Contexto das Garantias nas Execuções Fiscais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Investimentos – Parte 2 ”
Advertisements

Conceito de moeda A mercadoria que funciona como medida de valor e também como meio circulante é o dinheiro. A moeda é o signo do valor: ouro, prata, papel.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
FORMAS DE INVESTIMENTO
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
Sociedade Anônima Características
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
POLÍTICA MONETÁRIA.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Macroeconomia: abordagem de variáveis básicas Curso de nivelamento em Economia Profa. Me. Andréia Tonani.
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros.
PUC-SP MEIOS DE PAGAMENTO E POLÍTICA MONETÁRIA Finanças II – Profª Verônica Lívia de Oliveira Testa Mayara Lico Spada.
1 13. Derivativos 13.1 Mercados futuros 13.2 Participantes do mercado futuro 13.3 Os preços no mercado futuro 13.4 Opção de compra e de venda 13.5 Mercado.
Setembro/2016 Rio de Janeiro - RJ. OBJETIVO DAS AÇÕES Recompor os saldos das contas de FGTS por indice financeiro que mantenha o poder aquisitivo da moeda.
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
Prof. Elisson de Andrade
Mercado de Crédito Visa a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos das pessoas físicas e empresas. No mercado de crédito, as instituições.
Economia Monetária II 4ª aula
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
Economia Monetária II 15ª aula
Investimentos, CORRETORAS e tesouro direto
PROF. ELISSON DE ANDRADE
Economia Monetária II 5ª aula
Riscos e análise de investimentos
ORGANOGRAMA FORMAL FLAVIO BRANDÃO INC DOMINGOS GUIAN ROUANET MARCIO
Criação de evento da cessão de títulos na NF-e e ativação obrigatória dos campos de fatura/duplicata no XML.
MACROECONOMIA Site:
Prof. Elisson de Andrade
ECONOMIA MONETÁRIA Economia monetária e financeira – Fernando Cardim de Carvalho et al. Economia monetária: a macroeconomia no contexto monetário – Ernani.
Análise de fluxos de caixa
O lado monetário da economia
Contabilidade e Análise de Balanços
Mercado de capitais Profa. Renata Morgado
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Mercado de capitais AULA 4
Contabilidade Gerencial
Mercado de capitais Profa. Renata Morgado
Por que permanece elevada?
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
CDI – Títulos Privados Selic – Títulos Públicos
Fluxo de Caixa e Capital de Giro
Administração do Capital de Giro
Professor Luiz Antonio de Carvalho
Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em.
CURSO DE DIREITO TRABALHISTA.
Análise dos índices As demonstrações financeiras disponibilizadas por uma sociedade anônima informam tanto a posição da sociedade em determinado momento.
Financiamento e Crédito Bancário
Derivativos, hedge e risco
Economia Financeira Unidade 01
Ana Carolina Bianca Nildo Priscila
Administração Financeira
Política Monetária - Conceito: Entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível.
Maneiras de classificar o mercado financeiro
AUTORIDADES MONETÁRIAS   Conselho Monetário Nacional (CMN) ·       Órgão normativo ·       Responsável pela fixação das diretrizes das política monetária.
LES Finanças Aplicadas ao Agronegócio
Economia Monetária II 18ª aula
As 4 grandes doenças das empresas
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
MERCADOS E INSTRUMENTOS FINANCEIROS MERCADO MONETÁRIO Maputo, Março de
Macroeconomia Seções 4.3 e 4.4 – Funções e papéis do Bacen e dos bancos comerciais Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva.
LES0675 – Economia Monetária
Transcrição da apresentação:

Contexto das Garantias nas Execuções Fiscais 18/06/2010

Questões específicas da Execução Fiscal Custo de garantias x uso de mais de uma garantia. Sobre os títulos públicos. Questões práticas da penhora on-line. Jurídico Tributário

Custo das Garantias de Execução Fiscal Abaixo, demonstramos o custo estimado que sai do bolso das empresas para oferecer as garantias. O custo efetivo de depósitos é ainda maior, se considerarmos o que deixa de entrar no bolso das empresas, aqui não computado ... ou seja, o que a empresa deixa de ganhar por não poder investir esse recurso em sua atividade operacional, que lhe traria um rendimento maior do que aquele obtido no mercado financeiro. Com a carga tributária alta, o custo das garantias também é expressivo para as empresas, porque o número de dúvidas e erros discutidos no judiciário se avoluma. O custo varia conforme o porte da empresa por conta de alguns fatores, sendo os principais: capital exigido das instituições financeiras para dar crédito ou garantia, provisão para o risco de inadimplência, limite total ofertado e já consumido de crédito dessas empresas. Jurídico Tributário

