TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

ATRIBUIÇÕES E PRÁTICAS DOS SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Relação professor/aluno
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
Regina Célia Baptista Belluzzo
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
É só colocar óculos para conseguir ver?
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Tecnologia Assistiva e Acessibilidade
 .
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
ÁREA DA DEFICIÊNCIA FÍSICA NEUROMOTORA (DFN)
Tecnologia Assistiva (Ajudas Técnicas; Tecnologia de Apoio; Tecnologia Adaptativa; Adaptações; Tecnologia para Especiais)
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Pederneiras- São Paulo
TECNOLOGIA ASSISTIVA / DEFICIÊNCIA
REDE DE ENSINO ESTADUAL
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Tecnologia e Educação.
Currículo oficial de São Paulo
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE DA/NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR Por Ana Paula Moreira.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Estudo de Caso Aluna: Gizele Ribeiro dos Santos Aluno PNE, escolhido:
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Conceitos e Gerações de EAD
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Presidência da República
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Trabalhando com Grupos
Tecnologia Assistiva para Pessoas com Dificuldades Visuais
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Projeto Brincar para Vencer
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Escola de Educação Especial
CARTA DE BELO HORIZONTE
LIVRO ENTENDENDO A DEFICIÊNCIA FÍSICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
Questionário Nome Número USP Telefones para contato.
Profe Elen Regina Peracchi
PEI – Programa Educacional Individualizado
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS Renata Tavares Estrela

Tecnologias Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. A forma como os organizamos em grupos, em salas, em outros espaços isso também é tecnologia. O giz que escreve na louça é tecnologia de comunicação e, uma boa organização da escrita, facilita e muito a aprendizagem. A forma de olhar, de gesticular, de falar com os outros isso também é tecnologia.

“...não somente as técnicas são imaginadas, fabricadas e reinterpretadas durante seu uso pelos homens, como também é o próprio uso intensivo de ferramentas que constitui a humanidade enquanto tal (junto com a linguagem e as instituições sociais complexas)”. Levy

Algumas pistas: As sociedades humanas necessitam de instrumentos e artefatos, materiais e intelectuais, para sobreviver. “Uma técnica é produzida dentro de uma determinada cultura e uma sociedade encontra-se condicionada por suas técnicas” Levy

Oralidade primária: as sociedades de oralidade primária não dispõem de meios externos ao ser humano para armazenamento de seus conhecimentos; Escrita: com a escrita, as sociedades passaram a ter meios externos ao ser humano para registrar as informações; Informática: o computador digital é um híbrido que junta imagem, texto, som, movimento;

COMO CONVIVEMOS COM AS TECNOLOGIAS? O QUE SÃO TECNOLOGIAS? COMO CONVIVEMOS COM AS TECNOLOGIAS? Sociedade tecnológica Homem e máquina Tecnologias e atividades cotidianas comuns Ferramentas tecnológicas

Influência da tecnologia Na sociedade: Mudanças aceleradas; Eliminação de barreiras físicas e temporais; Troca de informações, idéias e negócios fazendo emergir o fenômeno da globalização.

Influência da tecnologia No trabalho: Muda o perfil do trabalhador: “raciocínio lógico, habilidade para aprender novas qualificações; conhecimento técnico geral; responsabilidade com o processo de produção; iniciativa de resolução de problemas”.

Influência da tecnologia Na educação: Desmistificar a linguagem tecnológica; Reorganização curricular; Formar cidadãos com visão crítica e sólida, formação geral, domínio das tecnologias e capacidade de atuação consciente; Promover o acesso. “Sem estar bem informado é impossível participar; portanto, é impossível ser cidadão”.

Tecnologias avançadas na Educação Estão vinculadas ao uso do computador, da TV e vídeo, à informática e à educação a distância.

Preparar professores para o uso do computador Atender a três grandes dimensões: Pedagógica – domínio dos conhecimentos relativos ao campo específico da pedagogia; Tecnológica – abrange as relações entre tecnologia e educação em todos os aspectos; Didática – diz respeito à formação específica do professor em determinado campo.

