Coordenação-Geral de Regulação da Educação Superior a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
Advertisements

Indicadores de Qualidade em Cursos de Graduação II Encontro Nacional de Formação e Coordenadores e Tutores Presenciais da UAB; Universidade de Brasília.
SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SEAES Sistema Estadual de Avaliação do Ensino Superior Concepções, Diretrizes, Princípios e Dimensões.
Avanço Mundial da EAD ● Nos EUA, mais de 65% das universidades já oferecem EAD ● Taxa anual de crescimento de alunos EAD é de 18,2% ● Custos estão caindo,
Apresentando o Relatório de Avaliação - MEC - Recredenciamento do IFB – realizado em março/2016 PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EAD E O PERFIL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA IES PRIVADA Marcus Danilo de Paula Stander.
Programa de Convênio Olá, Parceiro, seja bem-vindo ao Programa de Convênio da Estácio.
22º CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A VISÃO DO INEP PARA O FUTURO DA EAD NO BRASIL Águas de Lindóia – SP Setembro de 2016.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
ENADE 2017: Alunos Regulares (Ciclos Azul)
ACADEMIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO
Prática da LDB nas instituições de ensino
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Estágios Não-Obrigatórios
Graduação em Enfermagem - EAD
DIRETORIA DE SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - DISUP
Credenciamento e Recredenciamento Institucional
SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Política e Gestão em EAD
Aprimoramento das Normas e Procedimentos Regulatórios
Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de cursos
“Enfermagem a Distância Faz Mal a Saúde ? “
Diretrizes Curriculares Nacionais – Ensino de Graduação
Portaria Normativa MEC nº 12, de 11/05/2016 Natal, 25 de maio de 2016.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
II Encontro das Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais do IFPA CAMPUS BELÉM JUNHO/2017.
EAD: PERMANÊNCIA E ÊXITO DEAD/PROEN
Introdução a Educação a Distância
PRODEL 2017 Programa de Desenvolvimento Local
CALENDÁRIO ESCOLAR 2014 A Lei de Diretrizes e Bases garante a cada escola autonomia para definir seu calendário escolar, de acordo com a proposta pedagógica.
Novos tempos na Graduação:
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
Ações Proen 2017/1 Reuber Santiago.
Novos desenhos curriculares e inovações pedagógicas: uma experiência em curso na UFPA Encontro Regional Norte e Centro-Oeste do XXII ForGrad Prof. Licurgo.
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
ENADE 2017 Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes
METODOLOGIA DA MATRIZ CONIF 2018
Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
Educação a Distância no IFCE
EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES CONAE E XIV CONSIND DA CONTEE
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
Nnnnnneee CONTRIBUIÇÕES PARA AUXILIAR NO CREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL PARA OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gurias, arrumar com os dados de.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
-as oportunidades oferecidas pela Lei nº /2017-
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
PREAD - Pró-Reitoria de Educação a Distância
POLÍTICAS PÚBLICAS DE REGULAÇÃO DE
Autoras: Taize de Andrade M. Lopes e Janilse Fernandes Nunes
UGA II – HOSPITAL IPIRANGA
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação de Curso
GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Profa. Dra
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
Profa. Dra. Inês Confuorto
CONGELAMENTO DE SALÁRIO E DESTRUIÇÃO DA CARREIRA
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Bernardo Fajardo – FGV EBAPE
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Coordenação da MR: Cláudia Regina de Brito
Portaria Normativa MEC nº 12, de 11/05/2016 Natal, 25 de maio de 2016.
Fórum de Coordenadores do Cursos de Graduação
Breve Visão, à Luz das Novas Legislações
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
52º Congresso Nacional da ABIPEM
PESQUISA DE DESEMPENHO 2019
Transcrição da apresentação:

Coordenação-Geral de Regulação da Educação Superior a Distância

Decreto nº 9.057/2017 Portaria Normativa nº 11/2017

Do Credenciamento EaD Inovações: Credenciamento de IES exclusivamente para EaD. Um único ato de credenciamento EaD (fica extinto o ato de Credenciamento Lato Sensu EaD). A SERES editará portaria ampliando o credenciamento lato sensu EaD das IES credenciadas para lato sensu EaD. As IES com autonomia universitária (universidades e centros universitários) criam seus cursos após o credenciamento EaD.

das avaliações in loco Concentradas na sede da instituição. As IES não mais vincularão polos EaD a processos e-MEC. A vinculação ficará a critério da SERES. Visitas a polos serão realizadas em casos de monitoramento ou supervisão.

