PODER Sendo o poder a capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra, induzindo-a a agir de acordo com a sua vontade,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Poder, persuasão e ética
Advertisements

FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
15:20.
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
Delegação, centralização e descentralização
Qualidade Total.
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Texto: Poder e política Autor: Robbins
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
Desenvolvimento organizacional
Prof.a Andréia Chagas Pereira
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
Técnicas de Negociação
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Capítulo 12 Liderança, poder e política
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
ETAPAS DA NEGOCIAÇÃO Profª. Elizabete Nunes.
Leblon Fitness Networking
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Escola Superior de Guerra
CAPÍTULO 12 Liderança.
Administração Geral - Aula 04
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
PODER E POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Aline Ferreira Gomes Dielen de Oliveira Pacheco
Considerações sobre Motivação e Liderança
Prof. Msc. Magali de Macedo
Organização, cooperação e motivação
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
Administração de Recursos Humanos II
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Solidificando seus relacionamentos
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
1 DOCUMENTO INTERNO A E SSÊNCIA DA L IDERANÇA.
Empreendedorismo.
Técnicas de Negociação Poder, Liderança Motivadora e Administração de Conflitos Prof Cláudio Cabral.
Os Estilos de Liderança
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
Abordagem Comportamental da Administração
Clima organizacional e proposta para melhora do ambiente
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Capítulo 1 A administração hoje.
Cargos e Salários Material para avaliação
Gestão Estratégica de Pessoas
Tema 14 – O Poder e a Liderança [Faces do Poder]
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
Gerenciamento dos Recursos Humanos
PROFESSOR: ALESSANDRO
Técnicas de Negociação
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
UNIBERO Módulo: Negociações Internacionais
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Competências Interpessoais Objetivos
O comportamento do Consumidor
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Poder e Política nas Organizações
Bruno Dalfovo de Medeiros Felipe Alci Rocha.  Estrutura organizacional da equipe de projeto.  Introdução;  Estruturas;  A importância do Gerenciamento.
Marketing de Relacionamento e CRM Augusto, Graziela e Katiane.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Profa. Sandra Ayyad. 1 Módulo: Gestão de Pessoas Unidade de Ensino: CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL.
Relembrando: A liderança depende da:
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

PODER Sendo o poder a capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra, induzindo-a a agir de acordo com a sua vontade, faz-se necessário algumas reflexões dentro do âmbito organizacional, uma vez que, este pode e geralmente é estreitamente ligado a figura do "líder".

PODER DE COERÇÃO Baseado na cultura do medo, reagimos a este poder por temer as conseqüências negativas decorrentes da desobediência. Aplicações de sanções fiscais Dor Frustrações Controle da satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança

Sob este aspecto, alguns cuidados são fundamentais: PODER DE RECOMPENSA O poder de recompensa é o poder que permite a possibilidade de trocar, de fazer concessões, de barganhar durante o processo de busca de resultados, de exercício da liderança, de negociação. Sob este aspecto, alguns cuidados são fundamentais: Estar consciente de que há disponibilidade para oferecer algo em troca do que se pretende obter. Estar seguro do que se pretende obter de um interlocutor, em troca do que se pode e se quer oferecer. Conhecer o valor real de tudo o que se tem para oferecer, sabendo o quanto custa para si; conhecer também o quanto vale para o interlocutor, o que se tem para oferecer.

PODER DE RECOMPENSA Saber o valor do que se pretende obter, em troca do que se vai oferecer; neste ponto é importante saber quanto custa para o interlocutor e quanto vale para si. Preparar-se para barganhar todas as trocas, sempre obtendo algo em troca do que se oferece; nada deve ser dado sem obter algo em troca; o interlocutor deve valorizar a troca, evitando-se conceder gratuitamente algum benefício ou facilitação de resultado. Valorizar tudo o que se oferece, e avaliar material e monetariamente, o que seu interlocutor ofertar em troca. Manter no processo de barganha um sistema de concessões mútuas do tipo: se você me oferece, então eu te ofereço ...

PODER DE LEGITIMIDADE E O PODER LEGITIMADO O poder que se delega a uma pessoa como resultado de sua posição na hierarquia formal da organização. É a aceitação pelos membros da organização da autoridade inerente a um cargo.

PODER DO CONHECIMENTO Ser entendido como alguém detentor do conhecimento do tema ou temas básicos que exploram o processo decisório, ter ao seu lado pessoas observadas e aceitas pelos interlocutores, e neste aspecto, o poder do conhecimento se alia ao poder da legitimidade, funcionam como agentes transformadores da decisão elevando o seu nível de discussão e de abordagem.

PODER DA INFORMAÇÃO Fazer o tempo agir para si, ter o tempo como amigo, jogar com o tempo em condições favoráveis - apressar a discussão de temas sobre os quais tem amplo domínio, ou se isto lhe convier, atrasar a discussão de assuntos por entender que o momento não é conveniente, são estratégias do uso do tempo. O uso adequado dos dados disponíveis, ou melhor, a oportunidade de usá-los quando conveniente ou indicado, é, das estratégias adotadas, a que melhor define o conceito do poder da informação. Os indivíduos ou organizações que disponham de dados têm uma posição de destaque em relação a seus interlocutores. Estes indivíduos ou organizações estão em melhores condições de decidir a posição de mais força na discussão e na barganha

PODER DA PERSUASÃO O poder da persuasão – ou poder pessoal – é a capacidade profissional de explorar, de forma consciente e eficaz, nos momentos de discussão, na apresentação de propostas e no instante de barganhar trocas e concessões, as suas qualificações pessoais, sua presença, seu domínio sobre o ambiente, no sentido de envolver e seduzir, em sentido amplo, seus interlocutores.