Preparar professores para o uso do computador Domínio de técnicas ligadas ao audiovisual e informática (cultura técnica); Qualificar sua comunicação interpessoal (competências da comunicação); Sistematização e formalização de procedimentos e métodos (capacidade de trabalhar com método); Expressar saberes e experiências de forma proveitosa (capacidade de capitalizar).

Tecnologias e ... Gestão Administrativa Gestão Pedagógica

Articulação entre conhecimentos tecnologias e mídias Modelo antigo Modelo novo Implicações para os alunos Centrado no professor Centrado no aluno Os alunos são investidos no poder de aprendizes ativos Absorção passiva Participação do aluno A motivação do aluno é aprimorada Trabalho individual Equipe de aprendizagem A equipe constrói habilidades que são desenvolvidas; o aprendizado é aprimorado pelo compartilhamento O professor como especialista O professor como guia A estrutura de aprendizagem é mais adaptável às rápidas mudanças no mundo

Implicações para os alunos Modelo antigo Modelo novo Implicações para os alunos Estático Dinâmico Os recursos de aprendizagem (livros-texto, base de conhecimentos existentes) são substituídos por links on-line no mundo real. Os recursos podem ser adaptados às necessidades imediatas da aprendizagem Aprendizado pré-determinado Aprender a aprender Desenvolvimento de habilidades para a era da informação

Articulação entre conhecimentos tecnologias e mídias Trabalho com projetos Integração de tecnologias e mídias Conceitos relacionados Integração projeto e tecnologia Contribuições da mídia áudio visual

Desafios... Vencer resistências; Capacitação continuada da rede de formação; Superar os problemas técnicos e de conexão; Desenvolver atividades interativas, colaborativas e motivadoras.

Mais desafios... Promover atividades que tenham implicações no processo educativo; O ensino da tecnologia para contribuir no pedagógico; Possibilitar a reflexão-ação-reflexão.

Perfil do futuro professor Dinamizador da inteligência coletiva; Arquiteto cognitivo; Transgressor da linearidade; Trabalha a ecologia cognitiva; Professor-pesquisador.

O que é ser dinamizador da inteligência coletiva? É responsável pelo gerenciamento de processos de construção cooperativa do saber, transformando grupos escolares heterogêneos em comunidades inteligentes, flexíveis, autônomas e felizes, integrando as múltiplas competências dos estudantes com base em diagnósticos permanentes.

O que é ser arquiteto cognitivo? É um profissional capaz de traçar estratégias e mapas de navegação que permitem ao aluno empreender, de forma autônoma e integrada, os próprios caminhos de construção do conhecimento em rede, assumindo, para isso, uma postura consciente de reflexão-na-ação e fazendo o uso crítico das tecnologias como novos ambientes de aprendizagem.

Educação e tecnologia é pensar em: “...professor + computador + recursos pedagógicos + livros + quadro-de-giz = professor que age, planeja, integra conhecimentos”. “...trata-se de entender que são criadas novas formas de comunicação, novos estilos de trabalho, novas maneiras de ter acesso ao conhecimento e de produzi-lo”. BRITO, G. S.; PURIFICAÇÃO,I. Educação e novas tecnologias: um repensar. IBPEX: Curitiba,2006.

Tecnologias Assistivas

DESDE O NASCER TEMOS FUNÇÕES A DESEMPENHAR: O nosso corpo é limitado! (congênitas e adquiridas) Como suprir as limitações? TECNOLOGIA

CATEGORIAS a) Auxílios para a vida diária e vida prática: são os materiais e produtos utilizados em tarefas diárias e que favorecem o desempenho dos indivíduos em situação de dependência de auxílio. Nesta categoria temos os talheres modificados, os suportes para utensílios domésticos, as roupas que facilitam o vestir e despir, o velcro, além de outros. Figura 1 - Garfo adaptado Fonte: http://www.cedionline.com.br

b) Comunicação aumentativa e alternativa: recurso que possibilita a comunicação de pessoas com defasagem na sua habilidade ao falar e/ou escrever. As pranchas de comunicação são um dos exemplos desta categoria: construídas com letras ou palavras escritas, elas são um recurso através do qual o aluno com NEE pode expressar seus desejos, sentimentos, entendimentos quando estimulados.

