Contratos e Cláusulas Ambientais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obrigações Naturais Introdução. Obrigações Naturais no Direito Brasileiro  Obrigações perfeitas= obrigações civis (exigíveis);  Obrigações imperfeitas=obrigações.
Advertisements

PRAZO DE GARANTIA À LUZ DO CÓDIGO CIVIL/2002 E DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 1)PRAZO DE GARANTIA NOS CONTRATOS DE EMPREITADA 2)PRAZOS DE GARANTIA.
Princípios Gerais do Direito Contratual. Princípio da Autonomia Privada *Autonomia da vontade *Consensualismo Inspirado no Código francês- segundo o qual.
1 PODER REGULAMENTAR 1. Considerações gerais: 1.1 É um poder administrativo, portanto uma atividade do Estado sujeita ao Direito Público; 1.2 Subordinado.
Truste Aluno : Alonir Nabhan Jr N : 1. Truste significado: união de empresas por meio da qual cada empresa participante perde a independência econômica.
ÉTICA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
DIREITO CIVIL I PESSOA JURÍDICA SOCIEDADES: As sociedades são pessoas jurídicas com fins econômicos. Podem ser: sociedades simples.
Tema:.  A arborização é o processo pelo qual as árvores são plantadas extensivamente, a fim de contrabalançar a exploração madeireira que foi feita no.
Contratos empresariais Prof.: Marcelo de Araújo Freire.
Programa de Regularização Ambiental – PRA Benefícios e como aderir.
Espaço rural brasileiro Professor Leandro. Período Colonial  Sistema de distribuição de terra sempre foi desigual;  A terra estava sobre controle absoluto.
DIAGNÓSTICOS SOCIOECONÔMICO DE DESASTRES E GRANDES EMPREENDIMENTOS:
FUNDOS DE INVESTIMENTO
Estudo de Mercado Previsão de demanda.
Saúde do/a trabalhador/a e o olhar de gênero na gcm.
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Descredenciamento Agora, a operadora é obrigada a substituir o prestador por um equivalente e, quando possível, na mesma localidade, considerando o Cadastro.
José Alberto Ferreira Filho (UNIFEI)
DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO
Ativo Intangível Participantes Cleidiane Rodrigues Vieira
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
Contratação de pessoal; Direito autoral; Outras providências legais
TOKIO MARINE AUTOMÓVEL
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Contabilidade Ambiental
Contratos e Cláusulas Ambientais
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Fórum Compensação de Reserva Legal: Modelos, Soluções e Benefícios
Fórum Compensação de Reserva Legal: Modelos, Soluções e Benefícios
AULA 12: Perda da propriedade
INTCEX 3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
PHA – 2542: Sistema de Gestão Ambiental
Planejamento Sucessório
Seguro de Pessoas Disposições Legais.
Tópicos Contemporâneos CONTABILIDADE AMBIENTAL
Programa de Incentivo à Revitalização de Ativos Produtivos
QUESTÕES DE ÉTICA PROFISSIONAL
ENTENDIMENTOS FIRMADOS E PENDENTES NO NOVO SISTEMA São Paulo, 27 de junho de 2013
ORGANOGRAMA FORMAL FLAVIO BRANDÃO INC DOMINGOS GUIAN ROUANET MARCIO
INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES
Projeto Rondon- Operação Itapemirim/ ES
EMPREGADOR, GRUPO ECONÔMICO, REPONSABILIDADE TRABALHISTA
ÁRBITRO PATRIMÔNIO INTELECTUAL DA ARBITRAGEM
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Renato Capanema Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
TRANSFERÊNCIA DAS OBRIGAÇÕES -– Prof. Paulo Henrique de Oliveira
Direito do Consumidor Seção 1 – Introdução Prof. Frederico Favacho.
DIREITO ADMINISTRATIVO/TRABALHISTA Terceirização de mão de obra e responsabilidade do Poder Público – RE /DF.
PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS. Orientações para regularização de pendências de prestação de contas das UEx.
Modalidades de obrigações Classificação quanto aos elementos
QUESTIONÁRIO.
MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE Direito das Coisas
MEDIDAS ASSECURATÓRIAS
NR- 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho -SESMT Prof. Jorge Guerra Fialho – - Julho/2013.
Especialização em Direito Civil e Processo Civil
TRIGGERS APÓLICES DE RESPONSABILIDADES
DA EVICÇÃO CONCEITO: Evicção é a perda ou desapossamento total ou parcial da coisa por força de sentença judicial, que atribui a outrem direito anterior.
CORRESPONDÊNCIA COMERCIAL
Intervenção de terceiros
E P I EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
NOÇÕES GERAIS DAS OBRIGAÇÕES
MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE
IRPF 2018 DECLARAÇÃO BACEN
Levantamento de Dados FIEX 2013.
CAUTELAS NA AQUISIÇÃO IMÓVEIS
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
SLIDE 01 • CAPA » não alterar
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
GEOGRAFIA 7º ANO Profª Márcia SUDESTE.
PRINCIPAIS ASPECTOS DO CÓDIGO DO CONSUMIDOR NO FRANCHISING
Transcrição da apresentação:

