Competências e Habilidades Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Pedagogia da pesquisa-ação
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Discutindo práticas em Matemática
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
Formação por competências
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Construindo uma identidade profissional
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
O TRABALHO COM PROJETOS
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Avaliação Educacional
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Dez novas competências para Ensinar
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Gerenciamento de Sala de Aula
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Perguntas de Modelação
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Docência universitária: repensando a aula
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Faculdade Piaget - Brasil
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Competências e Habilidades Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão e-mail: bazelima@unigran.br Site: www.baze.hpg.com.br

COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE Começar com o objetivo em mente significa começar tendo uma compreensão clara do destino. Significa saber para onde você está seguindo, de modo a compreender melhor onde você está agora para depois dar o passo na direção correta... Há uma criação mental ou inicial e a criação física. E isso vale par a tudo. Para ter noção do que estamos fazendo. Começar com o objetivo em mente se baseia no princípio de que todas as coisas são criadas duas vezes: Uma no Plano Mental e a outra no Plano Físico. Podemos viver correndo, ser até muito eficientes, mas só seremos verdadeiramente eficazes quando tivermos o objetivo em mente. Stephen R. Covey, no livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes"

O dicionário Aurélio diz que competências são "qualidades de quem é capaz de apreciar e resolver certos assuntos". Para alguns autores (Hirata, Market, Machado, Kuenzer) o paradigma por competências é transposto da empresa para a escola, de modo direto, tornando a função da escola extremamente prática.

Para Hirata a competência é uma noção oriunda do discurso empresarial nos últimos dez anos e retomada em seguida por economistas e sociólogos na França (1994 p.128). Dessa forma, fazendo essa transposição, o modelo de competências procura vincular a educação superior ao mundo do trabalho, o que, aliás, é visto como extremamente positivo pelos órgãos oficiais, numa espécie de subordinação ao mercado, que visa uma adaptação às exigências internacionais. A organização curricular da educação profissional com princípio orientador a formação baseada em competência deve ser entendida como: capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessárias para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.

O Planejamento da Ação Educativa A finalidade do planejamento é organizar e preparar bem cada ação a ser desenvolvida para garantir os resultados desejados. Planejar as ações educativas permite refletir sobre o que foi feito, o que há por fazer e como fazer. Planejar é muito mais do que elaborar planos e programas. É um processo de reflexão sobre a prática educativa por aqueles que nela estão envolvidos, principalmente pela equipe docente. Antes de organizar um curso as Escolas e/ou Instituições de Ensino Superior devem analisar as tendências da área, o perfil socioeconômico da região e a existência ou não de outras instituições que ofereçam o mesmo curso.

O plano de trabalho do docente é construído a partir das necessidades de integração curricular decorrentes dos planos de curso elaborados por competências. A grande mudança proposta pela nova legislação na elaboração de planos de cursos é a ênfase no desenvolvimento das competências. A competência manifesta-se quando ocorrem processos de transposição de conhecimentos e o indivíduo constrói respostas diante de novos desafios. É preciso analisar o mercado de trabalho antes de definir que competências são necessárias ao desenvolvimento de determinadas atividades.

Currículo por competências

O modelo curricular por competência confere grande importância aos atributos pessoais do trabalhador, podendo ser destacadas: espírito de equipe; responsabilidade; autonomia; iniciativa; capacidade de comunicação; flexibilidade; cooperação; interesse e atenção. Desta forma, na perspectiva curricular dos cursos de Ciências Biológicas, o modelo por competência deve favorecer uma articulação do mundo do trabalho com as diversas questões que envolvem o conhecimento da natureza, a exemplo a questão do meio ambiente e a construção da cidadania.        O que esse profissional precisa saber? Que conhecimento são fundamentais? O que precisa saber fazer? Que habilidades são necessárias para o desempenho da prática para o trabalho? Na definição do perfil, deve-se ainda buscar responder as seguintes questões:

O que ele precisa ser. Que valores, atitudes ele deve desenvolver       O que ele precisa ser? Que valores, atitudes ele deve desenvolver? O que ele precisa saber para agir? Que atributos são indispensáveis a tomada de decisões? De acordo com Silva Maria Manfredi (1996), a educação profissional tecnológica deve propiciar ao trabalhador o fomento da criatividade, da iniciativa, da autonomia e da liberdade de expressão, abrindo espaços para incorporações de atributos como respeito pela vida, a postura ética, a valorização da convivência em sociedade e nas relações profissionais contribuindo para a percepção como forma concreta de cidadania. Na definição do perfil, deve-se ainda buscar responder as seguintes questões:

