Competências necessárias para o educador das classes de 3 a 6 anos.

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Transcrição da apresentação:

Competências necessárias para o educador das classes de 3 a 6 anos. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Montessori disse : “ A professora , em nosso sistema, deverá ser paciente, a sua paciência será composta de ansiosa curiosidade científica e de respeito absoluto aos fenômenos que vai observar. É necessário que a professora entenda e sinta a sua posição de observadora ; pois é na atividade da criança que deve estar o fenômeno . A ação da professora não deve então, somente permitir, mas realmente incentivar todas as expressões impulsionadas pelos aspectos positivos , não obstante a natureza ou a forma. É essencial que a professora seja paciente, isto é melhor que todas as técnicas pedagógicas. Deve ter competência científica para realizar uma observação, e deve ser sensível o bastante para apreciar as várias manifestações da inteligência curiosa da criança. Nenhuma expressão espontânea desta inteligência curiosa deve ser sufocada. É difícil estimar o dano que pode resultar desta prática à criança pessoalmente e, mais difícil ainda, estimar a perda no avanço da raça humana. “ InThe San Francisco Call & Post, artigo publicado em 25 /8/1915 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Diante da maravilhosa experiência da vida, precisa mostrar encantamento e reverência. Diante dos caminhos que a própria criança indica , ser ele próprio um aprendiz . Diante da ação livre da criança , ser um observador cuidadoso , responsabilizando-se por prover -lhe um ambiente capaz de nutrir a sua curiosidade ,e que privilegie a peculiaridade de seu explorar delicado.  VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Diante do movimento da criança , deve acompanhá-la , observar e buscar entender sua forma de agir e de interagir, a fim de favorecê-la no seu crescimento a partir do que é apontado pela própria criança. Diante das descobertas , deve também nutrir sua curiosidade para novas possibilidades , encantar-se diante das incógnitas que a vida sugere, a partir de suas interações. Diante das dúvidas e do desconhecido , ser um pesquisador apaixonado, um trabalhador que vê no seu trabalho a concretização do seu potencial criativo. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Conhecer a si própria, desenvolvendo um fazer ético. Construir conhecimento do desenvolvimento humano e dos processos da aprendizagem. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Demonstrar conhecimento, saber aplicar e ser capaz de analisar aspectos da teoria e filosofia na qual os programas de educação montessoriana são baseados e desenvolvidos. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Planejar currículos que satisfaçam as necessidades individuais e os interesses das crianças; apropriados ao seu desenvolvimento; inseridos na sua cultura e compatíveis com nível de experiências. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Avaliar os objetivos, o crescimento individual das crianças, a aprendizagem e os programas desenvolvidos . Criar e avaliar materiais para o currículo e pesquisas apropriadas as crianças com habilidades e nível cultural variadas. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

Demonstrar capacidade de gerenciar o seu próprio trabalho. Organizar: rotinas , registros , controles , listas de provimentos, equipamentos de manutenção, plano econômico dos ambientes sob a sua responsabilidade . Seguir os padrões exigidos pelas leis de educação e saúde no país . Coordenar o funcionamento da classe e do pessoal que lhe for diretamente subordinado . VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 AMOR ÉTICA TRABALHO CÓSMICO VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Bibliografia Competências necessárias para o educador de crianças pequenas,MCTE Cosimo Guido , Il ruollo dell’educatrice, Maria Montessori , il pensiero, il metodo, Giunti Liscani Editori,Castellalto, Italia, 1993. Montessori, Maria , A criança Montessori, Maria , Mente absorvente Montessori, Maria , Formacao do Homem Laeng, Mauro ,Montessori Educatrice del futuro, in Vita del infanzia. Scochera , Augusto , VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Marcia Righetti , Rio de Janeiro www.aldeiamontessori.com.br marcia@aldeiamontessori.com.br www.montessori.com.br falecom@montessori.com.br VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009