Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Advertisements

O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
Blended Learning e sua Aplicação no Ensino Superior Renato Dutra, D.Sc.
Lucas F. Arantes. Sobre o Moodle Após trabalhar com WebCT na universidade de Curtin University – Australia 1999 iniciou o desenvolvimento do protótipo.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
Nesta aula você conhecerá a origem da tutoria. Vamos iniciar?
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Educação Híbrida na Escola.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
Avanços nas últimas décadas
Introdução a Educação a Distância
Educação, aprendizagem
1º semestre Plano de Formação
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
DISCIPLINAS COMUNS: CURSOS PRESENCIAIS. CURSOS PRESENCIAIS Para os demais cursos NPG METODOLOGIA DA PESQUISA ORIENTAÇÃO DE CARREIRA COM COACHING ( OPTATIVA.
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
EAD: PERMANÊNCIA E ÊXITO DEAD/PROEN
CURRICULARIZAÇÃO/CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE
Educação Híbrida e o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle
Orientações aos Alunos
Transposição Didática
4ª TEMA CADERNOS DO CURRÍCULO
COMPONENTES: Cesar Emanoel
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Educação Profissional a Distância no SENAI
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA): UM SISTEMA POTENCIALIZADOR DE CURSO NAS MODALIDADE EAD, CONVENCIONAL E HÍBRIDA Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec.
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
O USO DA WEBCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Resolução de Problemas
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
Tutoriais do AVA UNIUBE ON-LINE
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Campus de União da Vitória
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Metodologia SENAI de Educação Profissional
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
TUTORIAL – PORTAL DO ALUNO
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
BEM VINDOS AO COLÉGIO SESI ! ESTAMOS MUITO FELIZES EM TÊ-LOS AQUI.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
Transcrição da apresentação:

Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação Professora: Janaide Nogueira Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Tipos de abordagens na ead Na Educação a Distância existem várias abordagens utilizadas, algumas relacionadas a forma de aplicação do curso, outras sobre a estratégia pedagógica utilizada, enquanto outras se referem a estrutura tecnológica. A escolha sobre qual abordagem utilizar cabe, exclusivamente, ao professor que projeta o curso e o AVEA que ele escolhe. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Tipos de abordagens na ead No caso do Moodle, a abordagem seguida pela ferramenta é a pedagogia socio construtivista, que engloba quatro perspectivas: Construtivismo; Construcionismo; Construtivismo Social; Comportamento Conectado e Separado. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Tipos de abordagens na ead Apoio ao presencial, totalmente a distância, e mista (blended learning); Massive Open Online Course (MOOC) vs. Small Private Online Course (SPOC); Aprendizagem Centrada no Professor (Teacher Centered-Approach) vs. Aprendizagem Centrada no Aluno (Learner Centered-Approach); Flipped classroom. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Tipos de abordagens na ead Apoio ao presencial, totalmente a distância, e mista (blended learning); Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Tipos de abordagens na ead Massive Open Online Course (MOOC); A sigla MOOC tem feito muito sucesso nos últimos anos. Elas se referem a cursos oferecidos para um grande grupo de alunos, alguns entre 10 a 100 mil estudantes. Estes cursos possuem uma plataforma específica, e a elaboração do curso privilegia atividades de automáticas, sem tutoria ou local para dúvidas com tutores / professores. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Tipos de abordagens na ead Massive Open Online Course (MOOC); Geralmente, os cursos duram algumas semanas, onde a cada semana é liberado um novo conteúdo. Por fim, os cursos não possuem personalização, ou seja, é necessário realizar todas as etapas passo-a-passo, sem considerar o conhecimento prévio do estudante. