Para onde caminha o Ensino e a Aprendizagem Tecnologias X Metodologias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação em EaD: desafios e possibilidades
Advertisements

O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Curso para Gestores Escolares: 21/10/2013 Florianópolis.
ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
Prof. Dr. Gilvandenys Leite Sales 1 Reflexões: Viver - Aprender – estabelecer conexões.
Ser Educador é uma Arte Prof. Denys Sales 1.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
Total de Escolas: escolas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
Aluno: Rodrigo Pimentel
DE UM PINGO D’ÁGUA SE CHEGA AO MAR
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Metodologia do Ensino de Física I
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Resolução de problemas em contexto colaborativo e não-formal: estudo de caso de tecnologia espacial no projecto CanSat Açores José António Contente |
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Metodologia do Ensino Superior
Transposição Didática
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA ASTRONOMIA
Peer Instruction (Instrução por Pares) Just in Time Teaching (Ensino sob Medida)
BLENDED LEARNING E FLIPPED CLASSROOM -
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Educação Profissional a Distância no SENAI
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Metodologia de Projetos Relato de Experiências
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Pesquisa de projetos Trabalho de Equipe.
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
NOVAS TECNOLOGIAS NOVAS METODOLOGIAS CHAPECÓ, 08 DE SETEMBRO DE 2010.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
O Sistema escolar inglês (“school-led”): autonomia e responsabilidade
PROJETO “TEIA DO SABER”
Possibilidades para o desenvolvimento do Projeto
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Para onde caminha o Ensino e a Aprendizagem Tecnologias X Metodologias 2017 Prof. Dr. Gilvandenys Leite Sales denyssales@gmail.com

Baixe essa apresentação!

Velhos Desafios... Garantia de educação realmente para todos; Redução de desigualdades sociais; Elevação de índices de desenvolvimento; Redução da evasão

Eu Apenas Processei o Sistema Escolar!!! https://www.youtube.com/watch?v=O6aKFVKkznI

Quiz! A – Pedagógico B – Andragógico C – Heutagógico Caminhamos para qual modelo de educação? A – Pedagógico B – Andragógico C – Heutagógico ( ) O professor determina “ O quê” será estudado e o aluno define “O como”; ( ) “O quê” e “O como” será estudado são determinados pelo professor; ( ) “ O quê” e “O como” será estudado são determinados pelos alunos. Resposta: 2 – 1 - 3

E o ensino e a aprendizagem? Caminham tanto para uma evolução tecnológica como metodológica.

Como podemos caminhar juntos? João Mattar defende que uma de nossas funções, como educadores, é justamente de experimentar pedagogicamente todas as ferramentas de suporte à aprendizagem e apresentar os resultados a nossos alunos e colegas. http://joaomattar.com/blog/2007/09/07/

O que precisamos fazer?

O que precisamos compreender Pirâmide da Aprendizagem Métodos Passivos Métodos Ativos https://drwilda.com/tag/national-training-laboratories/

Para onde caminha a aprendizagem? Notório Saber Idade média Educação Aberta e Flexível Univ. 42

Qual o significado da vida, do universo e tudo mais?

42: A universidade sem professores METODOLOGIAS ATIVAS 42 http://www.bbc.com/portuguese/internacional-37797400

METODOLOGIAS ATIVAS PROBLEM BASED LEARNING PROJECT BASED LEARNING FLIPPED CLASSROOM PEER INSTRUCTION BLENDED LEARNING Ensinagem Híbida (e-Blended) GAMIFICAÇÃO

Blended Learning https://moodlecloud.com/en/ https://moodle.aprenderlivre.org/ http://www.helpclassonline.com.br/moodle/

Gamificação https://kahoot.it http://s2.glbimg.com/31vtYRzXgOXP58-z2r0gBPPoT-U=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/07/14/gamification-gamificacao-ludificacao-jogos-games-mecanica-e1467763424283.jpg https://kahoot.it

PEER INSTRUCTION https://goo.gl/forms/Qk3Y7d2jEsXnKJlC2

Instrução por Pares Qual o maior órgão do corpo humano? a) Pele b) Tripas c) Bofes

Instrução por Pares Uma chapa vasada quando aquecida, seu furo: a) Aumenta b) Diminui c) Permanece constante

Novas tecnologias - Novas culturas - Novas possibilidades. Hoje, a maioria de nossos alunos portam em seus bolsos e bolsas verdadeiros laboratórios de informática, de realidade virtual, de realidade aumentada, e de mídias em geral. O que era um sonho de consumo para se ter como laboratório nas escolas há alguns anos, hoje está nas mão de nossos alunos. E nós pedimos que os desliguem.    "Se a Escola não mudar as gerações interativas a mudarão ..."   http://romerotori.blogspot.com.br/

A aprendizagem é quântica!

Muito Obrigado a todos e a todas! denyssales@gmail.com denyssales@ifce.edu.br http://professordenyssales.blogspot.com.br/