Fonte: http://www.comunicacaoalternativa.com.br Figura 2 - CAA: (CSA) Comunicação aumentativa (suplementar) e alternativa Fonte: http://www.comunicacaoalternativa.com.br

c) Recursos de acessibilidade ao computador: nesta categoria encontram-se os conjuntos de hardwares e softwares, projetados especialmente para tornar o computador acessível aos indivíduos com dificuldades sensoriais e motoras. Como exemplos, temos: teclados modificados, teclados virtuais com varredura, mouses especiais e acionadores diversos, softwares de leitores de tela e sintetizadores de voz, ponteiras de cabeça por luz, monitores especiais, softwares leitores de texto (OCR), impressoras braille.

Figura 5 - Teclado com colméia Fonte: APAE/Londrina

d) Sistemas de controle de ambiente: faz parte desta categoria a tecnologia projetada para proporcionar às PNEs as mesmas condições que qualquer pessoa “normal” possa ter dentro de um ambiente. e) Projetos arquitetônicos para acessibilidade: são as adaptações estruturais nos diversos ambientes como banheiros, rampas, elevadores, entre outros, que eliminam as barreiras físicas, facilitando a locomoção da pessoa com deficiência.

f) Órteses e próteses: as próteses são equipamentos artificiais que têm como função substituir partes ausentes do corpo, por exemplo, pernas e braços mecânicos. Figura 7- Prótese Fonte: http://www.cedionline.com.br Figura 8 - Órtese Fonte: http://www.cedionline.com.br

g) Adequação postural: para cuja alteração, existem as tecnologias projetadas para promover conforto e segurança aos indivíduos que possuem comprometimentos posturais confirmados por diagnósticos. Figura 9 - Adequação postural Fonte: APAE/Londrina Figura 10 - Carteira adaptada Fonte: APAE/Londrina

Figura 11 - Cadeira de roda h) Auxílios de mobilidade: são recursos projetados para auxiliar a locomoção dos indivíduos. Podemos citar: bengalas, muletas, andadores, carrinhos, cadeiras de rodas manuais ou elétricas, entre outros. Figura 11 - Cadeira de roda Fonte: APAE/Londrina Figura 12 - Andador Fonte: APAE/Londrina

i) Auxílios para cegos ou para pessoas com visão subnormal: nesta categoria estão os equipamentos que proporcionam uma maior independência dos indivíduos com deficiência visual na realização de tarefas, como verificar a hora, utilizar a calculadora, verificar a temperatura do corpo, identificar se as luzes estão acesas ou apagadas, cozinhar, identificar cores e peças do vestuário, verificar a pressão arterial, identificar chamadas telefônicas, escrever, ter mobilidade independente, etc. Figura 13 - Lupa eletrônica Fonte: http://www.clik.com.br

j) Auxílios para surdos ou para pessoas com déficit auditivo: são os aparelhos para surdez, os telefones com teclado, os sistemas com alerta táctil-visual, entre outros. Figura 14 - Telefone público Fonte: http://www.koller.com.br

k) Adaptações em veículos: nesta categoria encontram-se acessórios e adaptações que possibilitam a uma pessoa com deficiência física dirigir um automóvel, por exemplo, os facilitadores de embarque e desembarque como elevadores para cadeiras de rodas (utilizados nos carros particulares ou de transporte coletivo), rampas para cadeiras de rodas, serviços de auto-escola para pessoas com deficiência. Figura 15 - Ônibus adaptado Fonte: http://www.londrina.pr.gov.br

Tecnologias para autonomia

Educação e autonomia

Tecnologia e sociedade

OBRIGADA! Renata Estrela estrela.renata@gmail.com