PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS 2. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO
2. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO Processo de identificação de Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciar positivamente. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente. Forças são características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho. Fraquezas são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.
2. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO 2.1 VARIÁVEIS AMBIENTAIS Roteiro de etapas para análise do Ambiente Externo 1 - Definir o escopo do ambiente a ser analisado 2 - Selecionar as informações relevantes 3 - Escolher o cenário referência 4 - Identificar as oportunidades e ameaças no cenário referência 5 - Selecionar as oportunidades e ameaças relevantes para a empresa
1 - Definir o escopo do ambiente a ser analisado Considere como referências o Negócio, a Missão e os Princípios O Negócio atua como uma moldura que delimita o ambiente a ser analisado e a Missão orienta a concentração da análise. Os Princípios orientam a seleção das Oportunidades
Etapa 2: Selecionar as informações relevantes Utilizar o conceito de Públicos Relevantes isto é, pessoas e organizações com as quais uma empresa mantém relacionamentos para cumprir sua Missão
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER
LEONARD FULD, ESPECIALISTA EM CONCORRENTES E TENDÊNCIAS 99% daquilo que as empresas precisam saber sobre seus concorrentes é de domínio público. É preciso saber quais concorrentes devem ser observados. Sempre que houver transação de dinheiro, haverá intercâmbio de informações. Leonard Fuld, 56 anos, que auxilia grandes corporações em projetos ao redor do globo para antecipar movimentos dos concorrentes e tendências, preside a Academy of Competitive Intelligence (ACI), que ensina a executivos o valor de prever os mais difíceis cenários.
Etapa 3: Escolher o "Cenário Referência" Cenários em Planejamento: a) construir um "Cenário de Referência" específico para sua empresa ou para o setor de sua atuação, ou b) utilizar os Cenários disponíveis e chegar ao Cenário Referência.
Etapa 3: Escolher o "Cenário Referência" KADETT 1990 ÔNIX 2010
2.2 AMEAÇAS E OPORTUNIDADES Etapa 4: Identificar as Oportunidades e Ameaças no Cenário de Referência 2.2 AMEAÇAS E OPORTUNIDADES Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influencia-la positivamente. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente.
Etapa 5: Selecionar as Oportunidades e Ameaças relevantes para a Empresa MATRIZ PARA A SELEÇÃO DE OPORTUNIDADES E AMEAÇAS RELACIONAMENTO COM O NEGÓCIO, A MISSÃO E OS PRINCÍPIOS DA EMPRESA REDUZIDO ELEVADO IMPACTO NO DESEMPENHO DA EMPRESA AMEAÇAS E OPORTUNIDADES RELEVANTES
2.3 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO São pontos-chave que definem e garantem o desenvolvimento e o crescimento de uma empresa e seu negócio, atingindo seus objetivos. São encontrados através de um estudo aprofundado dos próprios objetivos da empresa, derivando de sua missão, sua visão e seus valores.
2.3 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Exemplos: Qualificação da administração Localização (ponto). Linhas de produtos e serviços. Expertise nos canais de distribuição e logística
2.3 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA Estilo do veículo, economia de combustível Atendimento à legislação ambiental Rede de distribuição eficiente Controle sobre custos de produção.
2.3 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO INDÚSTRIA DE INFORMÁTICA Capacidade de inovação Qualidade nas vendas Facilidade de utilização dos produtos
2.3 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA Eficácia na propaganda Eficácia na distribuição de produtos Capacidade de inovação dos produtos.
2.3 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO EMPRESAS DE ALTA TECNOLOGIA Capacitação gerencial para atuar em ambientes competitivos Capacidade de inovação Marketing tecnológico Integração com a comunidade científica e tecnológica