Sistemas de Qualidade I

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Transcrição da apresentação:

Sistemas de Qualidade I Joseph Moses Juran Sistemas de Qualidade I

biografia Considerado o “Pai da Qualidade”. Nasceu em Braila (Romênia) em 24/12/1904. Mudou-se para Minnesota (EUA) em 1912. Ingressou na Universidade de Minnesota em 1920 e se formou 5 anos depois em Eng. Elétrica. Iniciou a carreira como gestor de qualidade na Companhia Elétrica Ocidental em 1926.

biografia Departamento de Inspeção e Estatística, era responsável pela criação de novas técnicas de controle de qualidade. (1926) Com a rápida ascensão na empresa, publicou seu primeiro artigo sobre qualidade relacionada à Engenharia Mecânica. (1935) Transferiu-se para Nova Iorque sob o cargo chefe de Engenharia Industrial. Ampliou seus conhecimentos em métodos de gestão de qualidade, e formou-se em Direito na Universidade de Chicago.

biografia Em 1945, Juran iniciou sua carreira como consultor. Dedicou-se ao estudo da Gestão de qualidade. Atuou também como professor na Universidade de Nova Iorque Lecionava cursos de controle de qualidade e promovia seminários. Desenvolveu projetos de consultoria para empresas famosas.

biografia Em 1951, lançou sua obra mais clássica, Manual de Controle da Qualidade. A obra ainda é considerada como referência para todo Gestor de Qualidade. Depois da Segunda Guerra Mundial, desperta interesse dos japoneses para reconstruir a economia do país. Juntamente com Deming, ele é considerado um dos colaboradores na transformação do Japão em potência mundial.

BIOGRAFIA Em 1974, Juran funda o Instituto Juran para disseminar melhor suas ideias. O Instituto é considerado hoje um dos mais importantes em consultoria de gestão de qualidade do mundo. Mesmo após sua morte em 2008, o Instituto continua a auxiliar empresas na otimização da qualidade.

Definições de qualidade Para Juran, a qualidade possui duas definições: Qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e, portanto, promovem satisfação com o produto. Qualidade consiste na ausência de deficiências. Essa conceituação ainda é usada hoje em dia na norma ISO 9000:2005.

Contribuições para a qualidade Juran atribui a responsabilidade pela qualidade final do produto ou serviço à função qualidade. Função qualidade: “é o conjunto das atividades através das quais atingimos a adequação ao uso, não importando em que parte da organização estas atividades são executadas."

Contribuições para a qualidade Os custos da não-qualidade por Juran: Custos das Falhas poderiam ser internas ou externas: Interna: Quando o produto ainda não chegou ao cliente e todo trabalho de recuperação é feito na empresa. Externa: Quando o produto já está sob posse do cliente e dessa forma é necessário recuperar o produto, perde-se principalmente a credibilidade do cliente.

Contribuições para a qualidade Custos de Avaliação: Devem incluir os custos das inspeções, testes em processo, auditorias de conformidade. Custos da prevenção: Devem incluir os custos de planejamento, controle e avaliação de fornecedores e treinamentos em técnicas de controle de qualidade.

Contribuições para a qualidade Trilogia da Qualidade (3 fases): “Proposta para garantir que a função qualidade seja executada de modo a atingir os melhores resultados.” Planejamento da Qualidade Controle da Qualidade Melhoria da Qualidade Este processo é o meio de elevar o desempenho de qualidade a níveis sem precedentes.

Contribuições para a qualidade DIAGRAMA DE PARETO É um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas. Torna visivelmente clara a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. Consiste em um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências da maior para a menor e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de perdas.