Organização e Análise de Projectos

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Organização e Análise de Projectos Fases de preparação de um projecto

Ciclo de vida de um projecto Fase de Concepção Etapa de identificação de oportunidades Etapa de preparação Etapa de avaliação ex-ante Etapa de decisão Fase de Desenvolvimento ou Execução Fase de Implementação ou Funcionamento Fase de Conclusão ou Extinção

Estudos de Mercado Objectivos: Determinar a procura potencial dos consumidores dos bens e serviços a produzir Estudar os condicionalismos socio-económicos e a sua previsível evolução Concorrência; Preços; Rendimentos; Gostos e Preferências dos consumidores; Enquadramento institucional.

Técnicas de previsão do consumo futuro Extrapolação da tendência Ajustamento da tendência pelo Método dos Mínimos Quadrados. Elasticidades da procura-preço e da procura-rendimento.

LIMITAÇÕES DOS MÉTODOS DE EXTRAPOLAÇÃO E AJUSTAMENTO DA TENDÊNCIA Problemas resultantes da utilização de séries cronológicas: Falta de homogeneidade das séries estatísticas (diferenças de metodologia; diferenças nos itens) Necessidade de um número substancial de observações históricas (significado estatístico) Correlação serial Admitem que, de uma forma geral, os factores que determinaram a evolução passada, a vão determinar no futuro; Consideram que a procura de um bem específico apresenta um padrão de crescimento uniforme. Não se fundamentam na teoria económica   Previsão com base em curvas da procura e elasticidades

Estudos de dimensão Objectivo: Seleccionar um nível de produção, relacionado com a satisfação do mercado; quanto maior for a procura a satisfazer, maior terá que ser a dimensão dos investimentos. Número de unidades de produção; Dimensão das unidades de produção;

Abordagem prática à escolha da dimensão Toma-se a dimensão global do mercado como limite máximo para a capacidade (A) Recolhe-se informação sobre o mínimo economicamente rendível de outras unidades semelhantes (B) B>A →o projecto deve ser rejeitado B<A → prossegue-se o estudo, definindo uma quota de mercado (em princípio não será no máximo a diferença entre a dimensão global do mercado e a procura já satisfeita por outras unidades.

Abordagem prática à escolha da dimensão Determinam-se os custos fixos e variáveis e calcula-se o ponto crítico de capacidade (q0) q – quantidade produzida CF – Custo Fixo Total p- preço v – custo variável unitário q0 > Quota de mercado → o projecto deve ser rejeitado q0 < Quota de mercado → prossegue-se o estudo

Economias de escala Existem economias de escala quando o aumento dos custos é menos do que proporcional ao aumento da produção. Exemplo: Existe uma economia de escala, quando uma empresa ao duplicar a sua dimensão (instalações e máquinas) obtém mais do que o dobro da produção. K1 – Investimento necessário à produção P1 K2 – Investimento necessário à produção P2 α – Factor de escala ( se 0< α<1, existem economias de escala) P2>P1

Estudos técnicos Objectivos: Selecionar o melhor processo para o atingir o nível de produção pretendido. Natureza técnica dos equipamentos; Tipo e qualidade dos factores de produção a empregar; Diferentes combinações possíveis de factores Consistência do processo produtivo

Estudos de Localização Objectivos: Determinar o local ou locais onde se torna viável e de menor custo implantar a unidade produtiva. Disponibilidade e custo de factores; Custos de transporte de matérias primas e produtos acabados; Factores de condicionamento: clima, rede de comunicações, regime fiscal, ...

Estudos de enquadramento jurídico e financeiro Informações sobre os meios legais Informações sobre os meios financeiros Esquemas de crédito existentes Esquemas de incentivos ou programas de apoio Trâmites processuais