AULA 1 EQUIPES DE TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo: André Gomes , Antônio Cavalcanti e Wagner Anderson
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
VENCEDOR E PERDEDOR Autor Anônimo.
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
JOGOS COOPERATIVOS.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
Integração Institucional
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
experiências INESQUECÍVEIS!
EQUIPE.
Comportamento Organizacional
Valor Consultoria Empresarial
Grupo... Trabalho em Grupo... Equipe de Trabalho É um conjunto de duas
AULA 5 - Plano de ação para melhoria do desempenho do líder de equipes
AULA 3 - Formação de Equipes de Trabalho
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO
LIDERANÇA Capacidade de inspirar, motivar e movimentar pessoas a atingir e superar metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. Transformar.
A FORÇA DOS NOSSOS PÉS.
AULA 7 – Capacitação Profissional
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
TRABALHO EM EQUIPE. TRABALHO EM EQUIPE Diferença entre grupo e equipe É a reunião de várias pessoas, onde não existe um objetivo em comum.
AULA 6 - Pesquisa e diagnóstico do Clima Organizacional
Administração de Conflitos
COMUNICAÇÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO aula 5
O lugar da gestão na escola: alinhando e estruturando a liderança
Liderança e comprometimento com a equipe de trabalho
A palavra conviver originou-se
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO. MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Começando nossa conversa.
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto
RESPONDENDO A PERGUNTAS
Como se tornar um Líder Servidor Autor: James C. Hunter
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
A Liderança e seu processo contínuo de mudanças
Isso seria eternamente minha responsabilidade.
Gestão por Competências
Solidificando seus relacionamentos
Oficina de Motivação.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Unidade VIII Arquitetura Organizacional
TRABALHO EM EQUIPE I.
Gestão do Conhecimento
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
COMECE O GRUPO (E PROSSIGA)
EQUIPE.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
3 Comunicação e vida familiar. 3 Comunicação e vida familiar.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
Compreendendo Equipes de Trabalho
Cultura Organizacional
Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe
PROJETO: CONVIVENDO E RESPEITANDO
Gestão de Pessoas no Setor Público
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Dos Conceitos às Aplicações
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
15 Atitudes que levarão Você ao TOPO!
Transcrição da apresentação:

AULA 1 EQUIPES DE TRABALHO Pós-Graduação Gestão de Equipes e Desenvolvimento de Pessoas GEDPB04 – Maio / 2013 Professora: Maria Luísa Dias AULA 1 EQUIPES DE TRABALHO

Equipes Um grupo é um conjunto de pessoas que possuem o mesmo objetivo comum ou que compartilham alguma característica. Já uma equipe, é um conjunto de pessoas que se unem para alcançar o mesmo objetivo, mesmo que possuam características diferentes. TODA EQUIPE É UM GRUPO, MAS NEM TODO GRUPO É UMA EQUIPE. Professora: Maria Luísa Dias - Maio/2013 – GEDPB04 – UMCPOS - Aula 1

Conceitos Na equipe as coisas são um tanto diferentes. Além dos seus membros serem voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções bem definidas, possui também uma série de fatores positivos que a distingue do grupo e garantem a obtenção de excelentes resultados com muita sinergia e criatividade. Nesse ambiente tão bom não quer dizer que não existam conflitos, pois eles fazem parte do relacionamento humano e se tornam até fator de crescimento se forem trabalhados através do debate conduzido da maneira certa e na hora certa. Professora: Maria Luísa Dias - Maio/2013 – GEDPB04 – UMCPOS - Aula 1

Cultura A cultura ocidental contemporânea se caracteriza pelo individualismo e pelo imediatismo. E como todos nós estamos imersos nessa cultura, tendemos a acreditar que trabalhar em grupo seja uma tarefa quase impossível, algo que exija um esforço sobre-humano. Realmente nem sempre é fácil trabalhar em equipe; principalmente porque às vezes sozinho se vai mais rápido, mas sempre quando estamos juntos vamos mais longe. Professora: Maria Luísa Dias - Maio/2013 – GEDPB04 – UMCPOS - Aula 1

Professora: Maria Luísa Dias - Maio/2013 – GEDPB04 – UMCPOS - Aula 1

Dilemas Quantas vezes nos deparamos com as frases: Essa parte não é minha; Não é minha responsabilidade; Não é problema meu. Professora: Maria Luísa Dias - Maio/2013 – GEDPB04 – UMCPOS - Aula 1

Confiança O trabalho em equipe é reconhecido como um poderoso instrumento para o ganho de desempenho das organizações, mas existe um aspecto fundamental para a eficiência das equipes: a confiança. A confiança reduz os atritos entre as pessoas, estreitando os relacionamentos humanos. Realmente, quando os membros de uma equipe confiam uns nos outros, há maior disposição em cooperar, compartilhar conhecimentos e comprometer-se com os resultados. Professora: Maria Luísa Dias - Maio/2013 – GEDPB04 – UMCPOS - Aula 1

Cooperação A confiança predispõe as pessoas a abrir-se para ouvir e compreender o outro, o que lhes permite criar canais de comunicação, avaliar suas capacidades e assumir uma postura que favoreça os relacionamentos. É por meio dessas atitudes que se consolida a cooperação, sustentada na crença de que ninguém atinge um objetivo sozinho e sim que todos os membros da equipe atinjam juntos. Professora: Maria Luísa Dias - Maio/2013 – GEDPB04 – UMCPOS - Aula 1