Custo da garantia e uso de mais de uma garantia Se uma fiança é apresentada e não é aceita, o contribuinte que recorre acaba arcando com os dois custos, da fiança e do depósito, porque precisa garantir o compromisso do banco com o valor afiançado caso a fiança venha a ser aceita no futuro! Quando a fiança é executada, demandando que o banco deposite o correspondente valor, transforma-se em empréstimo bancário, o que acarreta no mínimo o custo estimado aqui para os depósitos judiciais. A empresa pode preferir depositar recursos seus, tomar empréstimo em outra instituição financeira, ao invés de tomar o empréstimo bancário naquele banco. Assim como ocorre na pontuação dos seguros, quando o judiciário pede de forma recorrente, diretamente, o cumprimento da fiança, isso pode reduzir a vontade das instituições financeiras de “segurar” esse tipo de dívida ou pode aumentar o custo das fianças no futuro. Possibilidades a serem avaliadas: Apreciar a oportunidade efetiva de aceitar garantias mais baratas. Intimar contribuinte para substituir garantia antes de executar a carta de fiança. Jurídico Tributário

Títulos Públicos Economicamente, o Estado tem duas formas de emitir moeda: uma é confeccionar a moeda e usar como meio de pagamento e outra é pela negociação dos Títulos Públicos. Quando o Estado emite um Título Público, recebe moeda em troca dele e tira a moeda de circulação (ou usa para pagar suas outras dívidas). Quando o Estado compra um Título Público, entrega moeda para a economia. Como há o pressuposto de que o Estado nunca deixará de pagar suas dívidas, porque tem o poder até de emitir a moeda física, na Economia, portanto, Título Público é uma das modalidades de moeda. Há no Brasil títulos públicos do governo federal com negociação pública em mercado aberto. As cotações são públicas e a custódia dos títulos é feita na SELIC (custódia e compensação oficial dos títulos públicos) ou na CBLC (custódia e compensação das bolsas) Nesses mercados abertos podem participar fundos, instituições financeiras, empresas e pessoas físicas assistidas por corretores ou bancos. Há ainda o Tesouro Direto que atribui preço para a compra e venda de títulos públicos pela população em geral diretamente junto ao Tesouro Nacional. Como as empresas, as pessoas físicas e as instituições financeiras em geral têm poupança de longo prazo, é interessante que possam usar esses recursos para garantir suas dívidas fiscais, sem custos de crédito, depósito ou fiança. Os títulos públicos são remunerados na taxa base do mercado financeiro, sendo boa aplicação para o contribuinte e garantia para o fisco. No geral, a taxa é SELIC. Esses títulos sãos, por exemplo, as Letras Financeiras do Tesouro - LFT, Letras do Tesouro Nacional – LTN, Notas do Tesouro Nacional - NTN. São diferentes de títulos oriundos de precatórios ou da dívida agrária. Esses títulos tem ótima liquidez, já que há um volume grande de compras e vendas nos mercados abertos onde são negociados. Jurídico Tributário

Questões práticas da penhora on-line A penhora on-line bloqueia os recursos do contribuinte em todos os bancos. Em algumas vezes, o contribuinte não recebeu a citação acerca da existência da ação/execução. O cliente do banco pode ficar sem dinheiro para pagar suas contas. No geral apenas depois de o BACENJUD ter bloqueado as contas é que a conta a ser mantida com bloqueio é escolhida pelo poder judiciário e o BACENJUD então libera o bloqueio das demais contas. Isso às vezes demora mais de dois dias. Possibilidade 1: o BACEN JUD tem uma funcionalidade que é apenas de pedido de informação, acerca das contas disponíveis para bloqueio. Essa funcionalidade poderia ser utilizada para escolher uma conta a bloquear e depois comandar de forma já direcionada o bloqueio nessa conta e, apenas se não satisfeito, poderiam ser acessadas as demais contas. Possibilidade 2: priorizar o bloqueio da conta única informada ao CNJ, quando houver conta informada. No geral, a empresa pagadora de suas dívidas se organiza para receber os bloqueios nessa conta e tratar esses bloqueios de uma forma mais eficiente e programada. Questão controversa: bloqueio da conta dos administradores da empresa que constam na procuração da empresa, sem prévia desconsideração da personalidade jurídica ou caracterização de dolo, fraude, simulação, solidariedade/responsabilidade tributária pela dívida. Possibilidade: bloquear on-line a conta da empresa e só se a tentativa for infrutífera avaliar se estão presentes as condições legais e processuais necessárias para bloqueio de sócios e administradores. Jurídico Tributário

FIM