção da Educação Física e dos esportes. ARTIGO 8º - Os meios de comunicação de massa deveriam exercer influência positiva quanto à Educação Física e aos esportes.

Carta Internacional para o Desenvolvimento da Educação Física : Bloco 4 ARTIGO 9º - As instituições têm um papel primordial na Educação Física e nos esportes. ARTIGO 10º - A cooperação internacional é uma das condições do desenvolvimento universal e equilibrado da Educação Física e dos esportes...

Bloco 5 De que forma poderemos planejar a reinvenção dos esportes de aventura nas aulas de educação física escolar?

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE AVENTURA A REIVENÇÃO DOS ESPORTES DE AVENTURA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - Bloco 5 PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE AVENTURA ETAPA AÇÃO 1º Momento Reflexão sobre o meio ambiente - Descrever o ambiente Identificar o impacto da presença do grupo 2º Momento Equipamentos utilizados - Manusear - Apresentar a utilização 3º Momento Movimentos básicos Demonstrar - Treinar 4º Momento Risco - Identificar - Prever 5º Momento Reinventando o esporte de aventura Construir a via

Bloco 5 Quais esportes de aventura poderemos utilizar nas aulas de educação física escolar?

Esportes de aventura que podem ser utilizados da escola: TREKKING MONTAIN BIKE CORRIDA DE AVENTURA ARVORISMO ESCALADA SKATE LE PARKOUR ENDURO A PÉ SLACKLINE CORRIDA DE ORIENTAÇÃO Bloco 5

Resumo Conceitos de esporte de aventura, radical e na natureza; A natureza segundo Pietarien; Os esportes de aventura praticados na terra, mar e ar; Declaração universal à prática dos esportes na natureza; A reinvenção dos esportes de aventura nas aulas de educação física escolar.