Contratos e Cláusulas Ambientais

COMPRA E VENDA Em matéria de responsabilidade ambiental a obrigação pela remediação do imóvel contaminado transfere-se ao adquirente, pois trata-se de uma obrigação propter rem. Assim, os órgãos ambientais irão exigir deste a descontaminação e remediação. Por isso, é importante, antes de qualquer contrato, fazer a auditoria ambiental do imóvel a ser adquirido.

ALUGUEL No Contrato de Locação também há preocupação com a situação ambiental, tendo em vista que os problemas ambientais causados (e suas consequências) ficam para o proprietário de imóveis locados após a extinção do contrato de locação. Mesmo que o locador não tenha se beneficiado pela atividade econômica da empresa (locatária) que gerou o dano ambiental ou contaminou o imóvel, ele como titular do direito de propriedade será acionado administrativamente ou judicialmente para reparar o dano.

Como me assegurar? Exemplo: Assim, as cláusulas de responsabilidade ambiental devem constar expressamente nos contratos de locação de imóvel bem como nos contratos de compra e venda e durante a vigência do contrato de locação o imóvel deve ser vistoriado com o fim de fiscalizar o cumprimento da mesma. Como me assegurar? Exemplo: CLÁUSULA: O LOCATÁRIO desde logo adianta que na realização de sua atividade industrial/comercial não causará qualquer tipo de poluição, ou dano ambiental.

Mais exemplos: CLÁUSULA - Não será permitido o corte de mata nativa, má utilização de rios, riachos, exploração das áreas de preservação permanente e outras atividades que comprometam a conservação do solo ou que provoquem quaisquer impactos ambientais. CLÁUSULA – É de inteira responsabilidade do arrendatário o pagamento de multas advindas de impactos ambientais causados pelas atividades por ele desenvolvidas na vigência do contrato.

CLÁUSULA – O arrendatário é, ainda, obrigado à redução ou eliminação dos impactos ambientais e recuperação da eventual degradação causada na área pelas atividades por ele desenvolvidas na vigência na vigência do contrato, de forma que a qualidade ambiental da área, ao final do contrato, seja igual àquela encontrada no início do contrato, devendo ser demonstrado por meio de levantamento fotográfico. A CONTRATANTE assumirá toda e qualquer responsabilidade, seja de ordem civil, criminal ou administrativa, perante órgãos públicos, pelas atividades exercidas que venham a causar danos ao meio ambiente.

TENDO EM VISTA O ACORDO DE VONTADES E A REGULAMENTAÇÃO DESTE ACORDO ATRAVÉS DO CONTRATO, AS CLÁUSULAS PODEM ESTABELECER, DENTRO DA ORDEM JURÍDICA, O QUE AS PARTES DETERMINAREM, INCLUSIVE SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS.

Ação Regressiva no caso de não existir clausula