Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas/UNASUS Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica.
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Orientadora: Ana Luiza Cerdótes
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima.
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Caroline Hallal Reydams
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especialização em Saúde da Família
Melhoria da atenção aos usuários com HAS e/ou DM pertencentes à área de abrangência da UBS Nimio Insfran Martinez, Rio Branco/AC   Especializanda:Cibele.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 8 Melhoria na Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção aos usuários.
Irasema Pérez Casanova Orientadora: Marcinia Moreno Bueno
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8       Melhoria da Atenção.
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS/ESF PROJETO FIGUEIRA, VILA VERDE, TRANSACREANA -
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso.
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, NA ESF 01, ARAMBARÉ/RS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora: Fabiana Barros Marinho Maia
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Aberta do SUS
Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso   Melhoria da Atenção à Saúde dos Usuários com Hipertensão e Diabetes na UBS de Santos Anjos, Faxinal do Soturno/RS  Guillermo Doimeadios Garcia  Pelotas, 2015   

Introdução Caracterização do município de Faxinal do Soturno/RS Cidade Gaúcha com 6.860 habitantes; 01 UBS e 2 ESF, 1 Urbana e outra Rural(Santos Anjos)

Introdução Caracterização ESF Santos Anjos. 6 ACS, 1 enfermeira, 1 médico, 1 técnica de enfermagem, 1 auxiliar de enfermagem, 1 dentista e 1 auxiliar em saúde bucal.

Introdução Situação da Ação Programática antes da intervenção: 347 hipertensos e 65 diabéticos adscritos; Baixa cobertura, livre demanda; Sem registro e monitoramento; Ausência de educação em saúde.

Objetivos Geral: Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e/ou diabéticos da UBS de Santos Anjos, Faxinal do Soturno/RS

Metodologia Intensificação do número de consultas; Melhoria da assistência através da criação de vínculos, realização de exames complementares e encaminhamentos necessários; Busca ativa dos usuários faltosos; Capacitação da equipe; Criação do grupo HIPERDIA.

Metodologia Logística Utilizou-se cadernos de atenção básica: # 36 HAS e # 37 DM. Adotou- se a Ficha Espelho e Planilha de coleta de dados da UFPel para Usuários com HAS e DM. Atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem, nutricional, psicológicos, ACS e educação física. Laboratório Clínico. Trabalho Comunitários com grupos

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura à hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1.1: Cadastrar 65% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde Meta 1.2: Cadastrar 50% dos usuários diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. 283 68 169 98 49 24

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. 250 63 136 44 66 19

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.3: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 2.4: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo 225 56 111 37 53 16

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.5: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 67 23 48 148 251 79

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.7: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos 44 183 25 69 01 03

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 3: . Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa Meta 3.1: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada Meta 3.2: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada HAS: mês 1 = 27, mês 2 = 30, mês 3 = 47 (100%) DM: mês 1 = 27, mês 2 = 30, mês 3 = 10 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 4: . Melhorar o registro das informações. Meta 4.1. Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde Meta 4.2: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde DM = no primeiro mês 24 usuários (100%), no segundo mês 49 (100%), e finalmente no terceiro mês 68 (100%). 273 159 88

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. Meta 5.1. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde HAS = no primeiro mês foram 98 usuários (100%), no segundo mês 169 (100%), e no terceiro 283 (100%). DM = no primeiro mês 24 usuários (100%), no segundo mês 49 (100%), no terceiro tivemos um total de 68 (100%).

Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos. Meta 6.1: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos Meta 6.2. Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos Meta 6.3. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários hipertensos Meta 6.4. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários diabéticos Meta 6.5. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos Meta 6.6. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários diabéticos Meta 6.7. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários hipertensos. Meta 6.8: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários diabéticos. HAS: mês 1 = 98, mês 2 = 169, mês 3 = 283 (100%) DM: mês 1 = 24, mês 2 = 49, mês 3 = 68 (100%)

Discussão Elevação da qualidade dos serviços oferecidos na UBS Mudamos o pensar e o fazer acerca do processo saúde/doença Elevação da qualificação dos profissionais da equipe. Melhorou a organização e atualização de registros, fichas prontuários de usuários Hipertensos e/ou Diabético. Foram beneficiados toda a comunidades com ações de orientações para melhorar a saúde. Foi atualizado e aumentado o programa de farmácia popular. Proposta para dar continuidade do projeto de intervenção atual. Fortalecimento da unidade e de equipe de saúde. Melhora na estrutura, planejamento e organização do trabalho na UBS. Melhora da inter-relação com o NAAB, e com outros setores.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Melhor desenvolvimento pessoal e profissional. Fortalecimento da relação na equipe. Incentivo para continuar procurando o comprometimento de melhorar a qualidade da APS neste e outros programas. Aprendemos que os obstáculos, por mais difíceis que eles sejam sempre serão possíveis de solucionar. O verdadeiro valor da educação em saúde.

Muito Obrigado