PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
Bem-vindos!.
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Universidade Federal do Ceará
Os povos indígenas que vivem, atualmente, na região do Tocantins são:
“Evasão e Permanência no Ensino Superior”
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
COTAS PARA NEGROS NA UnB
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Universidade Federal de São Carlos
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
O que são Ações Afirmativas? São medidas especiais e temporárias determinadas por Lei, seja no âmbito federal, estadual, municipal,ou estabelecido.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
Preconceito e Inclusão Social
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Arquitetura e Urbanismo Biologia Ciências Sociais Computação Engenharia Filosofia Física Geografia História Letras Matemática Pedagogia CST em Construção.
Inclusão Social – Políticas de Acesso e Políticas de Permanência Ivan Camargo Decano de Ensino de Graduação Universidade de Brasília.
Inclusão na Educação Superior
Secretaria de Educação Básica
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
“La discriminación por etnia o raza”
Fique Sabendo! Outubro de 2007 Informes do 2º semestre Uma vez por semestre (duas vezes ao ano) a equipe da CPA apresenta a toda Comunidade Educativa seu.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
PLENÁRIA FINAL.
Competências e obrigações da SUDAM
CÂMARA DE SAÚDE.
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
Profa. Dra. Maria Amélia C. Oliveira 19 de maio de 2008 INCLUSP - Impactos Ações
Programa Bolsa Permanência
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Auto-avaliação.
ENEM. Sobre o Enem A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Comissão de EJA de Alagoas
Pró-Reitoria de Graduação Pró Reitora de Graduação Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta Conselho Universitário 8 de abril de 2008 INCLUSP - Impactos
Uma Escola do Tamanho do Brasil
CONTRADIÇÕES NO INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPB ANTES E PÓS-SiSU Paulo Hideo Nakamura MAIO/2015.
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
Area de Concentração Serviço Social: Políticas Públicas. Democratização do Ensino. A Implantação de Propostas Educacionais. Orientadora: Profa. Dra. Célia.
UFABC – Universidade Federal do ABC.
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Censo da Educação Superior 2015
PÓS-AÇÕES AFIRMATIVAS: o caso da Universidade Federal da Bahia
3.ª Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Arabela Campos Oliven Universidade Federal do.
PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS PROAA F RESOLUÇÃO N º 020/2013 CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM 22 DE NOVEMBRO DE 2013 Universidade Federal do Rio Grande Pró-Reitoria.
Educação Indígena Paulo Gilberto Cogo Leivas Procurador Regional da República Procuradoria Regional da República da 4ª Região Coordenador do GT Educação.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Ações Afirmativas nas IES Federais no Brasil Pelos dados do Fórum Interinstitucional em Defesa das Ações Afirmativas*, 33 IES (Instituições de Ensino Superior) Federais no país tem alguma forma de ação afirmativa para garantir maiores condições de acesso, em seus cursos de graduação, a segmentos populacionais que, no Brasil, estão historicamente sub-representados ou fora do Ensino Superior. Há mais de uma década o Poder Legislativo Federal brasileiro discute Projetos de Lei que tem por objeto instituir Ações Afirmativas nas IES Federais. Os movimentos sociais, com destaque para o movimento negro, tem pressionado o parlamento para aprovar a proposta. Entretanto, a grande imprensa no Brasil faz forte campanha contra estas políticas, em especial quando falamos de Ações Afirmativas para negros/as e para os povos indígenas * A página eletrônica do Fórum é www.acoes.ufscar.br

Histórico do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar 2004 - Aprovado o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar: observa a necessidade de desenvolvimento na instituição de uma política de Ações Afirmativas 2005 – Série de debates na UFSCar sobre a urgência de adoção de políticas de ações afirmativas para: incluir no ensino superior público os segmentos mais pobres da população, com atenção específica a índios e negros; 2005 – Em maio é constituída a Comissão para Ações Afirmativas (CAA) com a incumbência de conduzir o processo de construção da proposta para um Programa de Ações Afirmativas (PAA) da UFSCar;

2006 – No início de julho o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) decide pela prorrogação dos debates sobre o PAA até novembro de 2006, quando seria apreciada novamente a proposta; 2006 – De agosto a outubro a CAA promoveu uma série de atividades, com destaque para o ciclo “UFSCar debate Ações Afirmativas” (18 a 21 de setembro), para discutir as Ações Afirmativas em outras instituições (como UNB e UEL) e a proposta de PAA da UFSCar; 2006 – No início de dezembro em reunião conjunta do Conselho Universitário (ConsUni) e do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) é aprovado o PAA – UFSCar, que inicia para os ingressantes nesta universidade a partir de 2008. 2007/2008 – Em junho de 2007 é aprovada a portaria que regula o sistema de ingresso por reserva de vagas e dá outras providências necessárias para a implementação do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar

Dados da UFSCar Desde a década de 1990, a UFSCar faz o acompanhamento sistemático do perfil socioeconômico dos candidatos e dos alunos ingressantes em seus diferentes cursos de graduação. Os estudantes respondem a um questionário e informam sobre dados demográficos, história de escolarização, condições socioeconômicas, condições de permanência na UFSCar, entre outros tópicos. A partir de 2003, foi incorporada a variável cor a este levantamento.

