ALGUNS JULGADOS QUE SE UTILIZARAM DOS PRINCÍPIOS DA BOA-FÉ E DA FUNÇÃO SOCIAL APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO - EXTINÇÃO DO FEITO EM RAZÃO DA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contratos Administrativos
Advertisements

Contratos Administrativos
DIREITO CIVIL Prof. Wiverson de Oliveira. Contratos Código Civil: Lei de Artigos Contratos Código Civil: Lei de
ALTERAÇÃO CONTRATUAL Conforme dispõe o art. 444 da CLT as relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre negociação das partes interessadas.
O Direito Privado no Ciberespaço Eurípedes Brito Cunha Júnior IV Festival de Software Livre da Bahia UNEB, Salvador,
Responsabilidade Civil do Estado Constituição Federal, art. 37, parágrafo 6º.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
RESPONSABILIDADE CIVIL. DIREITO COMO RESPOSTA ÀS NECESSIDADES SOCIAIS MARCO DE LEGAL DE VALORES E NORMAS ATUA EM DIFERENTES CAMPOS PROVER SEGURANÇA JURÍDICA.
Direitodasobrigações: Professor: Ibraim Vieira Lustosa.
TEORIA DA IMPREVISÃO- REBUS SIC STANDIBUS  a teoria da imprevisão, originariamente concebida pelo nome de cláusula rebus sic standibus, segundo a qual.
DIREITOS DO TRABALHADOR BRASILEIRO. CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA DESDE O PRIMEIRO DIA DE SERVIÇO;
Honorários Advocatícios Novas perspectivas do CPC/15 Prof. Marcelo Ferreira.
ACIDENTE DE TRABALHO PROFESSORA ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL DISCIPLINA: PROMOÇÃO.
A Repercussão Previdenciária e Tributária dos Acidentes de Trabalho
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
Seminário D&O – Jurisprudência
DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL
NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL PCMSO
Aspectos éticos e legais em urgências
Direitos Básicos do Consumidor
Normas regulamentadoras.
Anamnese ocupacional – NR 7
RELAÇÃO DE CONSUMO CONSUMIDOR FORNECEDOR.
RESPONSABILIDADE CIVIL CONTRATUAL
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
Seminário AMURC Novos Gestores
Ação de Exigir Contas Prof. Guelber Caetano.
Administração de Vendas
II CONGRESSO PREVIDENCIÁRIO DO ABCDM SÃO BERNARDO DO CAMPO, DIAS 20 E
Dano Moral, Assédio Moral e Assédio Sexual Profª Christiane
Os Benefícios são independentes e tem valores acumulativos.
EXECUÇÃO PENAL EM GERAL AULA 01 EXECUÇÃO PENAL EM GERAL 10º SEMESTRE – DIREITO UNIMES.
Instrumentos de Defesa do Consumidor
Prof. Rafael Mafei Rabelo Queiroz
RESPONSABILIDADE CIVIL
CONTRATOS PROF. HENRIQUE SCHUH.
PEÇA DE INTERPOSIÇÃO Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 12ª Vara Cível do Foro da Comarca de São Paulo do Estado de São Paulo Processo n°
PRÁTICA JURÍDICA II Liquidação de Sentença
Consignação em pagamento
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Núcleo de Saúde Coletiva
Reflexos do Novo CPC no STJ
REFORMA TRABALHISTA Aspectos Principais Sérgio Rocha Pombo.
LANÇAMENTO DO PRODUTO: VIVA MELHOR
Teoria geral das tutelas provisórias
8º SEMESTRE – UNINOVE APELAÇÃO*
28 DE ABRIL - DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO #CHEGADEACIDENTES Hoje 28 de abril é o dia mundial em memória às vítimas de acidentes.
Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade art.15 a 18-B
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Aspectos Jurídicos da Dependência Química. Esfera Penal Lei Antitóxico: artigos 28 e 29 Usuário Código Penal Art. 28 – imputabilidade penal Art 61, inciso.
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES
Vanessa Rivero Kindelan
CURSO DE DIREITO TRABALHISTA.
Petição inicial Mandado de Segurança Tutela Provisória
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA desafios teóricos e práticos
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
São Paulo, SP, 12 e 17 de abril de 2018 Cassio Scarpinella Bueno
José Affonso Dallegrave Neto;
Acidente do trabalho/doença do trabalho (Aspectos Jurídicos)
O DANO SOCIAL E O SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL
GREVE RENATO SARAIVA.
Tipicidade e atipicidade dos meios executivos
Vitória, ES, 22 de fevereiro de 2018 Cassio Scarpinella Bueno
USO DE PSICOFÁRMACOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL: proposta de intervenção na Unidade da Estratégia Saúde da Família Anna Florência, Ponte.
Material Complementar TERMOS E DEFINIÇÕES - Aula1 - Como se transformar em um Perito Ambiental de Sucesso ABRIL/ RENATA PIFER – CETEC AMBIENTAL. Copyright © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS CETECAMBIENTAL
O MÉDICO DA EMERGÊNCIA TEM QUE FAZER PERÍCIA?
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
DIREITO DO NEGÓCIO JURÍDICO Alessandro Rabelo Erika Furtado Evandro Natividade Jeane Pereira Leno de Carvalho Macapá-AP 2017.
Transcrição da apresentação:

