Centro de Documentação em Políticas de Saúde: CEDOC-Saúde

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Transcrição da apresentação:

Centro de Documentação em Políticas de Saúde: CEDOC-Saúde SILVA, M. S. T.¹; OTT, G. M. S.¹; SILVA JUNIOR, A. G.² 1Estudante de Medicina da Universidade Federal Fluminense; 2Professor Associado do Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento Planejamento em Saúde, Universidade Federal Fluminense. Introdução O Centro de Documentações em Políticas de Saúde – CEDOC-Saúde é um projeto de extensão vinculado ao Instituto de Saúde da Comunidade – Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF). A carência de instrumentos pedagógicos que estimulem o ensino no campo da Saúde Coletiva levou professores do ISC-UFF a desenvolverem o projeto. As experiências de Niterói na área de Políticas de Saúde são reconhecidas nacionalmente, apesar de os documentos de registro serem pouco disponibilizados. Com a expansão das Tecnologias de Informação sobre o processo ensino-aprendizagem, o projeto ganhou espaço também no mundo virtual. Disponibilizado no endereço eletrônico www.uff.br/cedoc, o CEDOC-Saúde reúne diversos documentos, vídeos e publicações sobre Políticas de Saúde, sobretudo em Niterói/RJ. Seu objetivo é organizar um acervo sobre o tema, criando estratégias para utilizá-lo com alunos de cursos ligados à área de saúde e outros interessados da sociedade. Com isso, busca ser uma ferramenta pedagógica no ensino de Saúde Coletiva, e também alcançar a comunidade em geral e movimentos sociais – como Sindicatos de Trabalhadores e Associações de Moradores – de modo a auxiliar a instrumentalização teórica desses grupos. Dessa forma, o CEDOC-Saúde busca contribuir para difusão de conhecimento na área e auxiliar a construção das noções de cidadania e saúde enquanto direito. Acima, podemos observar exemplos do acervo do CEDOC-Saúde. Na primeira fileira, da esquerda para a direita: imagem de quando metalúrgicos reabriram a emergência do Hospital Universitário Antônio Pedro, em 1992; capa dos Anais da 3ª Conferência Nacional de Saúde; capa de artigo disponível no site. Na segunda fileira, da esquerda para a direita: página do CEDOC-Saúde em que são disponibilizados textos da disciplina PGS I; exemplo de vídeo disponibilizado no acervo. Resultados e Discussão O CEDOC-Saúde é avaliado quantitativamente pelo número de acessos, contabilizado mensalmente desde 08/2013. Na análise de dois meses (08/2013 – 10/2013), registrou-se um acesso médio de 147 visitas por mês, o que significa uma média de 4,9 visitas por dia. O vídeo disponibilizado no canal do Youtube obteve 245 visualizações de 03/09/2013 a 10/10/2013. O fato chama a atenção para a necessidade de investir mais nesse tipo de mídia. A fim de ampliar o acesso ao CEDOC-Saúde, estão sendo desenvolvidas estratégias de divulgação. Com a elaboração de apostilas que expliquem o que é o projeto, contendo amostras do acervo, pretende-se alcançar movimentos sociais, disciplinas de graduação relacionadas à Saúde Coletiva e programas de pós-graduação. Metodologia O CEDOC-Saúde segue dois eixos de ação, relacionando-se com ensino e extensão, buscando aumentar o interesse em Saúde Coletiva e estimular pesquisa na área. O projeto consolida-se como ferramenta pedagógica ao disponibilizar arquivos da disciplina Planejamento e Gerência em Saúde I (PGS I), lecionada para o curso de Medicina da UFF. Além disso, no site são disponibilizadas outras mídias - incluindo livros, artigos, documentos e vídeos – que buscam discutir Políticas de Saúde, sobretudo em Niterói, e também novas propostas do governo para a Saúde, como o Programa Mais Médicos e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Recentemente, o projeto ganhou também um canal no Youtube, onde hospeda os vídeos do acervo. O CEDOC-Saúde ainda tem buscado maior aproximação com movimentos sociais, pós-graduandos e docentes da área. Objetiva-se, assim, formar uma via de mão dupla entre o CEDOC-Saúde e tais representações, de modo que o acervo seja acrescido de publicações históricas dessas instituições, as quais sejam relevantes para a trajetória das Políticas de Saúde em Niterói. Em troca, o acervo se propõe a servir como ferramenta de pesquisa, ensino e instrumentalização crítica. Dessa forma, ao articular ensino, pesquisa e extensão, o CEDOC-Saúde visa ser uma ferramenta de difusão de informação científica sobre Saúde Coletiva. Conclusão O CEDOC-Saúde busca oferecer conhecimento científico de qualidade sobre Saúde Coletiva para seus usuários. Ao servir como aporte teórico para discussões, visa estimular ensino e pesquisa na área. O CEDOC-Saúde utiliza a internet como ferramenta de extensão e de ensino, caminhando na direção de democratizar a informação sobre Saúde Coletiva. Algumas perspectivas do projeto são: atualização do acervo; investimento em diversificação de mídias, sobretudo vídeos; mudança no layout do site; maior articulação com movimentos sociais. Bibliografia PINHEIRO, R., CECCIM, R.B. & MATTOS, R.A. Ensinar Saúde: A Integralidade e o SUS nos cursos de graduação na area da saúde- Rio de Janeiro, IMS/CEPESC-ABRASCO, 2005. PINHEIRO, R., CECCIM, R.B. & MATTOS, R.A. Ensino, Trabalho e Cidadania: Novas marcas ao ensinar integralidade no SUS - Rio de Janeiro, IMS/CEPESC-ABRASCO, 2006. SILVA JUNIOR, A. G.; MASCARENHAS, M. T. Avaliação da atenção básica em saúde sob a ótica da integralidade aspectos conceituais e metodológicos. In: PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. (Orgs.). Cuidado: as fronteiras da integralidade. Rio de Janeiro: IMS-UERJ, 2004. p. 241-257.