IMPOSTOS ESTADUAIS ICMS - Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Impostos do Estado e do Distrito Federal
Advertisements

5 – Estudo do ITR.
Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA)
Vieira Ceneviva, Almeida, Cagnacci de Oliveira & Costa Advogados Associados 1 Tributação das Telecomunicações e do Comércio Eletrônico 26 de junho de 2003.
SE LIGA..... a)Exercício em Dupla II 05 pontos 4º A (22/06) – 4o B (30/06 ) – 4º C (17/06 ) – 4º E (21/06 ) – 4º F (21/06) b) 1ª Avaliação: 20 pontos 4º
Faculdade Morumbi Sul Alexandra Lisboa Neriane Bianchi Samanta Gonçalves.
Estudo do ITBI.
ICMS: Sujeição passiva na importação por conta própria, por conta e ordem e por encomenda Marcelo Viana Salomão.
PIS – COFINS IMPORTAÇÃO
Antecipação na aquisição de mercadorias de outros Estados
Impostos do Estado ITCD
IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA- ISSQN
Impostos sobre propriedade de veículos automotores
TRIBUTOS E DOCUMENTOS FISCAIS
JOZÉLIA NOGUEIRA BROLIANI PROCURADORA DO ESTADO
EM EMPRESAS COMERCIAIS
Imposto Sobre Operações Financeiras
Impostos dos Estados e do Distrito Federal
A FUNCÃO SOCIAL DOS TRIBITOS Para que o Estado possa cumprir o seu papel é necessário obter recursos financeiros, provenientes, na sua maioria, dos tributos.
A HISTÓRIA DO ICMS.
Limitações ao Poder de Tributar
Antecipação do Imposto nas Entradas Interestaduais
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Regime de Tributação Unificada - RTU
I C M S I C M S I C M S I C M S I C M S I C M S “ Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé) PROFESSOR NARCÉLIO BARBOSA.
DIREITO FINANCEIRO X DIREITO TRIBUTÁRIO
ICMS Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações.
CURSO DE PRÁTICA FISCAL (1)
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Contabilidade Comercial
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
ICMS ART. 155, II DA CF.
Direito Tributário II Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho.
GESTÃO DE TRIBUTOS ESPÉCIES DE TRIBUTOS Aula 03.
Direito Empresarial 11ª Aula
IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS – IPI
IPVA – IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho
IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS ART. 153, INCISO IV CF/88
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA
Aspectos Gerais e a Legislação Estadual
IMPOSTO S/ TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art
Direito Tributário II Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho.
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA - ESPÉCIES
Prof. Alessandro Lucas Santos
Impostos federais em espécie
Prestações de Serviço de Transporte Art. 2° São hipóteses de incidência do ICMS: VI - as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal,
Ana Rita Belens / Lívia Oliveira / Roberto Rivelino / José Carlos
UNIDADE I Tributos Incidentes no Comércio Exterior
ICMS - Conceito O ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal e, entre os princípios constitucionais que regem o ICMS destacam-se: Não cumulatividade,
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
AULA 04: ELEMENTOS DO TRIBUTO
GUERRA DOS PORTOS E A RESOLUÇÃO DO SENADO N.º 13
Cálculos Fiscais - ICMS
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL;
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação.
Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre a prestação de Serviços de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Profa. Silvia Bertani.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.  PREVISÃO LEGISLATIVA:  Art 153, IV da CF/88  Arts. 46 seguintes do CTN  Decreto 7.212/2010 e Decreto.
Apuração do Índice de Participação SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA A participação dos Municípios na Arrecadação do ICMS Apuração do Índice de Participação.
Contribuição para o PIS/Pasep- Importação Cofins- Importação.
ICMS - MERCADORIAS Professor: Argos Campos Ribeiro Simões.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho. ICMS Previsão Legislativa CF/88 – Art. 155, II EC 33/2001 LC 87/96 LC 114/2002.
Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores(IPVA)‏ É um tributo devido anualmente pelos proprietários de automóveis de passeios ou utilitários, caminhonetes.
PRINCÍPIOS DE DIREITO TRIBUTÁRIO: Princípio da igualdade tributária
Fernando Bonfá de Jesus
Impostos municipais: IPTU, ISS, ITBI
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Transcrição da apresentação:

IMPOSTOS ESTADUAIS ICMS - Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (Art. 155, II da CF/88; LC nº 87/96) FATO GERADOR- A base nuclear do fato gerador é a circulação de mercadoria ou prestação de serviços interestadual ou intermunicipal d transporte e de comunicação, ainda que iniciados no exterior (art. 155, II, da CF/88). BASE DE CÁLCULO- Pode ser: a) o valor da operação, em se tratando de operação de circulação de mercadorias; b) o preço do serviço, em se tratando de transporte (interurbano e interestadual) e de comunicação; c) o valor da mercadoria ou bem importado, constante em documento de importação, convertido em moeda nacional pela mesma taxa de câmbio utilizada para cálculo do imposto de importação, e acrescido do IPI, do IOF, do próprio II (Imposto de Importação) e das despesas aduaneiras.

ALÍQUOTAS - Art. 155 da CF/88: “§ 2º O imposto previsto no inciso II atenderá ao seguinte: (...) IV- resolução do Senado Federal, iniciativa do Presidente da República ou de um terço dos Senadores, aprovada pela maioria absoluta dos seus membros, estabelecerá as alíquotas aplicáveis ás operações e prestações, interestaduais e de exportação. V- é facultado ao Senado Federal: estabelecer alíquotas mínimas nas operações internas, mediante resolução de iniciativa de um terço e aprovada pela maioria absoluta dos seus membros; b) fixar alíquotas máximas nas mesmas operações para resolver conflito específico que envolva interesse de Estados, mediante resolução de iniciativa da maioria absoluta e aprovada por dois terços de seus membros”.

