AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA MARA LISIANE DE MORAES DOS SANTOS VERA LUCIA.

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Transcrição da apresentação:

AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA MARA LISIANE DE MORAES DOS SANTOS VERA LUCIA KODJAOGLANIAN ALESSANDRO DIOGO DE CARLI DÉBORA DUPAS G. DO NASCIMENTO SÍLVIA HELENA MENDONÇA DE MORAES JANAÍNA ROLAN LOUREIRO Categoria: Métodos e tecnologias Setor Educacional: Educação continuada em geral

A Educação a Distância (EaD) tem crescido exponencialmente em todo o mundo nos últimos anos; A popularização da internet e o desenvolvimento de recursos tecnológicos vem ao encontro das necessidades de formação em diversos níveis educacionais; O mundo atual exige que indivíduos e coletividades mantenham-se atualizados e contribuam para a construção de conhecimento e implementação de novas práticas laborais e pessoais;

A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem está consolidada e tem sido responsável pela ampliação do acesso ao conhecimento e democratização do saber (BELUCCI; OLIVEIRA, 2012); A literatura tem abordado os ambientes virtuais na EaD em distintos e variados espaços educacionais relativos à educação formal em diferentes áreas. Entretanto, relatos sobre a utilização de ferramentas da EAD no sentido de potencializar espaços de produção de conhecimento científico sem estarem atrelados a uma formação com certificação formal ainda são limitados.

OBJETIVO Relatar a experiência da utilização de ferramentas da EAD no processo de desenvolvimento e consolidação de um grupo de pesquisa na área da saúde.

Experiência Grupo de Pesquisa: produção de conhecimento em saúde Ferramentas da EAD tem contribuído para o desenvolvimento e consolidação do grupo de pesquisa; Eixo de desenvolvimento de pesquisas em saúde da UNA-SUS, vinculado aos projetos de pós-graduação da Fiocruz/MS e UFMS.

Grupo de pesquisa: 26 participantes Início: abril de 2015 Pesquisadores da Fiocruz/MS Docentes da UFMS Alunos de Pós Graduação Stricto Sensu Experiência em ofertas educacionais EAD UNA-SUS Secretarias Municipais de Saúde de MS Grupo de pesquisa: 26 participantes Início: abril de 2015

Necessidade de investigar os processos formativos ofertados na modalidade à distância pela UNA-SUS/MS; 3 eixos de investigação: 1. Análises das ofertas educacionais; 2. Impactos do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF); 3.Outras temáticas.

Eixo 1: Análises das ofertas educacionais CEABSF: alcance da formação no estado e caracterização dos alunos; Análise das temáticas trabalhadas nos Projetos de Intervenção pelos alunos do CEABSF; Estudo da evasão do CEABSF: quem é o aluno que evade e quais são os motivos?; Curso de formação dos profissionais do NASF: análise das principais dificuldades relatadas pelos profissionais do NASF em MS; Percepção dos alunos do CEABSF sobre o módulo educacional de Saúde Indígena; Percepção dos tutores sobre o processo de formação para atuarem no CEABSF.

Eixo 2: Impactos do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família(CEABSF) Conhecimentos deflagrados durante o curso e mudanças no processo de trabalho dos egressos do CEABSF no Mato Grosso do Sul; Processo de Trabalho na Estratégia de Saúde da Família (ESF) – estudo de caso de equipes da ESF com e sem egressos do CEABSF; Análise do CEABSF na perspectiva dos alunos odontólogos; Impactos do curso nas práticas profissionais dos egressos.

Eixo 3: Outras temáticas Utilização de Fitoterápicos na Atenção Básica: uma análise a partir dos resultados do Programa de Melhoria da Atenção Básica e Qualidade/PMAQ; Gestão do Trabalho na Atenção Básica; Observatório Microvetorial de Políticas Públicas em Saúde – Eixo Programa Mais Médicos; Pessoas acamadas sob o cuidado das equipes de Saúde da Família em Campo Grande/MS: prevalência, avaliação da independência funcional e da sobrecarga dos cuidadores; Epidemiologia e Clínica da Chikungunya; Cartografia da gestante infectada pelo Zika vírus.

Considerações Finais As contribuições das plataformas virtuais de aprendizagem para a pesquisa vem favorecendo a construção de conhecimentos na área da saúde, de forma alinhada aos avanços tecnológicos e às demandas do mundo do trabalho; EAD: alternativa viável e de baixo custo que potencializa a construção de conhecimentos, trocas de experiências e a aprendizagem colaborativa, sem a necessidade de encontros presenciais frequentes;

Considerações Finais Possibilita a participação de atores de vários locais do estado, do Brasil e de outros países, viabilizando parcerias entre instituições, grupos de pesquisas e pesquisadores; Potente ferramenta no apoio aos grupos de pesquisas interdisciplinares e interinstitucionais; Concretização do trabalho com produtos apresentados em eventos científicos, além de publicações em periódicos e livros.

Obrigada! debora.dupas@fiocruz.br