OPERAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO

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Transcrição da apresentação:

OPERAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO DIAGNÓSTICO DO TRANSPORTE PÚBLICO NA BACIA 1 DO DISTRITO FEDERAL Cláudio Moura Silva Ráysson Ferreira Teles Pedro Henrique da Silva www.transportes.unb.br

APRESENTAÇÃO    A utilização do transporte público é na maioria das grandes cidades do mundo um importante fator de desenvolvimento e mobilidade urbana e que direta ou indiretamente atinge todos os componentes da sociedade. Em Brasília, nos últimos anos, os congestionamentos têm sido cada vez mais recorrentes, e isso ocorre devido ao crescimento exponencial da frota de veículos particulares na capital. Este comportamento contribui diretamente para a redução da utilização dos meios de transporte públicos e aumento de congestionamentos, o que acarreta em um tempo de viagem relativamente maior ao que realmente seria necessário.

Mapa das Bacias - DF

   A Bacia 1 do transporte público do Distrito Federal - composta pelas Regiões Administrativas do Plano Piloto, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro, Lago Norte, Varjão, Fercal, Sobradinho, Sobradinho II e Planaltina – nota-se que a distribuição populacional está situada principalmente na Região Central do Distrito Federal em direção a Região Norte do território com destaque para as regiões do Plano Piloto e Planaltina

Outros dados importantes: 41,53% dos postos de trabalho estão localizados no Plano Piloto; Do total dos moradores do Distrito Federal, 41,42% disseram que utilizam o próprio veículo para irem ao trabalho; 38,07% fazem uso do ônibus; Nas regiões de maior poder aquisitivo, a utilização do automóvel é mais forte, como no Sudoeste/Octogonal, 87,74%. Segundo declaração dos entrevistados, 33,74% de ciclovias declaram que residem próximo a ciclovias.

A empresa Piracicabana, responsável pela frota que atende a Bacia 1, tem 517 ônibus cadastrados e autorizados a circular, com idade média de 1,86 ano. Tabela 1 – Frota Alocada do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF entre 2005 e 2015 Área/ Ano 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Bacia 1 368 375 388 507 515 501 508 502 593 589 Fonte: DFTrans

Entre os anos de 2005 e 2015, registrou-se uma alteração significativa, quando se passa de 43 milhões de embarques por ano para 74,5 milhões de embarques, o que representa um crescimento de 73% para esse intervalo de dez anos analisados. Tabela 2 – Quantitativo de passageiros embarcados pelo Sistema de Transporte Público Coletivo do DF entre 2005 e 2015 (valores em mil passageiros/ano) Área/ Ano 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Bacia 1 43.970 41.671 51.012 54.232 78.892 82.347 80.954 81.316 79.545 81.484 74.500

Tabela 4 – Média de passageiros embarcados por viagem/ano do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF – Bacia 1 Área/ Ano 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Bacia 1 27 26 32 31 30 37 41 Fonte: DFTrans Tabela 5 – Quilometragem anual do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF – Bacia 1 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 54.955.796 57.680.771 63.415.127 63.096.314 54.362.650 56.305.840 56.695.933 Fonte: DFTrans

Nesse sentido, em termos de eficiência da operação, quanto menor for a frota disponível para rodar os quilômetros necessários para realizar a operação, mais eficiente esse sistema de transporte se apresenta, ou seja, quanto maior for o PMA, mais eficiente é a operação, implicando em menores custos efetivos para o funcionamento do sistema como um todo. Assim, percebe-se que o PMA da Bacia 1 do Distrito Federal tem caído nos últimos anos, o que pode indicar uma perda econômica para o sistema. Tabela 6 – Percurso Médio Anual (PMA) do Sistema de Transporte Público do DF Ano 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Km/ Ano 54.955.796 57.680.771 63.415.127 63.096.314 54.362.650 56.305.840 56.695.933 Frota/Ano 507 515 501 508 502 593 589 PMA - Bacia 1 108.394 112.001 124.832 124.205 108.292 94.950 96.257 PMA - DF 98.007 101.877 104.884 103.787 100.150 96.464 99.635

O índice de passageiros por quilômetros (IPK) é outro importante indicador de eficiência da operação de transporte. O IPK é calculado pela razão entre o número de passageiros transportados e a quilometragem rodada para que estes mesmos passageiros fossem transportados. Em termos de eficiência operacional, quanto maior for o IPK, mais eficiente é o sistema de transporte. No Distrito Federal, o índice IPK tem diminuído desde o ano de 2010, o que pode indicar uma fuga de passageiros para outros meios de transportes. Tabela 7 – IPK Sistema de Transporte Público Coletivo do DF entre 2005 e 2015 Ano 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Bacia 1 1,12 1,08 1,29 1,44 1,43 1,28 1,46 1,45 1,31 Fonte: DFTrans

No dia 29 de junho de 2017 realizamos trabalho de campo que constituiu na avaliação in loco de três linhas de transporte público que compõe a Bacia 1: Linha 0.509 – Ligação Plano Piloto – Sobradinho (Qd 18); Linha 0.501 – Ligação Sobradinho – Plano Piloto; e Linha 105.2 – Grande Circular (Vila Telebrasília). Linha 0.509 – Ligação Plano Piloto – Sobradinho:

Essa ligação rodoviária por meio de ônibus parte do terminal da Asa Sul, no Plano Piloto, e vai até o terminal da Quadra 18, em Sobradinho, numa extensão aproximada de 36km. Essa linha tem 43 frequências diárias nos dias úteis (segunda a sexta-feira), com headway mínimo de 15 minutos, no horário de pico, e de, no máximo, 35 minutos, nos horários de menor movimento. Aos sábados a frequência diminui para 32 ônibus e no domingo para 26 veículos. A tarifa cobrada pela viagem é de R$ 5,00.

Linha 0.501 – Ligação Sobradinho – Plano Piloto:

Essa ligação rodoviária por meio de ônibus parte do Terminal de Sobradinho (Quadra Central), e vai até o Terminal da Asa Sul, no Plano Piloto, numa extensão de 36km. Essa linha tem 37 frequências diárias nos dias úteis (segunda a sexta-feira), com headway mínimo de 13 minutos, no horário de pico, e de, no máximo, 50 minutos, no período noturno. Aos sábados a frequência diminui para 36 ônibus e no domingo para 20 veículos. A tarifa cobrada pela viagem é de R$ 5,00.

Linha 105.2 – GRANDE CIRCULAR - Terminal Asa Sul / Vila Telebrasília / L2 Sul-Norte / W3 Norte-Sul

Essa ligação rodoviária por meio de ônibus parte do Terminal da Asa Sul, passa pela Vila Telebrasília, trafega pela L2 - sentido Sul-Norte, pela W3 - sentido Norte-Sul, retorna ao Terminal da Asa Sul, no Plano Piloto, numa extensão de 36,5km. Essa linha tem 44 frequências diárias nos dias úteis (segunda a sexta-feira) e headway mínimo de 18 minutos, no horário de pico, e oscila entre 22 e 23 minutos ao longo do dia, chegando a, no máximo, 40 minutos, no período noturno. Aos sábados a frequência diminui para 31 ônibus e no domingo para 23 veículos. A tarifa cobrada pela viagem é de R$ 3,50.

www.transportes.unb.br MUITO OBRIGADO!