Conceito Institucional Quantitativo anual de polos Dos polos EaD Autonomia para criação de polos de EaD pelas IES credenciadas para esta modalidade, cujos quantitativos anuais, são definidos pela PN nº 11/2017 (IES privadas): Conceito Institucional Quantitativo anual de polos 3 50 4 150 5 250

Dos polos EaD Fica vedada a criação de polos por IES: Com Conceito Institucional insatisfatório; Com processo de supervisão ativa, que implique a vedação expressa de criação de polos.

Dos polos EaD As IES públicas (federais, estaduais e distritais) não estão sujeitas aos quantitativos da tabela, podendo criar polos a partir de acordo prévio com suas mantenedoras.

Dos polos EaD Serão disponibilizadas para as IES funcionalidades no sistema e-MEC a fim de que possam: Informar os polos EaD criados (em até 60 dias); Alterar endereços dos polos EaD (substituição de polos); Extinguir polos EaD.

Dos polos EaD Responsabilização das IES sobre a manutenção das informações dos polos no Sistema e-MEC: Polos criados; Endereços dos polos; Vinculação de cursos e distribuição das vagas; Documentação (imóveis e parcerias); Infraestrutura e pessoal.

Dos ambientes profissionais Os ambientes profissionais nada mais são do que espaços disponibilizados por entidades, por meio de celebração de convênios ou parcerias, para fins de complementação de práticas laboratoriais, as quais não sejam possíveis nos polos, ou práticas de estágio. Estas atividades são comumente realizadas pelas IES juntamente à entidades diversas, não se constituindo uma inovação. Desta forma, não há que se confundir estes espaços como polos EaD.

Momentos presenciais “As atividades presenciais, como tutorias, avaliações, estágios, práticas profissionais e de laboratório e defesa de trabalhos, previstas nos projetos pedagógicos ou de desenvolvimento da instituição de ensino e do curso, serão realizadas na sede da instituição de ensino, nos polos de educação a distância ou em ambiente profissional, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais..” (Arts. 4º, do Decreto). Não há definição de atividades obrigatórias, pois estas ficam a critério da IES, em conformidade com as DCN, PPC e PDI. Os cursos de pós graduação lato sensu EaD poderão ter as atividades presenciais realizadas em locais distintos da sede ou dos polos de EaD.

Das regras de transição Dos processos em trâmite Credenciamento, recredenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento: aqueles que tenham recebido avaliação in loco na sede, com o relatório anexado, retornarão à SERES, a fim de seguirem trâmite, considerando sede e polos avaliados. Para aqueles que possuem endereços (polos) não avaliados, as IES poderão optar entre: i) arquivar os processos em tramitação e criar os polos por autonomia; ou. ii) aguardar visita aos polos ainda não visitados e receber o credenciamento pelo MEC (não serão computados nos limites anuais da IES).

Das regras de transição Aditamento de credenciamento de polos: Para aqueles que possuem endereços (polos) não avaliados, as IES poderão optar entre: i) arquivar os processos em tramitação e criar os polos por autonomia; ou. ii) aguardar avaliação aos polos ainda não visitados e receber o credenciamento pelo MEC (não serão computados nos limites anuais da IES). Para aqueles que possuem portaria de credenciamento provisório, os processos retornarão à SERES e terá as portarias definitivas publicadas.

Das regras de transição Dos credenciamentos lato sensu EaD expedidos e em trâmite: Serão transformados em credenciamentos EaD. Dos processos de credenciamento EaD de IES com autonomia Terão os processos de autorização vinculados arquivados. Dos processos de alteração de endereço e de extinção de polos EaD Serão arquivados, considerando que as alterações serão realizadas pela própria IES no Sistema e-MEC.

Obrigado! Sérgio dos Santos Bolssoni Coordenador coreaddireg@mec.gov.br (61) 2022.8191 Obrigado!