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Tipos de abordagens na ead Massive Open Online Course (MOOC); Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Tipos de abordagens na ead Massive Open Online Course (MOOC); A parte positiva é que os cursos oferecidos geralmente são gratuitos e de instituições e professores internacionalmente renomados. Entretanto, para obtenção de certificado às vezes é necessário o pagamento de uma taxa. Algumas plataformas que oferecem estes cursos são: Coursera: https://pt.coursera.org/ Veduca: http://www.veduca.com.br/ Udacity: https://br.udacity.com/ MIT: http://ocw.mit.edu/courses/translated-courses/portuguese/ edX: https://www.edx.org/ Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Tipos de abordagens na ead Small Private Online Course (SPOC); São cursos direcionados a pequenos grupos, com tutoria e o que chamamos de "tutoria humanizada”. Nele, há mais atividades subjetivas, que requer uma atenção do tutor e um feedback. Um exemplo é o curso denominado "HTML”, oferecido a 45 estudantes e acompanhado por 3 tutores (15 alunos por tutor), com exercícios de resolução de programas de computadores, corrigidos individualmente pelo tutor Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Tipos de abordagens na ead Small Private Online Course (SPOC); Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Tipos de abordagens na ead Aprendizagem Centrada no Professor (Teacher Centered-Approach); A abordagem centrada no professor é conhecida pela abordagem tradicional, que muitos de nós vivenciamos na época da escola. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Tipos de abordagens na ead Aprendizagem Centrada no Professor (Teacher Centered-Approach); Em cursos EaD, na abordagem centrada ao professor, cabe a ele definir quando os conteúdos serão apresentados. Assim guiará os estudantes durante todo o curso.  Cabe ao professor estabelecer o ritmo do curso (e da aprendizagem), apresentando os conteúdos quando ele acredita ser mais apropriado. Nesta abordagem se privilegia a média dos estudantes, porém aqueles que já sabem o conteúdo ou aqueles que têm muita dificuldade, acabam se sentindo desmotivados. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Tipos de abordagens na ead Aprendizagem Centrada no Aluno (Learner Centered-Approach); Cabe ao aluno ditar o ritmo de sua aprendizagem e nível de dificuldade. Nela, geralmente se oferece todo o conteúdo durante todo o curso, permitindo a livre navegação. As atividades possuem apenas uma única data de entrega, flexibilizando os prazos. E mais especificamente, há mais de uma opção de tarefas, permitindo ao aluno escolher o que se sente mais confortável em realizar. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Tipos de abordagens na ead Flipped Classroom (sala de aula invertida); O conceito de flipped classroom, ou a sala de aula invertida, vem sendo bastante explorado nos últimos anos. De forma simples, a proposta da sala de aula invertida consiste em: O aluno recebe o material para leitura a fim de se apropriar sobre os conceitos e situações a analisar. O estudo do material é realizado individualmente, preferencialmente sozinho, seja em casa ou em uma biblioteca. Ainda, há a realização de exercícios de fixação e reflexão. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Tipos de abordagens na ead Flipped Classroom (sala de aula invertida); Após realizar o estudo, os estudantes e professores debatem em sala de aula sobre o conceito. Também são discutidas as dúvidas dos exercícios, bem como a resolução das mesmas. Opcionalmente, ao final, o estudante realiza o fechamento do que foi aprendido. O ponto interessante da proposta é que ele apresenta uma forma inversa a tradicionalmente apresentada pelos professores, onde estes apresentam um novo conceito por um longo tempo, e solicitam que os exercícios sejam trabalhados isoladamente. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Tipos de abordagens na ead Flipped Classroom (sala de aula invertida); Na prática, observa-se que os alunos acabam que por retomar as leituras para compreender o conceito apresentado em sala, pois naquele momento a monotonia ou dificuldade de concentração não permitiram a absorção. Aliado a isto, é no momento em que os exercícios são realizados é quando as dúvidas surgem. Ou ainda, por vezes, se dispensa mais tempo nos exercícios do que na fixação dos conceitos. Em ambos os casos, é frequente notar que o aluno encontra-se solitário. Ao retornar a sala, a dúvida se perde ou não há oportunidade de se questioná-la. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Exercícios 1ª) Fale sobre as abordagens da EAD: Apoio ao presencial, totalmente a distância, e mista (blended learning): Massive Open Online Course (MOOC) vs. Small Private Online Course (SPOC): Aprendizagem Centrada no Professor (Teacher Centered-Approach) vs. Aprendizagem Centrada no Aluno (Learner Centered-Approach): Flipped classroom: Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação