PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
O QUE É EMPREENDEDORISMO ? PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016.
1.O que é marketing? Para quê ele serve? Como funciona? 2.O marketing é aplicável a qualquer empresa, independente de seus produtos, características e.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
The development of green logistics for implementation sustainable development strategy in companies O desenvolvimento da logística verde para a implementação.
Variáveis Quantitativas Qualitativas Aula 5. 2 TRADE MARKETING E O PONTO DE VENDA - Vantagens do Canal para a Indústria. - Vantagem do Trade Marketing.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
1 MATRIZ BCG – Boston Consulting Group Matriz BCG: Modelo matricial criado pelo "Boston Consulting Group" para a administração e planejamento do portfólio.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.
Sistemas de Informação Capítulo 1 uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre.
Ferramentas de Análise
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Pró – Reitoria de Desenvolvimento Institucional
Sistemas de Informação Capítulo 1
PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS
O Modelo de Governança de TI
Administração Estratégica
ANÁLISE ESTRATÉGICA (SWOT/PESTAL)
Prof. José Paulo Hernandes
Stakeholders e Planejamento Estratégico das Organizações
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Desenvolvimento de Estratégia Logística
Planejamento.
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Definição da Estratégia Organizacional
Trabalhos em Grupo Prof. Moacir de Miranda Oliveira Jr.
Gestão estratégica.
Estratégia em Corporações Multinacionais
Criar vantagem competitiva sustentada
Aula II – Diagnóstico Estratégico
Sistema de Gestão Econômica:
Roteiro de Planejamento Estratégico
TECNOPOLO (PORTO ALEGRE – RS)
Profa. Mestre Marta Ajej
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
Estratégia Internacional
Etapas do processo de Administração Estratégica
Avaliação econômica de projetos sociais
Marketing Carlos Freire –
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Trabalho de ADM Análise Ambiente.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
Logística e Gerenciamento da
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Roteiro de Planejamento Estratégico
Fatores críticos de sucesso na implementação e gestão de programas de educação a distância através da Internet Proposta de Dissertação Maurício G. Testa.
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Gestão da Logística de Distribuição
Gestão de Desempenho Revisão 2
Gestão da Logística de Distribuição
Planejamento estratégico
PLANEJAMENTO E PREVISÕES DE VENDAS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Análise de Demandas Regionais
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Professor Flávio Toledo
Estratégias de Marketing
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS 2. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO

2. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO Processo de identificação de Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciar positivamente. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente. Forças são características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho. Fraquezas são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.

2. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO 2.1 VARIÁVEIS AMBIENTAIS Roteiro de etapas para análise do Ambiente Externo 1 - Definir o escopo do ambiente a ser analisado 2 - Selecionar as informações relevantes 3 - Escolher o cenário referência 4 - Identificar as oportunidades e ameaças no cenário referência 5 - Selecionar as oportunidades e ameaças relevantes para a empresa

1 - Definir o escopo do ambiente a ser analisado Considere como referências o Negócio, a Missão e os Princípios O Negócio atua como uma moldura que delimita o ambiente a ser analisado e a Missão orienta a concentração da análise. Os Princípios orientam a seleção das Oportunidades

Etapa 2: Selecionar as informações relevantes Utilizar o conceito de Públicos Relevantes isto é, pessoas e organizações com as quais uma empresa mantém relacionamentos para cumprir sua Missão

FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER

LEONARD FULD, ESPECIALISTA EM CONCORRENTES E TENDÊNCIAS 99% daquilo que as empresas precisam saber sobre seus concorrentes é de domínio público. É preciso saber quais concorrentes devem ser observados. Sempre que houver transação de dinheiro, haverá intercâmbio de informações. Leonard Fuld, 56 anos, que auxilia grandes corporações em projetos ao redor do globo para antecipar movimentos dos concorrentes e tendências, preside a Academy of Competitive Intelligence (ACI), que ensina a executivos o valor de prever os mais difíceis cenários.

Etapa 3: Escolher o "Cenário Referência" Cenários em Planejamento: a) construir um "Cenário de Referência" específico para sua empresa ou para o setor de sua atuação, ou b) utilizar os Cenários disponíveis e chegar ao Cenário Referência.

Etapa 3: Escolher o "Cenário Referência" KADETT 1990 ÔNIX 2010

2.2 AMEAÇAS E OPORTUNIDADES Etapa 4: Identificar as Oportunidades e Ameaças no Cenário de Referência 2.2 AMEAÇAS E OPORTUNIDADES Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influencia-la positivamente. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente.

Etapa 5: Selecionar as Oportunidades e Ameaças relevantes para a Empresa MATRIZ PARA A SELEÇÃO DE OPORTUNIDADES E AMEAÇAS RELACIONAMENTO COM O NEGÓCIO, A MISSÃO E OS PRINCÍPIOS DA EMPRESA REDUZIDO ELEVADO IMPACTO NO DESEMPENHO DA EMPRESA AMEAÇAS E OPORTUNIDADES RELEVANTES

2.3 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO São pontos-chave que definem e garantem o desenvolvimento e o crescimento de uma empresa e seu negócio, atingindo seus objetivos. São encontrados através de um estudo aprofundado dos próprios objetivos da empresa, derivando de sua missão, sua visão e seus valores.

2.3 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Exemplos: Qualificação da administração Localização (ponto). Linhas de produtos e serviços. Expertise nos canais de distribuição e logística

2.3 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA Estilo do veículo, economia de combustível Atendimento à legislação ambiental Rede de distribuição eficiente Controle sobre custos de produção.

2.3 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO INDÚSTRIA DE INFORMÁTICA Capacidade de inovação Qualidade nas vendas Facilidade de utilização dos produtos

2.3 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA Eficácia na propaganda Eficácia na distribuição de produtos Capacidade de inovação dos produtos.

2.3 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO EMPRESAS DE ALTA TECNOLOGIA Capacitação gerencial para atuar em ambientes competitivos Capacidade de inovação Marketing tecnológico Integração com a comunidade científica e tecnológica