ENSINO POR COMPETÊNCIAS         Conceitos e categorias Como deve ser Paradigmas Construção de competências. Foco na aprendizagem. Formação técnica para o processo de produção. Auto-socioconstrutivista. O conhecimento Intertransdisciplinar, contextualizado, privilegia a construção de conceitos e a criação do sentido. currículo (organização da escola) Em rede, dinâmico, organizado em áreas de conhecimento e temas geradores. Em função das pessoas e de seus projetos (eixo nos projetos, problemas e/ou desafios significativos do contexto produtivo). É um meio para guiar a prática pedagógica. Na definição do perfil, deve-se ainda buscar responder as seguintes questões:

Conceitos e categorias         Conceitos e categorias Como deve ser O conteúdo Um meio para desenvolver competências, para ampliar a formação dos alunos e sua interação na realidade, de forma crítica e dinâmica. A sala de aula Local multifuncional de reflexão e de situações de aprendizagem (atividade do sujeito). Toda atividade Centrada em projetos e resolução de problemas. Caráter desafiador, de pesquisa, de transferência. Situação significante (análises, sínteses, inferências, generalizações, analogias, associações e transferências). Na definição do perfil, deve-se ainda buscar responder as seguintes questões:

COMO DEVE SER:          O professor Facilitador da aprendizagem, mediador do conhecimento. Monitor, orientador e assessor. Estimular o aluno a aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver. Pedagogias Valoriza a finalidade da educação. Ativas, diferenciadas, construtivista, cooperativa, aberta, crítica. Eqüidade (buscando a igualdade sem eliminar as diferenças). O aluno Foco. Construtor do conhecimento. Cidadão. Sujeito que aprende. Agente do processo: faz, pergunta, pesquisa, descobre, cria, aprende. Na definição do perfil, deve-se ainda buscar responder as seguintes questões:

COMO DEVE SER:        A avaliação Feedback. Busca avaliar as competências adquiridas. Validação. Auto-avaliação. Lógica formativa. Palavras-chave Produção. Multifuncionalidade. Competência. Laborabilidade. Flexibilidade. Contextualização. Pragmático. Intersubjetividade. Planejamento. Meio Ambiente – Natureza. Flexibilidade. Iniciativa. Inovação. Pluralidade. Visão sistêmica. Transferência. Autonomia. Projetos.

COMPETÊNCIAS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR - Competência referente ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática: Reconhecer e respeitar a diversidade manifestada por seus alunos, em aspectos sociais, culturais e físicos, detectando e combatendo todas as formas de discriminação. - Competência referente à compreensão do papel social da escola: Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e de seu meio social, seus temas e necessidades do mundo contemporâneo e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular.

- Competência referente ao domínio dos conteúdos a serem socializados, de seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar: Ser capaz de relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas/disciplinas de conhecimento com: (a) os atos, tendências, fenômenos ou movimentos da atualidade; (b) os fatos significativos da vida pessoal, social e profissional dos alunos. - Competência referente ao domínio do conhecimento pedagógico: Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos, utilizando o conhecimento das áreas ou disciplinas a serem ensinadas, das temáticas sociais transversais ao currículo escolar, dos contextos sociais considerados relevantes para a aprendizagem escolar, bem como as especificidades didáticas envolvidas.

- Competência referente ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagogia: Sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente, investigando o contexto educativo e analisando a própria prática profissional.   - Competência referente ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional: Utilizar diferentes fontes e veículos de informação, adotando uma atitude de disponibilidade e flexibilidade para mudanças, gosto pela leitura e empenho no uso da escrita como instrumento de desenvolvimento profissional.

DEZ DOMÍNIOS DE COMPETÊNCIAS PRIORITÁRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SEGUNDO PHILIPPE PERRENOUD.

1. Organizar e dirigir situações aprendizagem 2. Administrar a progressão das aprendizagens 3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação 4. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho. 5. Trabalhar em equipe 6. Participar da administração da escola 7. Informara e envolver os pais 8. Utilizar novas tecnologias 9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão 10. Administrar sua própria formação contínua

ONDE CRESCE A ESPERANÇA Com a tradução de Pablo Neruda Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra, e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança. Thiago de Mello Com a tradução de Pablo Neruda