ALGUNS JULGADOS QUE SE UTILIZARAM DOS PRINCÍPIOS DA BOA-FÉ E DA FUNÇÃO SOCIAL APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO - EXTINÇÃO DO FEITO EM RAZÃO DA APLICAÇÃO DA TEORIA DO ADIMPLEMENTO SUBSTANCIAL - SENTENÇA ESCORREITA - DEVEDOR QUE ADIMPLIU PARCELA CONSIDERÁVEL DA OBRIGAÇÃO - 38 DE 48 PARCELAS - IMPOSSIBILIDADE DE EXTINÇÃO DO CONTRATO EM OBEDIÊNCIA À BOA-FÉ OBJETIVA E FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO - HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS - MANUTENÇÃO - SENTENÇA MANTIDA - RECURSO DE APELAÇÃO CONHECIDO E DESPROVIDO. (TJPR - 14ª C.Cível - AC - 1500066-9 - São José dos Pinhais - Rel.: José Hipólito Xavier da Silva - Unânime - - J. 01.06.2016)

APELAÇÃO. CIVIL E CONSUMIDOR. PLANO DE SAÚDE. CÂNCER (NEOPLASIA) APELAÇÃO. CIVIL E CONSUMIDOR. PLANO DE SAÚDE. CÂNCER (NEOPLASIA). HORMONIOTERAPIA. RECUSA DA SEGURADORA EM FORNECER MEDICAMENTO POR RESTRIÇÃO CONTRATUAL. CONDUTA ABUSIVA. PRINCÍPIOS DA FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO, DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E BOA-FÉ OBJETIVA. DANO MATERIAL COMPROVADO. DANO MORAL PRESUMIDO. VALOR INDENIZATÓRIO. UMA VEZ QUE O PLANO DE SAÚDE FIRMADO ENTRE AS PARTES COBRE A HORMONIOTERAPIA PARA O TRATAMENTO DE NEOPLASIA (CÂNCER), CONFIGURA INCOERENTE A RECUSA DA SEGURADORA AO FORNECIMENTO DO MEDICAMENTO ZOLADEX SOB O PRETEXTO DE QUE O CONTRATO EXCLUIRIA ATENDIMENTO AMBULATORIAL E FORNECIMENTO DE REMÉDIO A PACIENTES NÃO INTERNADOS. TAMBÉM IRRAZOÁVEL TAL CONDUTA, UMA VEZ QUE O SEGURADO, ADIMPLENTE POR MAIS DE DEZESSETE ANOS, DE IDADE AVANÇADA, COMPROVOU GRAVE ESTADO DE SAÚDE, POR RELATÓRIOS MÉDICOS E EXAMES ESPECIALIZADOS, NÃO IMPUGNADOS PELA RECORRENTE.

SOBRE O PRIMADO DO PACTA SUNT SERVANDA PREVALECE O PRINCÍPIO DA FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO E DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, DEVENDO-SE ASSEGURAR AO CONSUMIDOR OS TRATAMENTOS NECESSÁRIOS À PLENA RECUPERAÇÃO DE SUA SAÚDE. NÃO HÁ COMO PROSPERAR RESTRIÇÃO DE CONTRATO DE ADESÃO QUE DESEQUILIBRA RELAÇÃO JURÍDICA EM PREJUÍZO DE HIPOSSUFICIENTE E QUE COLOQUE EM RISCO A VIDA DO SEGURADO QUE DEMONSTRE SUA BOA-FÉ. TJ-DF - Apelação Cí­vel : APL 434118020078070001 DF 0043411-80.2007.807.0001

DEPENDÊNCIA QUÍMICA. RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DEPENDÊNCIA QUÍMICA. RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. NÃO POSSIBILIDADE. TRATAMENTO. A dependência química é uma doença progressiva e incurável, conforme constatado por estudos científicos, devendo ser assim tratada por todos, inclusive o empregador. Não pode servir de motivo da rescisão contratual, mas, ao contrário, deve o empregador visar a saúde do trabalhador, incentivando-o a buscar ajuda no INSS, em Clínicas Especializadas, no Programa de Prevenção no Ambiente de Trabalho (se houver na empresa) e nos Narcóticos Anônimos (N.A). Tudo isto sob a ótica dos princípios constitucionais de valorização do trabalho humano, função social do contrato e dignidade da pessoa humana, como vêm decidindo nossos Tribunais, inclusive o Tribunal Superior do Trabalho. TRT-5 - Recurso Ordinário : RecOrd 00001444620135050133 BA 0000144-46.2013.5.05.0133

Ação de cobrança. Mensalidades escolares Ação de cobrança. Mensalidades escolares. Contrato de prestação de serviços que estabelecia a necessidade de trancamento da matrícula, de maneira formal. Apelada que foi vítima de acidente de trânsito, tendo sofrido lesões corporais de natureza grave. Comunicação do ocorrido ao estabelecimento de ensino recorrente, por meio de outra colega de turma. Fatos incontroversos nos autos. Inexigibilidade das prestações. Hipótese, ademais, em que as parcelas não seriam devidas ainda que não tivesse ocorrido a formalização do trancamento. Aplicação dos princípios da boa-fé, da função social do contrato, da dignidade da pessoa humana e da vedação do enriquecimento ilícito. Manutenção da sentença de improcedência. Recurso improvido. TJ-SP - Apelação : APL 9051931742009826 SP 9051931-74.2009.8.26.0000