I OFICINA PROMED UFF pensares, saberes e fazeres com fraternidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
Advertisements

GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
FACULDADE METROPOLITANA
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Dimensão do Conhecimento São José do Vale do Rio Preto –Petrópolis Agosto 2003 Oficina do Promed UFF-FMS/Niteroi Grupo.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Não há docência sem discência
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Bases Políticas para novas relações político - pedagógicas em saúde
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
Grupo 3 Relatório Final.
Implantação das Diretrizes Curriculares
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
SÉCULO XX.
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Educação Ambiental - GPEEA
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Portfólio de Estágio Supervisionado
Atenção Básica em Saúde
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Formação de Professores na UFMS:
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Laboratório de Ensino a Distância
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Frases Para os Pais "Se você se sente só é porque construiu muros em vez de pontes Anônimo.
Frases.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Acompanhando e avaliando
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Paulo Freire
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
GT Ensino de Teatro COORDENADOR Professor Dr. Maurício de Bragança (UFF) Aluna responsável: Luciana Amato NÚMERO DE PARTICIPANTES: 16.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Transcrição da apresentação:

I OFICINA PROMED UFF pensares, saberes e fazeres com fraternidade um convite à imersão Prof. Silvio Eduardo Gomes

I OFICINA PROMED UFF Na reformulação de conceitos pedagógicos, é preciso nunca perdermos de vista que todos que atuamos em qualquer dos cenários do Curso de Medicina – Faculdade de Medicina, Instituto Biomédico, Instituto de Biologia, Instituto de Saúde da Comunidade e Rede de Serviços do SUS, devemos ter, como intrínseca, a incomensurável responsabilidade de EDUCADORES.

NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO I OFICINA PROMED UFF NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO Dimensão do Conhecimento Oficina de Currículo Oficina de Capacitação Pedagógica Grupos Operativos Estratégicos Capacitação das Equipes UFF e FMS/Niterói Não há docência sem discência. Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação. Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática.

NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO I OFICINA PROMED UFF NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO Dimensão do Conhecimento: Saberes Docentes Saberes Discentes Saberes dos Profissionais de Saúde da Rede Ensinar exige consciência do inacabamento, exige a convicção de que a mudança é possível.

I OFICINA PROMED UFF NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO Oficina de Currículo: A experiência da parceria da UFF com a FMS de Niterói, e o contexto do processo de reforma curricular . Ensinar exige comprometimento e a compreensão de que a educação é uma forma de intervenção no mundo.

NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO I OFICINA PROMED UFF NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO Oficina de Capacitação Pedagógica: Fomento à criação de assessoria interdisciplinar e psico-pedagógica para o curso de Medicina. Contribuição de vivencias e experiências de outros projetos. Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.

NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO I OFICINA PROMED UFF NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO Grupos Operativos Estratégicos: Planejamento das transformações setoriais necessárias Indicação de novos instrumentos políticos e pedagógicos “Saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção...”

NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO I OFICINA PROMED UFF NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO Capacitação das Equipes UFF e FMS/Niterói Promoção da capacitação dos diversos atores, da UFF e da Rede de Serviços de Saúde, centrada no ensino por competências. Ensinar exige apreensão da realidade. Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade.

I OFICINA PROMED UFF Não temos dúvida em considerar que um processo que implica em reformulação de conceitos, quanto mais de conceitos pedagógicos, é, de per si, revolucionário. E revolucionário que cada um de nós o seja, se necessário for, em sua revisão conceitual, desde que com amor ! Silvio Eduardo

I OFICINA PROMED UFF “Os poderosos podem matar uma, duas ou até três rosas, mas jamais poderão deter a primavera”. (Che Guevara)

I OFICINA PROMED UFF ESTE FÓRUM TERÁ CARÁTER PROPOSITIVO. Temos certeza de que os diferentes Grupos de Trabalho se debruçarão sobre um núcleo temático específico , sem perder de vista as interfaces temáticas, concluindo por nos apontar diretrizes, eixos e indicadores que consubstanciem produtos e projetos que atendam à demanda do nosso PROMED. “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar” William Shakespeare