Uma breve análise dos dados de ingresso de estudantes entre 1994 e 2006 (12 anos) indicou que o perfil do aluno da Universidade Federal de São Carlos vinha mudando em uma direção pouco desejável, uma vez que observamos a ampliação sistemática do desequilíbrio entre alunos egressos do ensino médio privado em relação aos egressos do ensino público, com a predominância dos primeiros.

Tabela 1 – Ano, vagas, relação candidatos vagas (C/V) e percentagem de egressos do ensino público ou privado UFSCar – 1994-2006

Na Tabela 2 (próximo slide) há uma comparação entre a distribuição da população de alunos ingressantes na UFSCar segundo a cor e a distribuição da população por cor na Região Sudeste e no Brasil. Esta comparação indica que o acesso dos alunos à universidade não corresponde à distribuição da população de diferentes maneiras: De um lado, verifica-se que os percentuais de alunos ingressantes amarelos e brancos são acentuadamente superiores aos percentuais das populações amarela e branca na região sudeste e no Brasil. Por outro lado, observa-se que os percentuais de alunos ingressantes pardos e pretos são acentuadamente inferiores aos percentuais de pardos e pretos na região sudeste e no Brasil.

Tabela 2 Distribuição por cor/raça no Brasil/ Sudeste e ingressos na UFSCar (%) (1) Fonte: IBGE – Indicadores sociais, 1999 (2) Fonte: Departamento de Estatística UFSCar

Pode-se concluir que os resultados relativos aos candidatos e ingressantes na UFSCar indicavam em 2006: 1. Um preocupante quadro demonstrativo da exclusão do acesso na universidade de estudantes das camadas desfavorecidas da população do ponto de vista socioeconômico, representados pelos estudantes oriundos do ensino médio público; e, especialmente, aqueles socialmente marginalizados por conta de seu pertencimento étnico-racial, no caso, as populações indígenas e os afro-brasileiros.

2. A necessidade da instituição reafirmar os seus compromissos com a democratização do acesso e da permanência das camadas historicamente excluídas da educação superior pública adotando uma política de ação afirmativa consistente e em sintonia com a sociedade.

PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS DA UFSCar PRINCÍPIOS Afirmação do atendimento plural pelas instituições públicas federais de ensino superior à diversidade da sociedade brasileira. Correção de desigualdades sociais e étnico-raciais, tendo em vista a vocação da UFSCar para a qualidade acadêmica, o compromisso social e a ousadia.

Metas Iniciais 1 - Reserva de Vagas: para egressos da escola pública, negros e indígenas 2 - Acolhimento e apoio para permanência e conclusão dos estudos com sucesso voltado aos/às estudantes ingressantes na UFSCar, em especial aqueles/as com ingresso diferenciado

Meta 1 - Sistema de Reserva de Vagas Quem pode participar? Podem participar candidatos/as que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola da rede pública municipal, estadual ou federal e que optarem pelo Ingresso por Reserva de Vagas, na inscrição para o Exame Vestibular.

Cronograma de implantação De 2008 a 2010, o Ingresso por Reserva de Vagas disponibilizará 20% das vagas de cada curso de graduação, a egressos do Ensino Médio, cursado integralmente em escolas públicas. Deste percentual, 35% serão ocupados por candidatos negros/as. Para candidatos/as indígenas será disponibilizada uma vaga por curso de graduação, além do número total de vagas. Esta vaga não será cumulativa, caso não venha a ser preenchida. De 2011 a 2013, o Ingresso por Reserva de Vagas disponibilizará 40% das vagas de cada curso de graduação, a egressos do Ensino Médio, cursado integralmente em escolas públicas. O percentual reservado para negros/as permanece o mesmo de 35%. Para candidatos/as indígenas continua sendo disponibilizada uma vaga por curso de graduação, além do número total de vagas. Esta vaga não será cumulativa caso não venha a ser preenchida.

De 2014 a 2016, o Ingresso por Reserva de Vagas disponibilizará 50% das vagas de cada curso de graduação, a egressos do Ensino Médio, cursado integralmente em escolas públicas. O percentual reservado para negros/as permanece o mesmo de 35%. Para candidatos indígenas continuará sendo disponibilizada uma vaga por curso de graduação, além do número total de vagas. Esta vaga não será cumulativa, caso não venha a ser preenchida. Em 2017, quando se completam 10 anos do início da implantação do Ingresso por Reserva de Vagas, os colegiados superiores apreciarão, mediante avaliação, a necessidade de sua continuidade ou ampliação.

Meta 2 – Programa de Acolhimento e Apoio aos Estudantes 1. Projeto de Tutoria 2. Programa de Bolsas Auxílio (Alimentação, Moradia, Atividade) 3. Bolsa de Assistência a Estudantes e Incentivo à Pesquisa (BAIP) 4. Acompanhamento e apoio à adaptação do/da estudante ingressante pela reserva de vagas à UFSCar (respeitando a especificidades dos diferentes públicos ingressantes pela reserva e dos diferentes campi)

- Realização ou apoio a momentos de encontro, eventos culturais e acadêmicos (Encontro dos Acadêmicos Indígenas, I e II Ciclo de Práticas Culturais Populares, Reuniões com conjunto dos/das estudantes da reserva nos campi da UFSCar, reuniões específicas com estudantes indígenas ingressantes pela reserva etc); - Cartas de acompanhamento e solicitação de sugestões; - Divulgação do que são Ações Afirmativas; - Atendimento psicológico (individual e em grupo).

5. Educação das relações étnico-raciais - O apoio para I e II Ciclo de Práticas Culturais Populares na Universidade está sendo uma iniciativa neste sentido. Está em processo de formulação, entretanto, uma forma mais sistemática para implementação da Educação das relações étnico-raciais (como revisão de currículo, promoção de espaços de diálogo entre diferentes grupos étnicos e raciais etc)

Metas Incorporadas em 2008 PEC-G – Programa Estudante Convênio de Graduação PRONERA - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária: Curso de Pedagogia da Terra e Curso Especial de Agronomia para Assentados. Coordenador: Farid Eid – DEP Refugiados Políticos - acesso diferenciado para refugiados nos cursos de graduação da UFSCar

Sistema de Reserva de Vagas Vestibular 2008 . - Total de Ingressantes na UFSCar: 1564 - Total de ingressantes pelo sistema de reserva de vagas = 356 (22,76% - do total de ingressantes na UFSCar) - Total de optantes pelo sistema de reserva e auto-declarados negros = 131 (36,80% - do total de ingressantes pela reserva de vagas)

Sistema de Reserva de Vagas Vestibular Indígena 2008 Vagas oferecidas: 37 Total de indígenas ingressantes: 16* (das etnias: Terena; Xukuru do Ororubá; Guarani Mbya; e Manchineri) Cursos: Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Medicina, Educação Física (CCBS); Ciências Sociais, Filosofia, Imagem e Som, Psicologia, Pedagogia (CECH); Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Estatística (CCET); Engenharia Agronômica (CCA); Engenharia Florestal, Turismo (campus Sorocaba) *obs: Dois desistiram de seus cursos em 2008 (estudantes de Pedagogia e Engenharia Florestal) e o estudante de Engenharia da Computação prestou o Vestibular Indígena em 2009, passando a estudar no curso de Biotecnologia.

Sistema de Reserva de Vagas Vestibular 2009 Total de Ingressantes na UFSCar: 2526 Total de ingressantes pelo sistema de reserva de vagas = 733 (29,02% do total de ingressantes na UFSCar) Total de optantes pelo sistema de reserva e auto-declarados negros/as (pretos e pardos) = 206 (28,10% do total de ingressantes pela reserva de vagas)* *obs: É importante notar que apesar do percentual de ingressantes negros/as estar abaixo dos 35% do total de ingressantes pela reserva, neste ano tanto os ingressantes pela reserva negros/as como o total de ingressantes pela reserva foi maior que a meta, como no ano de 2008.

Sistema de Reserva de Vagas Vestibular Indígena 2009 - Vagas oferecidas: 57 - Total de indígenas ingressantes: 19 (das etnias: Terena; Xukuru do Ororubá; Tupiniquim; Xavante; Kalapalo; Baniwa; Baré; Pankarau) - Cursos: Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil (CCET); Imagem e Som, Psicologia, Pedagogia (CECH); Agroecologia, Engenharia Agronômica (CCA); Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Biotecnologia (CCBS); Engenharia Florestal, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Administração, Pedagogia (campus Sorocaba)

UFSCar - Matrícula 2009 Foto: Profa. Dra. Maria Silvia de Assis Moura, Depto. Estatística - UFSCar

UFSCar - Matrícula 2009 Foto: Profa. Dra. Maria Silvia de Assis Moura, Depto. Estatística - UFSCar

UFSCar - Matrícula 2009 Foto: Profa. Dra. Maria Silvia de Assis Moura, Depto. Estatística - UFSCar

UFSCar - Matrícula 2009 Foto: Profa. Dra. Maria Silvia de Assis Moura, Depto. Estatística - UFSCar

UFSCar - Matrícula 2009 Foto: Profa. Dra. Maria Silvia de Assis Moura, Depto. Estatística - UFSCar

UFSCar - Matrícula 2009 Foto: Profa. Dra. Maria Silvia de Assis Moura, Depto. Estatística - UFSCar

UFSCar - Matrícula 2009 Foto: Profa. Dra. Maria Silvia de Assis Moura, Depto. Estatística - UFSCar