Góes, A.O.S. Doutor em Sociologia Econômica e das Organizações, ISEG-UTL, Lisboa, Portugal Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Relação professor/aluno
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
A Política Curricular e o Currículo Prescrito.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
O Aluno a Distância.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Lideranças nas organizações educativas
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Curso de Docência Universitária
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A VISÃO DOS DISCENTES Rhaisa Nathalia França André PIBIT/CNPQ Prof.ª Dra.ª Márcia Helena de Souza Freire;
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Transcrição da apresentação:

Góes, A.O.S. Doutor em Sociologia Econômica e das Organizações, ISEG-UTL, Lisboa, Portugal Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - UESC, Ilhéus/BA, Brasil. Universidade Estadual de Santa Cruz Dib, A. Doutor em Educação pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha e Doutor em Economia pela Universidade do Porto, Portugal. Professor visitante do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, UESC, Ilhéus/BA, Brasil.

A estruturação deste estudo teve três momentos: a) uma introdução que contempla a ideia central do trabalho, juntamente com a trilha metodológica desenvolvida e o objetivo a ser alcançado; b) apresentação e análise teórica dos autores pesquisados e, c) os resultados e considerações finais

As formas de produzir conhecimentos proporcionaram novos caminhos e atalhos. A educação passa por ressignificados. Questiona-se: as Instituições de Ensino Superior (IES) estão preparadas para essas realidades? Ou ainda, como utilizar tecnologias educacionais para um melhor aprendizado?

O desfecho é caracterizado por uma pesquisa básica e teórica bibliográfica. O estudo foi do tipo exploratório descritivo. Embora a abordagem aplicada tenha sido qualitativa, não se exclui considerar os dados que receberem tratamento estatístico, cuja abordagem foi quantitativa. Com base nas informações públicas, utilizou-se a análise dos conteúdos na interpretação dos dados.

Destacam-se, a título de síntese, os pensamentos dos autores: Durkheim (2007: 57), que por via da educação, edifica assim em cada um de nós, representa o que há de melhor em nós, o que há em nós de verdadeiro humano. Corrobora Weber (2003: 217) sobre o conceito de educação racional, onde os indivíduos são preparados para exercer as funções dentro da sociedade. Giddens (2008: 529), encerra, quando evidencia (...) o mercado de trabalho exigirá trabalhadores que dominem as novas tecnologias, adquiram novas competências e executem um trabalho criativo.

UNESCO a partir do pensamento de Delours (2001): a) Aprender a Conhecer com foco principal na idea de aprender ao longo da vida concilia cultura geral com o aprofundamento em uma área específica de atuação; b) Aprender a Fazer com base na superação de situações inusitadas que por si só requer o trabalho coletivo, iniciativa e responsabilidade;

UNESCO a partir do pensamento de Delours (2001): c)Aprender a Conviver evoca diversidade cultural e convívio tanto na relação entre diferentes países, mas também em função do conflito de gerações, distintos interesses socioeconômicos, ou ainda decorrente da junção de distintos fatores históricos; d) Aprender a Ser salienta a autonomia e a capacidade de (auto)julgar, contextualizado no desenvolvimento pessoal e profissional. Tudo isso provoca um (re) pensar do processo ensino- aprendizagem.

A intervenção didática atuou positivamente em 10 categorias: iniciativa, criatividade, proatividade, inovação, autonomia, perfil empreendedor, socialização trabalho em equipe, resultado, estratégia. Exemplo: 60% dos alunos sentiram-se como um estudante participativo e ativo dentro da proposta do curso. E, os outros 40%, apontaram que se sentiram participativo, ativo e obedientes. Curiosamente, ainda segundo os discentes o sentir- se obediente não desqualifica a experiência já que todos eles afirmaram que a intervenção didática promoveu a participação. Em sala de aula nenhum conceito foi sistematizado, lido, orientado, discutido As aulas eram debatidas com material produzido pelos alunos.

A ausência de provas como forma de avaliação foi motivadora e em nenhum momento notou-se falta de participação. As categorias inovação e autonomia foram apontadas como as mais difíceis de serem desenvolvidas. Assim que: a) autonomia e trabalho em equipe podem confundir-se. b) as várias decisões que os discentes tinham que eleger podem ter intensificado o questionamento entre autonomia e liderança. Vivenciou-se a dificuldade de atingir um nível que de fato caracterize como inovação permanente.