Antes da CF, o então “ICM” (hoje, “ICMS”) tinha a mesma alíquota para todas as mercadorias. Atualmente, no entanto, temos alíquotas distintas para produtos, admitindo-se, facultativamente ao ICMS, a própria seletividade, em razão da essencialidade das mercadorias e dos serviços (art. 155, § 2º, III, da CF/88). Quanto às alíquotas, há as internas - livremente estipuladas pelos Estados (usualmente 17% ou 18%) e as interestaduais, para as quais há o seguinte critério: a) Alíquota de 7%: para operações interestaduais que destinarem mercadorias ou serviços a contribuintes dos Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste e para o Espírito Santo; b) Alíquotas de 12%: para operações interestaduais que se destinarem mercadorias ou serviços a contribuintes dos Estados das regiões Sul e Sudeste; c) Alíquotas de 17% ou 18%: para operações de importação.

IPVA - Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (art IPVA - Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (art. 155, III, da CF/88) FATO GERADOR: Propriedade (e não o uso) de veículo automotor de qualquer espécie (automóvel, motocicleta, caminhão, aeronave, embarcação, etc.). Com efeito, apenas a propriedade gera incidência de IPVA, e não a mera detenção do veículo, o próprio uso ou mesmo a posse. A propriedade prova-se pelo CRV - Certificado de Registro de Veículo, sendo também aceito, como prova de propriedade, o documento do licenciamento do ano anterior. BASE DE CÁLCULO - Valor venal do veículo ou preço comercial de tabela (= valor de mercado). Utilizam-se as tabelas elaboradas e publicadas pelo poder tributante, que se baseia em publicações especializadas, como revista Quatro Rodas e congêneres. O preço poderá estar discriminado n Nota fiscal ou em documentos relativos ao desembaraço aduaneiro (“preço CIF”), quando se trata de produto importado.

ALÍQUOTA - Será estabelecida em lei ordinária estadual ALÍQUOTA - Será estabelecida em lei ordinária estadual. É alíquota proporcional, não existe um limite máximo a ser fixado. No entanto, a Emenda Constitucional nº 42/2003 incumbiu ao Senado Federal a estipulação de suas alíquotas mínimas. Ademais, poderá o IPVA ter alíquotas diferenciadas em função do tipo e utilização do veículo, do que se depreende uma latente progressividade ao imposto em comento (art. 155, § 6º, I e II, da CF/88). Frise-se que tal progressividade não é explícita no texto constitucional, como é para o IPTU, IR e ITR, parecendo-nos mais IPVA um imposto que se sujeita a extrafiscalidade, assumindo função regulatória, do que, propriamente, um gravame progressivo.

ITCMD - Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de quaisquer Bens ou Direitos (arts. 35 a 42 do CTN; art. 155, I, da CF/88). FATO GERADOR - O fato gerador do ITCMD é: a) transmissão de propriedade de quaisquer bens (por exemplo, bens imóveis, móveis, tais como: veículos, valores financeiros, títulos de crédito etc.); b) transmissão (cessão) de direitos em decorrência de: 1- falecimento do seu titular; 2- transmissão e cessão gratuitas. A transmissão é a passagem jurídica da propriedade ou de bens e de direitos de uma pessoa para outra. Ocorre em caráter não oneroso, seja pela ocorrência de morte (transmissão causa mortis) ou doação (ato de liberdade). É imperioso destacar que, conforme o art. 35, parágrafo único, do CTN, nas transmissões causa mortis ocorrem tantos fatos geradores distintos quantos sejam os herdeiros ou legatários.

BASE DE CÁLCULO - Consoante a dicção do art BASE DE CÁLCULO - Consoante a dicção do art. 35 do CTN, será o valor venal dos bens ou direitos transmitidos e da doação. Em princípio, representará o valor de mercado do bem objeto de transmissão, não devendo superá-lo. O cálculo é feito sobre o valor dos bens na data da avaliação (Súmula nº 113 do STF), observada a alíquota vigente na data da abertura da sucessão (Súmula nº 112 do STF). Ademais, sabe-se que o imposto não é exigido antes da homologação do cálculo (Súmula 114 do STF). ALÍQUOTAS - As alíquotas do ITCMD são fixadas livremente pelos Estados, respeitando o máximo fixado pelo Senado Federal por meio de Resolução nº9/92 em 8%. Faz mister trazer à baila o entendimento jurisprudencial que representa importantes vetores na estipulação de tal grandeza dimensional do fato gerador em estudo: Súmula nº 112 do STF: “ o imposto de transmissão ‘causa mortis’ é devido pela alíquota vigente ao tempo da abertura da sucessão” Súmula nº 113 do STF: “o imposto de transmissão ‘causa mortis’ é calculado sobre o valor dos bens na data da avaliação” Súmula nº 114 do STF: “o imposto de transmissão ‘causa mortis’ não é exigível antes da homologação do cálculo”

Súmula nº 113 do STF: “o imposto de transmissão ‘causa mortis’ é calculado sobre o valor dos bens na data da avaliação” Súmula nº 114 do STF: “o imposto de transmissão ‘causa mortis’ não é exigível antes da homologação do cálculo” Súmula nº 590 do STF: “calcula-se o imposto de transmissão ‘causa mortis’ sobre o saldo credor da promessa de compra e venda de imóvel, no momento da abertura da sucessão do promitente vendedor”.